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A Ford está comemorando o marco de 250 milhões de
quilômetros de testes no seu Campo de Provas de Tatuí, no interior de São
Paulo. Esse número representa, aproximadamente, 6.250 voltas no globo
terrestre. Para registrar esse fato, a Ford produziu um vídeo especial que
mostra as inovações do Campo em um formato criativo (veja neste link: https://www.youtube.com/watch?v=cqdOx9r2498&feature=youtu.be
).
O Campo de Provas de Tatuí é um dos únicos centros de experimentação
de carros, picapes e caminhões da América do Sul. Funciona há 37 anos, mas
recebeu uma grande inovação para atualizar os mais de 100 diferentes testes
práticos realizados no local.
O objetivo foi transformar Tatuí num dos mais modernos campos
de provas do mundo. Em suas instalações foram desenvolvidos os dois únicos
veículos globais criados na América do Sul: o EcoSport e o Ka, que estão
presentes em vários continentes.
Além dos projetos locais, Tatuí responde pelo
desenvolvimento e adaptação para a região de outros modelos globais lançados
recentemente no mercado brasileiro. Foi assim com o Fusion, líder do segmento,
o Edge, a Ranger, o New Fiesta e, agora, o Focus Hatch e o Focus Fastback.
Na área de caminhões, o Campo de Provas da Ford, único do
País habilitado para este tipo de veículo, realizou todos os testes da nova
Série F, com os modelos F-350, F-4000 e F-4000 4x4. Agora, acaba de liberar
mais um futuro lançamento: a linha de caminhões pesados com transmissão
automática Ford Cargo.
A Ford encontrou uma forma criativa e viral para mostrar
como são feitos alguns de seus testes em Tatuí. Utilizando o visual
característico de um game, o vídeo faz um "passeio" pelas famosas
instalações do Campo de Provas, com três carros - Ka, EcoSport e Focus Fastback
- e oito fases, cada uma com sua missão. O jogo começa com o Ka no Laboratório
de Emissões para verificar a emissão de gases poluentes, com avançados
dinamômetros e analisadores. Na segunda etapa, Teste de Ruídos, a meta é
melhorar a qualidade sonora do veículo usando o Laboratório Acústico.
Na terceira fase o carro é trocado pelo EcoSport, que vai
para o Simulador de Pistas com o objetivo de garantir o conforto em diferentes
terrenos. Com o veículo parado, o equipamento é capaz de simular o movimento da
suspensão e da carroceria ao passar por obstáculos como lombadas,
paralelepípedos e linha de trem.
Depois, entra em cena o Focus Fastback, que testa a sua
dinâmica de direção nas três pistas pavimentadas, de alta e baixa velocidade e
seção interna. Na quinta fase, a Pista de Rampas, a missão é atingir um bom
desempenho em subidas e descidas. Passar com segurança por pistas com
pedregulho, água e ondulações é o desafio seguinte. Na penúltima fase, chamada
Labirinto, o carro precisa manter a estabilidade em pistas de terra cheias de
curvas. A etapa final, nas Colinas, avalia a dirigibilidade e performance em
trechos de serra e a parada com segurança em situações de frenagem extrema.
As instalações de testes e experimentações de Tatuí estão em
uma área de 4,66 milhões de metros quadrados. O complexo é equipado para a
realização de testes que incluem desempenho e consumo de combustível, emissões,
evaporação, arrefecimento, freios, penetração de água e poeira, cabines de
névoa salina, nível sonoro interno e externo, dinâmica veicular, calibração e
desenvolvimento de motores e durabilidade. Conta também com uma oficina
experimental para a construção de protótipos.
São mais de 50 km de pistas para testes de desenvolvimento e
durabilidade que simulam diferentes tipos de ruas e estradas da América do Sul,
relacionadas com outros campos de provas da Ford no mundo. Há seções de pistas
pavimentadas de alta e baixa velocidade, labirinto, colinas, rampas com
diferentes ângulos de inclinação e estradas de terra e lama. O objetivo é
garantir que os veículos cheguem ao mercado preparados para atender todos os
requisitos de qualidade, funcionalidade e eficiência.
Outra característica importante do Campo de Provas é a
preservação ambiental. São 3,63 milhões de metros quadrados de mata nativa e de
reflorestamento. Além da flora, com criação de mudas e árvores frutíferas, há
uma superproteção para a fauna local. Quilômetros de cerca de proteção com
material especial envolvem as pistas para evitar danos aos animais que voltaram
a habitar o local.
Fonte: Imprensa
Ford
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