Para a maioria dos usuários, há tempos o carro blindado deixou de ser item de luxo para virar uma necessidade frente à violência urbana que assusta agora não apenas as capitais dos estados, mas também cidades litorâneas e até mesmo antes pacatas cidades do interior. O que muitos usuários não sabem, porém, é que o veículo exige alguns cuidados especiais para ter sempre garantida a totalidade de sua proteção.
“Fatores como condições climáticas às quais são expostos e o tipo de relevo existente no trajeto a ser realizado, entre outros, interferem diretamente na manutenção de qualquer veículo. Em um blindado, a influência é ainda maior”, explica o especialista Fábio Viscardi, da Tecpro Blindagens. Em virtude de extensa exposição ao calor, por exemplo, um vidro blindado está sujeito à delaminação (processo de deslocamento das camadas que o compõem). Ela é percebida pelas bolhas de ar esbranquiçadas que aparecem nos vidros e, dependendo do seu grau, pode comprometer a proteção. “Por isso, o usuário de blindado deve procurar estacionar seu veículo sempre em locais protegidos do sol”, alerta Viscardi.
A utilização de blindados em terrenos muito acidentados também é prejudicial. Segundo o especialista da Tecpro, “esse tipo de relevo causa torções no chassi do carro e até mesmo trincas nos vidros, que podem afetar a resistência balística do blindado”.
É uma pena que existam empresas que ilude o cliente, como o caso da "R2 Blindagens Especiais", minha blindagem ficou horrível, o carro ficou parecendo uma carroça, os vidros delaminaram e o pessoal dessa empresa simplesmente se esquiva pela responsabilidade, os sócios da empresa, os 2 Roberto da qual o nome se origina são dois picaretas a ponto de sequer aparecerem para sanar o dano. São estelionatários por natureza. Cuidado com essa empresa aqui do RJ.
ResponderExcluir