sexta-feira, 28 de março de 2025

Volvo Cars adota inteligência artificial e universos virtuais com o objetivo de criar carros mais seguros

 

SIGA NOSSO INSTAGRAM: https://www.instagram.com/carpoint_news/      

A Volvo Cars vem utilizando mundos virtuais realistas gerados por inteligência artificial para aprimorar o desenvolvimento de seu software de segurança, como sistemas de assistência ao motorista (ADAS), tudo com o objetivo de criar carros ainda mais seguros.

Agora, é possível sintetizar dados de incidentes coletados pelos sensores avançados nos modelos mais recentes da marca, como frenagem de emergência, direção brusca ou intervenção manual. Isso permite que o time de engenharia possa sondar, reconstruir e explorar de novas maneiras para entender melhor como os incidentes podem ser evitados.

Isso é possível graças a uma técnica computacional avançada chamada Gaussian splatting, que pode criar uma grande quantidade de cenas e objetos 3D bastante realistas e de alta fidelidade a partir do mundo real. O ambiente virtual pode, por exemplo, ser manipulado adicionando ou removendo usuários da estrada e alterando o comportamento do tráfego ou obstáculos na estrada – para gerar resultados diferentes.

Essa técnica permite expor o software de segurança da Volvo Cars a todos os tipos de situações de tráfego, em uma velocidade e escala não possíveis antes. Agora, pode-se desenvolver um software que funciona bem também em "casos extremos" complexos, raros, mas potencialmente perigosos, e reduzir o tempo que leva para expor o software em casos extremos, de meses para dias.

“Já temos milhões de dados de momentos que nunca aconteceram que usamos para desenvolver nosso software", diz Alwin Bakkenes, Chefe de Engenharia de Software Global da Volvo Cars. "Graças ao Gaussian splatting, podemos selecionar um dos casos extremos e expandi-lo em milhares de novas variações do cenário para treinar e validar nossos modelos. Isso tem o potencial de desbloquear uma escala que nunca tivemos antes e até mesmo capturar casos extremos antes que aconteçam no mundo real."

Uma peça do quebra-cabeça

A Volvo Cars usa ambientes virtuais juntamente com testes do mundo real para treinamento, desenvolvimento e validação de software por serem situações seguras, escaláveis ​​e econômicas. Os ambientes virtuais são desenvolvidos internamente em colaboração com a Zenseact, uma empresa de IA e software fundada pela Volvo Cars.

Este projeto faz parte de um programa de doutorado para as principais universidades suecas com o objetivo de explorar as técnicas de renderização neural para serem integradas em futuras iniciativas de segurança. O estudo é patrocinado pela Wallenberg AI, Autonomous Systems and Software Program (WASP).

Histórico de uso de dados para melhorar a segurança

A Volvo Cars tem um longo histórico de uso de dados e tecnologias avançadas para melhorar a segurança. Os dados coletados pela equipe de Pesquisa de Segurança da montadora sueca desempenharam um papel crucial no desenvolvimento e teste de alguns dos recursos de segurança mais importantes do mundo.

Na década de 1970, a Volvo Cars começou a alavancar dados para melhorar a segurança graças à sua equipe de Pesquisa de Segurança. Nos primeiros dias, a equipe chegava à cena dos acidentes com fitas métricas, avaliando marcas de derrapagem e outros indicadores de colisão. Os dados e o conhecimento coletados dos acidentes inspiraram inúmeras inovações que salvam vidas, como o Sistema de Proteção contra Lesões por Chicote e o Sistema de Proteção contra Impacto Lateral. A nova tecnologia avançada agora nos permite ser ainda mais inteligentes com a forma como usamos os dados para evitar situações de risco.

Integração da tecnologia NVIDIA

A Volvo Cars pode explorar tecnologias como Gaussian splatting graças ao relacionamento recentemente cada vez maior com a NVIDIA. A nova geração de carros totalmente elétricos, construída na computação acelerada da NVIDIA, coleta dados de vários sensores para entender o que está acontecendo dentro e ao redor do carro de maneira mais eficaz do que nunca. 

Uma plataforma de supercomputação de IA, alimentada pelos sistemas NVIDIA DGX, contextualiza esses dados, desbloqueia novos insights e treina futuros modelos de segurança, aprimorando e acelerando o desenvolvimento da inteligência artificial. Esta plataforma de supercomputação faz parte de um investimento recente da Volvo Cars e da Zenseact para configurar um dos maiores data centers dos países nórdicos.

Quer saber mais?

A exploração do Gaussian splatting e da IA ​​generativa faz parte da apresentação da Volvo Cars na conferência NVIDIA GTC. A apresentação pode ser acessada ao vivo ou sob demanda por meio deste link.


Fonte: Volvo Cars Latin America

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.