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Hoje,
na maior fábrica do BMW Group na Europa, situada em Dingolfing, na
Alemanha, o BMW Group inaugura o Centro de Competência para a produção
de veículos elétricos. Até então, a planta de Dingolfing era responsável
pela produção de componentes relacionados aos trens de força dos
veículos da marca.
O
ministro-presidente da Bavaria, Markus Söder, e o Presidente do
Conselho de Administração da BMW AG, Oliver Zipse, lançaram
simbolicamente a produção integrada do novo BMW eDrive, que combina
motor elétrico, transmissão e a eletrônica em um único local. A nova
geração do BMW eDrive será usada pela primeira vez no novo BMW iX3, que
entrará em produção na China no final do verão europeu.
No
Centro de Competência em Dingolfing, o BMW Group produzirá componentes
do trem de força elétrico, como módulos de bateria, baterias de alta
tensão e motores elétricos em oito linhas de produção. Nos próximos
anos, a empresa estabelecerá quatro linhas adicionais, o que aumentará
significativamente a capacidade de produção do local.
“Continuamos
ampliando a mobilidade elétrica e estabelecendo padrões para a
transformação de nossa indústria. Até 2022, somente em Dingolfing,
poderemos produzir eDrives para mais de meio milhão de veículos
eletrificados por ano”, afirma Oliver Zipse. “Ao mesmo tempo,
produziremos tanto veículos 100% elétricos quanto modelos híbridos
plug-in e, também, veículos com motor a combustão, todos em uma mesma
unidade fabril, para atender a demanda de nossos
clientes e poder oferecer a eles o poder de escolha. Isso mostra como
preparamos o caminho para tornar a mudança em nosso setor uma verdadeira
história de sucesso”, completa Zipse.
Nos
próximos anos, a área do Centro de Competência para produção de eDrives
será ampliada em dez vezes, saindo dos 8 mil metros quadrados em 2015
para 80 mil. O número de funcionários também será aumentado.
Produção de baterias de alta tensão e motores elétricos
A
projeção é de que um quarto dos veículos do BMW Group vendidos na
Europa deva ter um trem de força elétrico até 2021; um terço em 2025 e
metade em 2030. Até 2023, o BMW Group oferecerá a seus clientes nada
menos que 25 modelos eletrificados - cerca de metade deles com um trem
de força elétrico puro.
O
BMW Group possui extensa experiência em toda a cadeia de valor. Tanto o
novo eDrive quanto as novas baterias de alta tensão foram desenvolvidos
internamente em estreita cooperação entre os departamentos de
desenvolvimento e produção. A empresa está integrando sua experiência na
produção, em larga escala, de trens de acionamento elétrico no Centro
de Competência e, assim, garantindo uma produção eficiente que possa
responder à demanda por trens de acionamento para veículos totalmente e
parcialmente elétricos.
Dingolfing se transforma para a mobilidade elétrica
Hoje,
cerca de 10% dos veículos produzidos em Dingolfing já estão
eletrificados. Com o lançamento do BMW iNEXT em 2021, o local será capaz
de produzir veículos totalmente elétricos, híbridos plug-in e modelos
com um motor a combustão em uma única linha. "É assim que estamos
implementando o “poder de escolha” na produção de carros", acrescentou
Christoph Schröder, responsável pela planta.
A
fábrica em Dingolfing possui anos de experiência na construção de
componentes para veículos elétricos. As baterias de alta tensão
produzidas em série para o BMW i3 estão saindo da linha desde 2013. Esse
local também produz motores elétricos desde 2015. A maioria das
baterias e motores elétricos de alta tensão para todos os veículos
eletrificados do Grupo BMW vem do Centro de Competência.
Quinta geração da tecnologia BMW eDrive
No
mesmo dia da abertura oficial, o Centro de Competência também iniciou a
produção do trem de acionamento elétrico de quinta geração. Esse
componente do trem de força elétrico altamente integrado combina o motor
elétrico, a transmissão e a eletrônica de potência. O trem de força
estará disponível com vários níveis de potência para diferentes modelos.
O design altamente integrado do sistema aumenta significativamente a
densidade de energia.
A
tecnologia BMW eDrive de quinta geração apresenta novas e mais
poderosas baterias de alta tensão. Graças ao seu design modular, elas
podem ser usadas com flexibilidade na arquitetura do veículo e nos
respectivos locais de produção. Atualmente, o Centro de Competência está
se preparando para acelerar a produção dessas novas baterias de alta
tensão.
Fornecimento sustentável de materiais
A
sustentabilidade e a segurança dos suprimentos são fatores importantes
na expansão da mobilidade elétrica. O BMW Group adquire as células
necessárias para a produção de baterias de alta tensão junto dos
principais fornecedores que fabricam estas células com as especificações
exatas do BMW Group.
Para
os especialistas em compras do BMW Group, a extração e o processamento
destas matérias-primas, eticamente responsáveis, começam no início da
cadeia de valor: eles têm um grande interesse nas cadeias de
fornecimento de células de bateria - até as próprias minas. A
conformidade com os padrões ambientais e o respeito aos direitos humanos
são a prioridade.
Para
as novas baterias elétricas de alta tensão da quinta geração, a empresa
reestruturou suas cadeias de suprimentos e fornecerá cobalto e lítio
para células diretamente a partir de 2020. Isso garante total
transparência sobre a origem dessas duas importantes matérias-primas. Os
contratos também garantem a segurança do fornecimento até 2025, e além.
No futuro, o cobalto será obtido diretamente de minas na Austrália e
Marrocos, enquanto o lítio virá da Austrália e de outros países.
Fonte: BMW do Brasil
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