terça-feira, 2 de setembro de 2025

10 motivos para você, motociclista, visitar o Festival Moto Brasil 2025

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

O relógio já está em contagem regressiva: falta pouco para a 13ª edição do Festival Moto Brasil, que acontece de 05 a 07 de setembro no Riocentro (RJ). O evento reunirá motociclistas de todo o Brasil em três dias de programação intensa, com espaço para negócios, lançamentos, experiências radicais, cultura, turismo, gastronomia e ações de responsabilidade social.

Este ano, o Festival já confirma grandes marcas na área de exposição, como Bajaj, BMW, Can-Am, Cavaletta, CF Moto, Dafra, Fun Motor, Gotrix, Haojue, Harley-Davidson, Kawasaki, Polaris, Royal Enfield, Sea-Doo, Suzuki, Triumph, Yadea e Zontes, além da MegaStore Moto Brasil, que traz nomes como Betterman, Bieffe, Fly, HLX Store, Izzy Amiel, Kallegari Wear, Machine Head, MT Helmets, Peels, Repsol, Saxon Waterproof e Tutto Moto, entre outras.

“O Festival Moto Brasil já entrou de vez para o calendário da cidade e do motociclismo nacional. Mais do que um evento, ele é um reencontro anual de amigos, apaixonados por motos e pela vida sobre duas rodas, em um dos cenários mais inspiradores do país, que é o Rio de Janeiro. É isso que faz o Festival ser tão especial: reunir em um só espaço negócios, experiências, cultura e emoção, celebrando tudo o que o motociclismo representa.” – Gustavo Lorenzo, idealizador e organizador do evento

Com esse cenário, listamos 10 motivos para você, motociclista, não perder a  13ª edição do Festival Moto Brasil.

Alta tecnologia em hidrogênio no BMW Group: início da produção em série em 2028 está cada vez mais perto

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

A planta do BMW Group em Steyr está se preparando para a produção em série de sistemas de célula de combustível. A terceira geração do sistema de propulsão a hidrogênio do BMW Group será fabricada em Steyr a partir de 2028, e os centros de competência da empresa em Munique e Steyr já estão construindo os primeiros protótipos. Outros componentes do sistema de propulsão virão do polo tecnológico em Landshut. 

"O lançamento do primeiro modelo de produção com célula de combustível da BMW em 2028 adicionará outro sistema de propulsão de alto desempenho e excepcional eficiência, com emissões zero, ao nosso portfólio de produtos com abordagem technology-open", diz Joachim Post, membro do Conselho de Administração da BMW AG, responsável por Desenvolvimento. "A escolha de Steyr como local de produção demonstra claramente nosso compromisso com uma base de inovação na Europa. Os centros de competência da BMW em Munique e Steyr têm um papel fundamental no desenvolvimento de sistemas de célula de combustível inovadores." 

A terceira geração do sistema de célula de combustível da BMW: mais compacta, mais potente, mais eficiente

A primeira geração do sistema de célula de combustível foi fornecida inteiramente pela Toyota Motor Corporation (Toyota) e foi instalada no BMW 535iA em 2014. A segunda geração estreou na atual frota-piloto do BMW iX5 Hydrogen. Dessa vez, a BMW desenvolveu o sistema completo de célula de combustível, enquanto as células individuais foram fornecidas pela Toyota. 

Para a nova geração, o BMW Group e a Toyota estão desenvolvendo em conjunto o sistema de propulsão para veículos de passageiros, com a tecnologia central das células de combustível criando sinergias tanto para aplicações comerciais quanto para veículos de passeio. Essa colaboração permite que ambas as empresas aproveitem sinergias no desenvolvimento e na aquisição, ao mesmo tempo em que criam modelos específicos para cada marca. 

Nissan apresenta primeiro assento de válvula do mundo com tecnologia de pulverização a frio na nova geração de e-POWER

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

A Nissan adotou assentos de válvula fabricados com a  tecnologia de pulverização a frio1 , marcando uma aplicação pioneira no mundo em motores automotivos. A tecnologia de pulverização fria agora está sendo aplicada pela Nissan em seu novo motor turboalimentado de 1,5 litro projetado exclusivamente para a geração de energia do trem de força e-POWER de terceira geração.

O primeiro veículo globalmente a apresentar este novo sistema e-POWER é o crossover compacto Qashqai, cuja produção começou na fábrica de última geração da Nissan em Sunderland, Reino Unido, em julho.

Design inovador

O novo motor turbo de 1,5 litro (codinome ZR15DDTe) emprega o conceito STARC2 patenteado pela Nissan, que eleva a eficiência térmica a 42% ao estabilizar a combustão dentro do cilindro. Um elemento-chave do conceito STARC é minimizar a turbulência do fluxo de ar da porta de admissão para a câmara de combustão, gerando assim uma passagem forte do ar.

Em motores convencionais, o projeto da porta de admissão é limitado pela necessidade de assentos de válvula sinterizados e encaixados por pressão3, o que limita a capacidade de otimizar o formato da porta para um fluxo de ar ideal. Os engenheiros da Nissan enfrentaram esse desafio desenvolvendo um novo assento de válvula usando a tecnologia de pulverização a frio.

Condomínios verticais estão preparados para os carregadores de veículos elétricos?

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

Foto: Divulgação NeoCharge 

O crescimento da frota de veículos elétricos no Brasil é exponencial. Com isso, surge uma preocupação cada vez mais relevante: como a infraestrutura, especialmente a residencial, irá acompanhar essa tendência? A instalação de pontos de recarga já é pauta em espaços públicos e comércios, mas precisa, com urgência, ser considerada também em residências — especialmente nos condomínios verticais, que são predominantes em algumas grandes cidades. 

Segundo a Data Zap, mais de 80% dos novos imóveis construídos em São Paulo desde os anos 2000 são apartamentos. E, ainda de acordo com o levantamento, 94% das pessoas que vivem nos principais bairros do centro expandido de SP moram em apartamentos. Ou seja, se a frota elétrica continuar crescendo, será inevitável que prédios residenciais passem a oferecer recarga como diferencial — ou como necessidade básica. 

No entanto, esse cenário envolve mais do que simplesmente instalar carregadores. A facilidade de acesso à recarga depende de fatores como: o perfil dos moradores (proprietários ou inquilinos), a idade do edifício, a capacidade elétrica do prédio e o modelo de gestão condominial. 

Nos países desenvolvidos, como Estados Unidos e Europa, o avanço dos carros elétricos se deu inicialmente entre moradores de casas, com maior renda e autonomia para adaptar suas residências. Nesses países, um estudo da ZEV Alliance relatou que apenas 28% dos proprietários e 10% dos inquilinos em apartamentos possuem as condições necessárias para ter acesso a carregadores em suas residências. 

Prédios novos: o futuro já é presente

Festival Moto Brasil - Globo da Morte com a Família Bala emociona com tradição de pai para filhos

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

A emoção do Globo da Morte ganha ainda mais significado quando se transforma em uma paixão que passa de geração para geração. É o que acontece com a Família Bala - Equipe Brasil Moto Show -  de Campos dos Goytacazes (RJ), que estará no Festival Moto Brasil 2025  - que acontece entre os dias 05 e 07 de setembro, no Riocentro - levando ao público a adrenalina de um espetáculo único. 

O trio é formado por Sílvio Bala (44 anos), que pilota uma XR 200 e há mais de 10 anos se apresenta em arenas pelo Brasil; sua filha Valéria Bala (22 anos), que conduz uma TTR 125; e o caçula Pedro Bala (11 anos), que já impressiona ao rodar de bicicleta dentro da esfera metálica. Juntos, realizam em média três apresentações por mês, sempre desafiando os limites da coragem e da técnica.
 
“O Globo da Morte sempre foi minha vida. Poder dividir esse espetáculo com meus filhos é um orgulho que não cabe no peito. A cada apresentação, mostramos que tradição, confiança e paixão podem andar lado a lado dentro da esfera”, destaca Sílvio Bala, piloto e pai de Valéria e Pedro.
 
Para Valéria, entrar no Globo ao lado do pai é a realização de um sonho:
 
“Cresci assistindo meu pai se apresentar e sempre quis estar lá dentro também. Quando finalmente consegui pilotar, entendi que não é só adrenalina, é uma forma de mostrar coragem, disciplina e confiança no outro. Hoje, dividir esse momento com ele e com meu irmão é muito especial.”

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Conheça cinco sinais de que está na hora de trocar os pneus

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

Garantir a segurança e o bom desempenho do veículo começa pelos pneus. Embora não exista prazo de validade, a Continental Pneus recomenda que, a partir de cinco anos de uso, mesmo com rodagem baixa, seja feita uma avaliação mais detalhada das condições do equipamento. E é preciso ficar atento a sinais de que está na hora de trocar os pneus.

"Mais do que um componente do carro, o pneu é sinônimo de segurança. Observar sinais de desgaste, fissuras ou perda de pressão pode evitar acidentes e prejuízos maiores. A dica é simples: calibre o pneu ao menos a cada quinze dias, faça uma checagem mensal mais criteriosa ou sempre antes de uma viagem longa. Em caso de dúvida, procure um especialista para garantir que seu veículo esteja em condições ideais de rodagem", afirma Renato Siqueira, gerente de Assistência Técnica da Continental Pneus.

A Continental não tem conhecimento de dados técnicos que suportam uma idade específica dos pneus para retirada de serviço. No entanto, recomenda que todos os pneus (incluindo o sobressalente) que foram fabricados há mais de dez anos, sejam substituídos por pneus novos, mesmo quando os pneus parecerem não apresentar nenhum problema. Antes disso, alguns sinais podem indicar que está na hora de substituir os pneus. Confira:

Cinco cuidados com fluidos para aumentar a potência e a vida útil da moto

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

O Brasil tem cada vez mais motocicletas circulando em suas ruas. Muitas delas são utilizadas diariamente para deslocamentos e alta demanda de trabalho - como os motoboys, por exemplo. Em 2024, a produção nacional ultrapassou 1,7 milhão de unidades, registrando um crescimento de 11,1% em relação a 2023. As vendas no varejo também se destacaram, com mais de 1,8 milhão de motos comercializadas, um aumento de 18,6%, os melhores resultados desde 2011, de acordo com a pesquisa da Associação Brasileira dos Fabricantes (Abraciclo).

Junto com este avanço, cresce também a necessidade de cuidados que vão além da usual troca de óleo do motor. Segundo o especialista da PETRONAS Lubrificantes Brasil (PLB), Luiz Silos, Diretor de Tecnologia de Lubrificantes Automotivo e Industriais, parte significativa dos problemas mecânicos pode ser evitada com a manutenção correta dos chamados produtos auxiliares.

“Essas tecnologias são essenciais para o bom funcionamento de componentes como corrente, suspensão, freios, sistema de arrefecimento e peças móveis. A linha PETRONAS Sprinta Auxiliares oferece soluções específicas para cada uma dessas partes, e seu uso adequado pode prolongar a vida útil da moto, manter a potência e reduzir custos de reparo”, destaca o executivo.

Lubrifique bem a corrente

A corrente é responsável por transferir a força do motor para a roda traseira e trabalha sob alta tensão e rotação. Usar o lubrificante PETRONAS Sprinta Chain Lube garante penetração nos elos, criando uma camada protetora contra poeira e umidade que reduz desgaste e ruídos. A aplicação deve ser feita a cada 500 km ou sempre que a moto rodar sob chuva.