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SUV mais premiado do mundo, o Jeep® Grand Cherokee redefiniu o segmento de SUVs de luxo em 1992 – uma categoria criada nos anos 1960 pela própria Jeep, com o Wagoneer.
Sua primeira aparição pública, impactante e inesquecível, já sinalizava o surgimento de uma lenda: ele acelerou, subiu as escadas e detonou as portas de vidro do Cobo Hall, palco do Salão de Detroit. De fato, ali nascia um verdadeiro ícone, sinônimo de luxo, design e capacidade 4x4 – que chegou em terras brasileiras dois anos após esse feito, em 1994, e está à venda desde então, representando o topo da gama Jeep.
E é também com uma entrada triunfal que a quinta geração do Jeep Grand Cherokee desembarca no Brasil, quase 30 anos depois da estreia de sua primeira geração no país.
O Grand Cherokee é definitivamente o sonho do SUV premium materializado pela Jeep, que evoluiu em todos os aspectos ao longo de três décadas, e ressurge agora por aqui como o mais luxuoso, capaz e avançado tecnologicamente de todos os tempos.
O Jeep Grand Cherokee tem aptidão natural para manter lugar cativo no imaginário de seus fãs mundo afora, e nunca deixa de ser um verdadeiro sonho de consumo, por uma razão muito simples: ele é um SUV perfeitamente alinhado com cada tempo.
E agora, na configuração Grand Cherokee 4xe (pronuncia-se “four by e”) híbrido plug-in, o típico ronco do motor de um veículo grande e desbravador ganha também a companhia do silêncio quase absoluto em uma configuração híbrida, ampliando a possibilidade de curtir a liberdade, que é pura representação do espírito da marca, em total conexão e sintonia com o ambiente.
Principais novidades da quinta geração
Motores eco-friendly – com a tecnologia 4xe (PHEV) e possibilidade de condução em modo 100% elétrico, trata-se do Grand Cherokee com maior capacidade 4x4 e mais sustentável de todos. Carrega o compromisso da marca Jeep de “Zero Emission Freedom” (Liberdade de Emissões Zero).
Mais tecnológico e seguro – traz sistema UconnectTM 5 e diversos recursos avançados de segurança, incluindo as tecnologias semiautônomas do ADAS de nível 2 e câmeras com visão 360°.
Mais espaço e versatilidade – o novo Jeep Grand Cherokee 4xe oferece níveis aprimorados de conforto e espaço, uma vez que é mais longo, mais alto e com maior entre-eixos.
A habilidade para encarar todo tipo de terreno com naturalidade e total tranquilidade faz parte do DNA da Jeep, e quem comanda as ações off-road no Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in é o sistema Quadra-Trac II® 4x4. Este sistema utiliza sensores para identificar quando os pneus estão escorregando, e por meio de uma caixa de transferência ativa direciona até 100% do torque para o eixo com maior aderência, garantindo a tração ideal para a situação.
O SUV dispõe de um seletor de terrenos com cinco modos: Auto, Sport, Snow, Mud/Sand e Rock. O sistema entrega ao condutor a possibilidade de escolha do modo de condução ideal para enfrentar qualquer tipo de desafio que surgir pelo caminho. O recurso fornece calibrações otimizadas de acordo com os mais variados cenários, coordenando eletronicamente a divisão de torque 4x4, frenagem e manuseio, sistemas de direção e suspensão, controle de aceleração, mudança de transmissão, caixa de transferência, controle de tração, controle de estabilidade, sistema de freio antibloqueio (ABS) e sistema de direção.
No modo Auto, o carro faz todo o trabalho: ele analisa continuamente dados como velocidade, inclinação e aderência para entregar a melhor performance e eficiência. Já o modo Snow (neve) é voltado para condução em pisos muito escorregadios, adequando o conjunto mecânico para situações de baixíssima aderência. No modo Sand/Mud (areia/lama), o Grand Cherokee 4xe fica pronto para encarar trilhas enlameadas ou com piso macio. Ao selecionar o modo Sport, o condutor pode aproveitar ao máximo toda a potência disponível, e a estabilidade da suspensão independente nas quatro rodas com tração 4x4. E se o objetivo for escalar pedras e superar grandes desafios em baixa velocidade, o modo ideal é o Rock.
Além disso, o Grand Cherokee 4xe também disponibiliza aos clientes acesso em tempo real aos dados de desempenho off-road na central multimídia, com o Off-Road Pages. Essas informações otimizam a experiência durante as aventuras, como inclinação lateral e vertical, altitude, coordenadas, e a temperatura da transmissão.
Feito para impressionar – assim pode ser definido o design do Jeep Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in. Pelo porte, sem dúvida, afinal são 4.914 mm de comprimento, 2.149 mm de largura e 1.799 mm de altura; pela assinatura constituída por faróis full LED (incluindo as luzes de neblina), muito bem integrada e harmonizada com a identidade visual da marca; pelas linhas fluídas; pelas grandes e chamativas rodas de liga leve de 20”; pelos ângulos de transposição (25,7° de entrada / 26,6° de saída / 16,3° de rampa / altura mínima de solo 214 mm); pelo refinamento nos acabamentos; pelo trabalho impecável em absolutamente todos os detalhes.
É, definitivamente, impossível ficar alheio a sua presença imponente e cheia de personalidade.
A mesma definição pode ser atribuída ao seu interior, capaz de entregar conforto “aos olhos”, graças ao cuidado em termos de acabamento e alto nível de refinamento, e “aos sentidos” também, com um pacote de equipamentos que permite garantir que toda viagem a bordo seja uma experiência memorável e incomparável.
A lista de série é ampla, e inclui itens como partida remota do motor, banco elétrico para o motorista e passageiro com oito direções de ajuste e memória para o do motorista, bancos com acabamento premium, vidros acústicos, aquecimento para os assentos dianteiros e traseiros e resfriamento para os dianteiros, aquecimento de volante, ar condicionado digital de duas zonas, freio de estacionamento eletrônico, abertura do carro e partida do motor por chave presencial, retrovisor interno eletrocrômico e digital, retrovisores elétricos com memória, porta-malas elétrico, entre muitos outros.
Para arrematar os conteúdos de destaque, o SUV conta com um sistema de som premium Alpine, com 8 alto falantes e um subwoofer, amplificador de 506 Watts e cancelamento ativo de ruído. Além disso, o Jeep Grand Cherokee 4xe conta também com o teto solar elétrico e panorâmico Command View, que amplia não somente a luminosidade dentro do veículo, como também a sensação de liberdade para quem está a bordo.
E isso é apenas uma amostra, pois o Grand Cherokee 4xe oferece ainda mais.
Uma das grandes novidades do Jeep Grand Cherokee 4xe em termos de tecnologia é a o sistema UconnectTM 5, que além da central multimídia touchscreen de 10.1” com navegação embarcada, cinco perfis de personalização, customização da tela de início e conexão com múltiplos smartphones. Por meio do sistema multimídia é possível efetuar conexão com Apple Carplay e Android Auto, inclusive com espelhamento sem fio.
O modelo ainda conta com painel de instrumentos com tela totalmente digital e HD de 10,25”, e Head-Up Display colorido de 10”, que trabalha de maneira integrada com a Central Uconnect para projetar as informações de condução essenciais em posição com melhor visibilidade para o motorista. O modelo também conta com o retrovisor interno digital, que pode ser ativado pelo motorista para manobras e no uso diário quando há pessoas no banco traseiro. Para completar, há carregador por indução para smartphones, posicionado no console central. Além disso, o modelo conta também com 4 entradas USB e 4 USBC, sendo 2 de cada no console dianteiro e 2 na segunda fileira.
Quando o assunto é segurança, o Grand Cherokee 4xe garante uma oferta que se traduz em confiança e tranquilidade total. Isso porque o SUV entrega um pacote de equipamentos muito completo e moderno, que se soma aos recursos de última geração presentes no Active Driving Assist de nível 2. Confira tudo o que é considerado de série:
- Frenagem autônoma de emergência (pedestres, ciclistas e veículos): por meio do uso de sensores posicionados na parte frontal do veículo, este sistema alerta o motorista sobre a possibilidade de impacto frontal, ou ainda sobre a presença de obstáculos, podendo acionar automaticamente os freios caso não tenha resposta do condutor.
- Monitoramento de mudança de faixa ativo (com centralização de faixa): sistema que mede a posição do veículo dentro dos limites da pista. Se detectar um desvio de faixa não-intencional, o sistema pode emitir alertas ao condutor e efetuar a correção do veículo de volta ao centro da faixa.
- Piloto automático adaptativo com Stop & Go: sistema que ajusta automaticamente a velocidade de condução, a fim de manter uma distância segura (pré-selecionada) do veículo à frente. O sistema também retoma a marcha sozinho após paradas rápidas.
- Monitoramento de pontos cegos: através de sensores, este sistema detecta a presença de outros veículos nas zonas de ponto cego do condutor, podendo direcionar automaticamente o veículo de volta à faixa até que identifique a condição ideal para a mudança de faixas.
- Assistência de colisão em interseções: em cruzamentos, este sistema ajuda a detectar a presença de outros veículos ao redor e emite alertas sonoros e visuais ao motorista em caso de possível situação de colisão.
- Câmeras com visão 360 graus: oferece uma visão completa e aérea do veículo e arredores.
- Câmera off-road: Ela usa uma lente do tipo grande-angular e fica posicionada centralmente junto à grade. Seu acionamento é feito por meio da tela do sistema multimídia UConnect e permite ao motorista enxergar obstáculos à frente mesmo nas trilhas mais fechadas ou inclinadas.
- Farol alto com Comutação Automática: utiliza um sensor para detectar a luminosidade ambiente, inclusive dos faróis de veículos que transitam no sentido contrário, adaptando automaticamente a intensidade e o facho dos faróis.
- Sensores de estacionamento frontal e traseiro: usa sensores localizados no painel / extremidades dianteiro e traseiro do veículo para alertar o motorista sobre a aproximação de obstáculos, facilitando o estacionamento.
- Controles de descida e de subida (HDC e HSA): o Hill Descent Control é um controle automático de descida, que aciona automaticamente os freios nas descidas íngremes. Caso o carro escorregue de um lado para o outro, o sistema também corrige o movimento automaticamente, fazendo com que o carro desça da forma mais segura, no sentido perpendicular. Já o Hill Start Assist mantém os freios do veículo acionados quando se tira o pé do pedal, permitindo passar para o acelerador sem que o veículo recue.
- Controle de Pressão dos Pneus com alerta: sistema que monitora o volume de ar dentro dos pneus e envia um alerta ao condutor quando há necessidade de calibragem.
- 8 airbags: motorista e passageiro, laterais, cortinas e joelho
O Grand Cherokee foi um dos principais responsáveis pela construção da imagem da Jeep no país, e o lançamento de sua quinta geração é extremamente representativo para marca. Isso porque é a partir dela que a Jeep traz o primeiro Grand Cherokee híbrido plug-in, que dotado da tecnologia 4xe, utiliza a propulsão elétrica para reforçar seu DNA exclusivo, bem como sua lendária capacidade 4x4. Ou seja, um veículo que destaca o compromisso da Jeep com a sustentabilidade, ao mesmo tempo que mostra toda a força da evolução elétrica da marca.
O modelo combina o avançado motor turbo 2.0l de quatro cilindros e dois motores elétricos de alta tensão, que associados a uma robusta transmissão automática de 8 marchas, garantem um desempenho excelente, com potência total combinada de 380 cv e 637 Nm de torque. Isso faz do Grand Cherokee 4xe o modelo da Jeep mais potente comercializado no país, com uma velocidade máxima de 206 km/h e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos.
O funcionamento dos motores é gerenciado de forma totalmente automática por uma central. O motor térmico é gerenciado em modo híbrido com os motores elétricos (PF1 e PF2) segundo o modo de condução selecionado e a demanda de torque e potência. O motor elétrico (PF1) tem a função de recarregar a bateria de alta tensão e trabalhar como um auxiliador do motor térmico. Desta forma, atua fazendo a gestão de energia e na propulsão elétrica combinada com o motor térmico. Já o segundo propulsor elétrico (P2), acoplado ao câmbio automático, pode recarregar a bateria ou fornecer torque e motricidade ao Grand Cherokee 4xe, o que permite a disponibilidade 4x4 permanentemente em todos os modos de condução.
Pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in obteve a classificação “A”, com consumo de 19,3 km/l equivalente*, tanto em uso urbano quanto em rodovia.
O motor térmico é movido a gasolina, e o tanque tem capacidade de armazenar 72 litros do combustível. Já a bateria que abastece o sistema elétrico é feita de íons de lítio, conta com refrigeração independente e possui 400 Volts de tensão e capacidade de 17,3 kWh. Ela garante 29 km de autonomia 100% elétrica pelo ciclo do Inmetro* e pode ser totalmente carregada em duas horas e meia – para isso, basta que a recarga seja feita em tomada de 220 v com carregador Jeep Nível 2.
* Ciclo INMETRO - Valores em km/l medidos em condições padrão de laboratório (ABNT NBR 16567) e ajustados para simular as condições mais comuns de utilização. O consumo percebido pelo motorista poderá variar para mais ou para menos, dependendo das condições de uso.
Aliás, é justamente aí que está a grande vantagem da tecnologia híbrida: sua capacidade de aliar desempenho e eficiência, adaptando o veículo a cada perfil de uso de maneira muito específica, seja para deslocamentos de rotina na cidade, longas viagens em rodovias com tranquilidade de autonomia, ou ainda, para explorar um circuito fora de estrada de maneira sustentável, silenciosa e em total integração com a natureza. Para isso, o sistema dispõe de três modos de direção:
- Hybrid: modo padrão, que combina as forças dos motores turbo 2.0l e elétrico para uma entrega eficiente que reúne potência máxima, torque instantâneo e aceleração impressionante. Neste modo, o veículo prioriza a energia da bateria, adicionando torque ao motor turboalimentado para maximizar a capacidade de resposta.
- Electric: no modo elétrico, a emissão é quase zero e ainda proporciona torque instantâneo cada vez que o acelerador é pressionado. Neste modo, o motor térmico só é ativado quando o motorista solicita potência máxima, e ao utilizar toda a carga da bateria, o veículo reverte automaticamente para o modo híbrido.
- E-Save: esse modo oferece duas funções. Na configuração padrão ele mantém o nível de carga da bateria de alta tensão, permitindo utilizar a energia posteriormente em locais ou situações onde o condutor preferir uma condução elétrica. No modo de recarga o motor térmico é acionado para carregar a bateria de alta tensão durante o uso do Grand Cherokee 4xe.
O sistema híbrido plug-in permite que o Grand Cherokee 4xe aproveite ao máximo outro recurso dos motores elétricos: a frenagem regenerativa. Ao aliviar o acelerador ou pisar no freio de forma suave, o gerenciamento eletrônico usa os próprios motores elétricos para gerar eletricidade. Dessa forma, além de recarregar a bateria, é possível reduzir a velocidade do veículo sem a necessidade de acionar os freios a disco tradicionais.
A possibilidade de recarregar o veículo na casa do cliente é outro diferencial do Jeep Grand Cherokee 4xe. Basta que o proprietário utilize o carregador doméstico portátil incluso no modelo e conectado a uma tomada de 110V/220V de três pinos aterrada.
Desta forma, o Grand Cherokee 4xe pode ser 100% recarregado a partir de duas horas e meia, de acordo com a tensão escolhida. Essa escolha da tensão de carregamento da bateria poderá ser configurada em cinco modos (1 - mais baixo e 5 - mais alto) pela central multimídia do veículo. Além do carregamento em tomadas, os clientes também poderão utilizar wallbox como opção de carregamento.
Desde o lançamento do primeiro modelo eletrificado no país no ano passado, a Jeep vem ampliando o número de concessionários para trabalhar com modelos da plataforma 4xe. No lançamento do Jeep Compass 4xe híbrido plug-in, em 2022, eram 40 pontos de vendas no país, dentro da rede da marca. E para o lançamento do Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in, a Jeep chega a 80 pontos de vendas dentro de toda a rede que são aptos a comercializar esse incrível lançamento, assim como o também eletrificado Compass 4xe híbrido plug-in.
Esse crescimento de 100% em número de pontos de vendas pelo país em pouco mais de um ano demonstra toda a confiança da Jeep em sua estratégia de eletrificação no mercado brasileiro. Os modelos híbridos plug-in da Jeep proporcionam aos clientes a opção de escolher o seu melhor modo de condução, seja nas cidades, estradas ou trilhas. É a liberdade com muito mais eficiência.
Com uma mistura perfeitamente equilibrada de sofisticação, desempenho, tecnologias de ponta e níveis de elegância inigualáveis, o Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in incorpora os pilares “liberdade e sustentabilidade” ao topo da gama Jeep no país, reforçando tudo o que a marca tem de melhor. É o melhor do universo Jeep, para continuar sendo o melhor SUV de todos os tempos.
Construído no Mack Plant, o Complexo de Montagem de Detroit (EUA), sobre a já conhecida plataforma eletrificada 4xe, o Jeep Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in é oferecido no Brasil na versão 4xe, com quatro opções de cores: Bright White, Diamond Black, Baltic Grey Metallic e Silver Zynith. O modelo chega com três anos de garantia total sem limite de quilometragem, e cinco anos de garantia (ou 100 mil km) para a bateria.
O Jeep Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in chega com muita tecnologia e um alto nível de equipamentos de série. Mesmo com tudo isso, o time da Jeep Performance Parts by Mopar ainda preparou alguns acessórios que estarão disponíveis para o modelo, tornando o seu Grand Cherokee 4xe ainda mais único. Entre os acessórios disponíveis aos clientes, temos estribos laterais, engate para reboque traseiro, barras transversais de teto, protetor de soleira, entre outros itens.
O Jeep Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in tem preço sugerido de R$ 569.990.
Jeep Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in | Dados técnicos gerais
Motor 2.0 Turbo a gasolina
Potência total combinada: 380 cv
Torque combinado: 637 Nm
Transmissão: automática de 8 marchas
Bateria: íons de lítio, 400 Volts
Tempo total de carregamento: 2h30 (tomada de 220V, carregador Jeep nível 2)
Tanque de combustível: 72 litros
Capacidade de carga: 609 kg
Capacidade máxima de reboque: 2.332 kg
Capacidade do porta-malas: 580 litros
Confira alguns dos principais itens de série do Jeep Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in:
Abertura eletrônica do porta-malas
Acabamento dos logotipos externos “4xe” no exclusivo tom azul
Acendimento automático dos faróis
Ajuste do volante em altura e profundidade
Ajustes Elétricos do Volante de Altura e Profundidade
Alarme de segurança
Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas
Apple Carplay e Android Auto com espelhamento sem fio
Ar-condicionado digital dual zone
Assistência de Colisão em Interseções
Banco do Motorista com Memória
Banco Traseiro com Aquecimento
Bancos com Acabamento Premium
Bancos dianteiros ventilados e aquecidos
Bancos do Motorista e Passageiro com 8 Ajustes
Câmbio automático de 8 marchas
Câmera 360°
Central multimídia de 10,1"
Chave de presença com telecomando para abertura de portas e vidros - Keyless Enter 'n Go
Comutação automática do farol alto
Controle de Tração
Espelho retrovisor interior digital
Faróis Full LED com assinatura em LED
Freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold
HDC - Hill Descent Control
Head-up display (projeção de informações no parabrisa)
Lanternas traseiras Full LED
Modo sport
Monitoramento de pontos cegos
Off-road Pages na central multimídia
Paddle Shifters (Aletas para mudança de marcha no volante)
Painel de instrumentos Full Digital e HD de 10,25"
Piloto automático adaptativo
Retrovisores Externos com Memória
Retrovisores externos com rebatimento automático
Retrovisores externos elétricos
Rodas diamantadas 20" e pneus de 265/50 R20
Seletor de terrenos com modos auto, sand/mud, snow, rock e sport
Seletor do modo de condução (Híbrido/Elétrico/e-Save)
Sensor de chuva
Sensor de monitoramento da pressão dos pneus
Sistema ativo de permanência na faixa de rodagem
Sistema de lavagem da câmera de ré
Sistema de lavagem da câmera do retrovisor interno
Sistema de navegação GPS
Sistema de Som Premium de 506w (8 alto falantes + subwoofer)
Teto solar panorâmico
Tração 4x4 Jeep com 4WD LOW
TrailCam - Câmera Frontal Off-Road
Vidros Acústicos
Volante revestido em couro e com aquecimento
Wireless Charger (Carregador do Celular por Indução)
8 Airbags (motorista e passageiro, laterais, cortinas e joelho)
Fonte: Stellantis Communications
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