VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br
Resultado de vários anos de trabalho e um investimento de 26 milhões de euros, o Renault Group acaba de inaugurar um prédio totalmente dedicado à simulação imersiva e de condução, reunindo a maioria de seus equipamentos e expertises no centro de engenharia e tecnologia do Grupo, o Technocentre. O Renault Group também está revelando o ROADS, seu novíssimo equipamento de simulação de condução imersiva, provavelmente o mais potente no mundo.
Recém-inaugurado,
o novíssimo prédio é totalmente dedicado à simulação imersiva e de
condução, ocupando uma área de 2.300 m². É lá que a engenharia do
Renault Group terá à disposição uma poderosa ferramenta para conceber
projetos ainda mais robustos, permitindo acelerar o processo de
desenvolvimento dos veículos de suas diferentes marcas.
A
precisão da renderização da simulação é tamanha que permite ainda
reduzir consideravelmente os custos de desenvolvimento, principalmente
com a diminuição do uso de protótipos físicos.
Graças à integração do gêmeo digital, a simulação é utilizada não apenas nas fases de desenvolvimento do projeto do veículo, mas também durante todo o ciclo de vida do produto, permitindo desenvolver e testar atualizações ou novas funcionalidades introduzidas, com total segurança.
Criador
do software de simulação SCANeR©, o Renault Group é um dos pioneiros da
simulação digital há mais de 25 anos, realizando testes virtuais de
desempenho dos veículos, definindo as Interfaces Homem-Máquina (IHM) e
sua ergonomia, validando as funcionalidades de segurança e estudando os
comportamentos e feedbacks dos condutores.
Fazendo
uso da tecnologia de realidade virtual, os engenheiros podem fazer uma
imersão digital bastante realista no ambiente do veículo sem precisar
utilizar protótipos físicos, para testar e validar componentes,
performances e sistemas embarcados “criados em papel”.
Um
destes exemplos é a avaliação e validação do desempenho da iluminação
dos futuros veículos. Para isso, os engenheiros não precisam mais
realizar testes noturnos, pois os simuladores permitem reproduzir
fielmente o ambiente e a renderização dinâmica dos faróis.
Com
isso, o Renault Group conta com uma expertise única, tendo desenvolvido
em conjunto vários simuladores digitais e imersivos. A evolução destes
simuladores acompanham os avanços tecnológicos, o que permite que eles
integrem a cada dia mais parâmetros (outros veículos no trajeto,
superfície de rodagem, condições meteorológicas, reflexos, entre outros)
e até mesmo informações de dentro da cabine, come dados fisiológicos do
condutor (cansaço, estresse, etc.).
Ao desenvolver um simulador único, o ROADS (Renault Operational Advanced Driving Simulator), em conjunto com a com AV Simulation[2], o Renault Group assume o protagonismo da simulação imersiva.
"A
inauguração de nosso centro de inovação dedicado à simulação imersiva e
de nossa novíssima ferramenta ROADS representam um grande passo na
transformação digital do Renault Group. Com o aumento da complexidade da
tecnologia embarcada dos veículos, dominar a simulação imersiva
constitui um grande diferencial, permitindo que os nossos engenheiros
desenvolvam veículos ainda mais eficientes, principalmente com o advento
do Veículo Definido por Software," comentou Gilles Le Borgne, Vice-Presidente Executivo de Engenharia no Renault Group.
No
pavilhão dedicado que se estende por uma área de quase 1.400 m² e 12 m
de altura, o domo do simulador ROADS pode alojar um veículo inteiro,
permitindo uma imersão phygital de 360°, associando a realidade física e digital.
Montado
sobre potentes atuadores mecânicos que deslizam sobre trilhos de 25 x
25 metros, com 90 toneladas em movimento e acelerações de 1G em cada
eixo, o ROADS reproduz de maneira precisa e fiel o comportamento
dinâmico de qualquer veículo em qualquer circunstância, como tipo de
trajeto, densidade do tráfego, interações com outros veículos, altitude,
condições meteorológicas, luminosidade, etc.
Por meio do simulador ROADS, os engenheiros podem avaliar o comportamento, desempenho, segurança e os dispositivos avançados de assistência ao motorista (ADAS), entre outros, em qualquer fase do desenvolvimento do veículo, em um trajeto totalmente virtual ou reproduzindo fielmente um trajeto existente. As possibilidades são infinitas.
Fonte: Sala de Imprensa | Renault do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.