segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Audi Q8 vai estar em feira de carros em SP



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O novo Audi Q8 é uma das estrelas que a marca alemã apresenta na 30ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2018. O modelo, completamente novo na linha de produtos da marca, combina o melhor de dois mundos – a elegância de um cupê de quatro portas de luxo e a conveniente versatilidade de um SUV de grande porte. O interior com dimensões generosas e compartimento de bagagens variável, sistema operacional de última geração, suspensão tecnológica e sistemas de assistência inteligentes fazem do Q8 uma ótima companhia para negócios ou para prazer. Com o sistema de tração integral permanente quattro e uma altura livre do solo de até 254 milímetros, o SUV-cupê pode seguir sem ressalvas quando o asfalto termina. Fabricado na planta de Bratislava (Eslováquia), o Q8 chega ao mercado brasileiro em 2019.

Com 4.986 milímetros de comprimento, 1.995 de largura e 1.705 milímetros de altura, o novo Q8 exala esportividade e prestígio como nenhum outro SUV da marca. Sua linha de teto no estilo cupê aparenta ser muito mais baixa que a do Q7. O carro é 66 milímetros mais curto, mas 27 milímetros mais largo que o “irmão”. A dianteira distinta, o balanço traseiro curto, a altura do solo de até 254 milímetros e as enormes rodas pintam um quadro de dinâmica poderosa.

Com entre-eixos de quase três metros, o Q8 oferece um amplo espaço para cinco ocupantes. O espaço interno excede o de concorrentes diretos em quase todas as dimensões relevantes.

Com seu grande compartimento de bagagens e espaço generoso de armazenamento dividido com bandejas, o Q8 é ideal para longas jornadas. O porta-malas comporta 605 litros e pode ter sua capacidade aumentada para até 1.755 litros com os assentos traseiros rebatidos. Duas bolsas de golfe podem facilmente ser armazenadas no SUV. A tampa traseira pode ser operada eletricamente e há opção disponível de abertura e fechamento por um gesto com o pé.

O Q8 é um representante da linguagem de design progressiva que a Audi apresentou no novo A8. Contornos fortes e superfícies tensas e atléticas se convertem em uma sensação de poder, sofisticação e a dinâmica especial da tração integral nas quatro rodas. O Q8 interpreta essas características de sua própria maneira, como uma fusão entre um elegante cupê de luxo de quatro portas com um SUV de grande porte, e ecoa um ícone da marca: o quattro original.

Com a imponente grade Singleframe com design octogonal, o Q8 é a nova “cara” da família Q. Seis aletas cromadas verticais fazem a grade do radiador parecer ereta e sólida. O spoiler e as grandes entradas de ar com contornos fortes também destacam a aparência agressiva.

Graças às portas sem molduras, a linha do teto do tipo cupê se estende visualmente ao longo da carroceria do veículo, terminando no longo spoiler de teto. A linha arqueia-se ligeiramente na direção das colunas D, que são sustentadas por contornos largos e musculosos – reminiscentes do Audi quattro original. A linha do ombro deixa o SUV com uma aparência estivada, conectando elegantemente as potentes caixas de roda.

Proporções compactas esportivas combinadas a um teto com estilo cupê e uma janela plana formam a traseira. Um elemento estreito de alto brilho preto com uma faixa de luz integrada se estende entre as lanternas. Essa é uma característica dos principais modelos da Audi, acentuando a largura do Q8. A faixa cria uma assinatura independente de luz diurna ou noturna, assim como no quattro original. O difusor tem quatro aletas verticais e um cano de escapamento integrado em cada lado.

Para os faróis, os clientes do Q8 podem escolher entre duas versões, ambas com tecnologia de LEDs. De longe, as luzes parecem bem planas. A parte superior integra as luzes de condução diurnas a o farol baixo, entre outras funções. O facho de luz alta é posicionado na parte de baixo, escurecido e deslocado para trás.

As luzes de condução diurna trazem um design tridimensional pela primeira vez. Elas consistem em sete segmentos curtos e dois longos na extremidade dos faróis. Os últimos deslocam o foco visual para o exterior, destacando a largura do Q8. A lanterna tem design tridimensional similar com seus doze segmentos conectados pela faixa de luz que simula a profundidade.

O display superior MMI sensível ao toque é o elemento central do interior do novo Q8. Com seu painel preto, a aparência quase se dissolve em uma grande e negra superfície quando desligado. Símbolos simples e de fácil compreensão destacam a precisão digital da Audi para o alto nível de integração entre arquitetura e operação – simplicidade substitui a complexidade. Todas as linhas fundamentais são originadas a partir do grande display, por exemplo, a faixa de ventilação contínua com detalhes cromados e uma elegante faixa de alumínio.

O painel de instrumentos fino e as linhas calmas com um forte foco horizontal realçam a impressão de largura transmitida pelo interior do Q8. O estilo interno é deliberadamente limpo e simples. Todos os elementos têm uma conexão lógica e se harmonizam entre si: desde o grande arco que vai das portas dianteiras ao painel de instrumentos até a unidade de operação de luzes. Tudo isso combinado oferece ao interior uma sensação de calma.

Projetado como um corpo geométrico independente, o console do túnel central, com sua área generosa, destaca o caráter robusto do SUV. No escuro, a luz de contorno traça as linhas de design e fornece luz de fundo para o emblema tridimensional a laser quattro acima do porta-luvas – um exemplo de cuidados com os detalhes da Audi.

A gama de cores do Q8 tem tonalidades que destacam o design esportivo, incluindo as novidades laranja Dragon e azul Galaxy. Para o interior, os clientes do Q8 podem escolher diversas cores e configurações.

Com seu alto nível de rigidez, a carroceria do Q8 fornece a base para o acabamento superior, é excelente para ruídos de fundo e tem dirigibilidade esportiva e precisa. Projetada com o conceito Audi Space Frame, a carroceria contém vários componentes de alumínio superleve e aço moldado quente. Os últimos formam a espinha dorsal de alta resistência do compartimento de passageiros – seu conteúdo na carroceria é de 14,4%. As peças de alumínio fundido compõem 15%, como as torres de suporte da suspensão no compartimento do motor e as peças de conexão entre painéis e peças longitudinais. O painel lateral, bem como as grandes áreas do piso, as caixas das rodas traseiras e o teto consistem em placas de alumínio, tal como as portas sem moldura, os para-lamas dianteiros e a tampa do bagageiro. Essas peças compõem 23,7% da carroceria. Com um motor 3.0 TFSI sob o capô, o peso em ordem de marcha do Q8 é de 2.270 kg –incluindo a tecnologia híbrida leve com bateria de íon de lítio. A área frontal de 2,84 m2 e o valor cd de 0,34 garantem um arrasto relativamente baixo.

O interior exala uma sensação de calma, graças ao complexo isolamento acústico e à sofisticada aerodinâmica. O para-brisa de camada dupla é de série.

Audi é quattro e quattro é Audi – claro que isso se aplica, particularmente, ao Q8, o SUV de topo da marca. O diferencial central puramente mecânico transfere as forças do eixo dianteiro e traseiro em uma proporção 40:60 como padrão. Quando necessário, transfere a maior parte da força para o eixo com melhor tração.

A suspensão oferece uma contribuição crucial para a dirigibilidade esportiva. Com cinco braços, as suspensões na dianteira e na traseira são feitas de alumínio em sua maior parte. A relação de transmissão da direção progressiva torna-se cada vez mais direta à medida que o ângulo de esterçamento aumenta. Na versão de produção, o Q8 tem rodas de 21 polegadas. Rodas com tamanho até 285/40 R22 estão disponíveis entre as opções. Freios a disco com pinças de alumínio fixas são montados no eixo dianteiro.


A suspensão com amortecedores é de série. Já a suspensão pneumática adaptativa com amortecimento controlado é um recurso opcional, com ajustes conforto ou esportivo. Ela pode ser ajustada para quatro modos por meio do sistema Audi Drive Select, variando a altura da carroceria em até 90 milímetros. Alto conforto de condução e dirigibilidade ágil – a suspensão pneumática adaptável reúne os dois.

Outro opcional dinâmico do Q8 é o esterçamento de todas as rodas, que pode girar as rodas traseiras em até cinco graus. Em baixa velocidade, eles viram na direção oposta às rodas dianteiras, reduzindo o diâmetro de giro do SUV em um metro e aumentando ainda mais sua agilidade. Em alta velocidade, elas viram na mesma direção do eixo dianteiro, reforçando a estabilidade durante as mudanças de faixa.

O gerenciamento da suspensão adaptativa é integrado à unidade de controle da plataforma eletrônica do chassi. Os sistemas estão intimamente interligados e trabalham de maneira altamente coordenada com máxima precisão. O Audi drive select permite a seleção de sete diferentes perfis de condução, incluindo o programa off-road. Nesta opção, o Q8 se beneficia da tração quattro, dos balanços curtos e da grande altura em relação ao solo – que pode chegar a até 254 milímetros com a suspensão pneumática adaptativa e 220 milímetros com a suspensão padrão. A plataforma eletrônica do chassi captura o ângulo de inclinação do carro e exibe essas informações para o motorista no MMI. Em encostas íngremes, com mais de 6% de inclinação, o controle de descida em declive fornece suporte com frenagem automática. O sistema mantém a velocidade definida pelo motorista em um nível constante até um máximo de 30 km/h, permitindo que ele se concentre totalmente no terreno.

O sistema de tração do Q8 é forte e altamente eficiente ao mesmo tempo, graças à nova tecnologia híbrida leve (MHEV). Ela integra uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 48 volts. A bateria recarregável fica localizada embaixo do piso do porta-malas e armazena 10 Ah de capacidade elétrica. O SUV pode se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado e, em seguida, o BAS reinicia o motor rápida e confortavelmente. Durante a desaceleração, o BAS pode recuperar até 12 kW de energia. O sistema start-stop começa a funcionar em 22 km/h.

No mercado brasileiro, o SUV será equipado com motor 3.0 TFSI. O propulsor desenvolve 340 cv de potência e torque de 500 Nm. A transmissão tiptronic de oito velocidades oferece trocas de marcha rápidas e suaves. Um amortecedor de vibração torcional, que age com base na velocidade do motor, compensa principalmente as vibrações para permitir uma condução eficiente, mesmo em rotações muito baixas. A ventilação especial permite o uso off-road. Com sua bomba de óleo elétrica, o tiptronic pode engatar a marcha necessária para a partida quando o motor estiver desligado.

 conceito operacional do Q8 não requer quase nenhum botão. Ele foca em dois displays de alta resolução sensíveis ao toque. Isso permite que a marca demonstre como transferir sua qualidade indiscutível para o mundo digital. O display superior com tela de 10,1 polegadas é usado para controlar os sistemas de entretenimento e navegação. O display mais baixo de 8,6 polegadas permite que o motorista gerencie aquecimento, ventilação e ar-condicionado, bem como funções de conforto e adição de textos. Seu pulso pode ficar apoiado confortavelmente na alavanca de câmbio durante a operação. O MMI sensível ao toque permite uma operação rápida e confiável. Um “click” de confirmação pode ser sentido e ouvido quando uma função é selecionada pelo toque. A estrutura do menu é lógica, intuitiva e plana como a de um smartphone, incluindo a configuração de favoritos e telas de início.

Além de tudo isso, o controle de voz usa uma linguagem coloquial para transformar o Q8 em um parceiro inteligente de diálogo. O sistema processa todos os questionamentos e comandos com a informação armazenada a bordo.

O MMI NavigationPlus também inclui o Audi Virtual Cockpit. Sua tela de alta resolução de 12,3 polegadas pode ser alternada entre duas visualizações – clássica e de navegação – com o volante multifuncional. O head-up display, outro recurso opcional, projeta informações importantes no para-brisa, incluindo orientação detalhada da faixa para navegação.

O Q8 pode ser equipado com MMI Navigation Plus, que usa o novo padrão LTE Advanced para transferência de dados. Quando se trata de operação, qualidade e conexão de som, o sistema do telefone no Q8 é de alto padrão, graças ao Audi Phone Box.

Seja estacionando, rodando na cidade ou em longas jornadas – o Q8 torna a vida mais fácil para o motorista em diversas situações. A Audi reúne seus sistemas de assistência em quatro pacotes diferentes. O controle de cruzeiro adaptativo confortavelmente garante controle longitudinal e lateral em todas as faixas de velocidade. Dá suporte ao motorista com aceleração, frenagem, manutenção de velocidade e distância e em congestionamentos. O sistema detecta as marcações de faixas, estruturas da estrada e veículos em faixas adjacentes e em frente.Uma vantagem em trânsitos pesados: o Q8 adapta automaticamente sua velocidade à situação de tráfico.

O Emergency Assist também é um sistema relevante para a segurança no pacote. Ele detecta, dentro dos limites do sistema, se o motorista está inativo e, consequentemente, fornece um aviso visual, acústico e tátil. Se isso não provocar uma reação, o sistema assumirá o controle e automaticamente para o veículo. Isso também ativa as medidas de segurança do Audi Presense e aciona uma chamada de emergência automática, dependendo do país. O Night Vision Assist ajuda a melhorar a visibilidade na escuridão, destacando pessoas detectadas e animais maiores na cor amarela no Audi Virtual Cockpit.

Cinco sistemas fornecem segurança no trânsito da cidade. O Crossing Assist detecta tráfego cruzando em frente ao carro, o Audi Presense 360° adverte contra veículos que se aproximam pelos lados e o Rear Cross Traffic Assist registra veículos se aproximando durante a marcha à ré em baixa velocidade, por exemplo, ao sair de uma vaga de estacionamento perpendicular. O Exit Warning e o Lane Changing Warning completam o pacote.

Um componente de alta tecnologia da Audi está por trás de todos esses recursos: o controle central de assistência ao motorista, que calcula permanentemente uma imagem diferenciada do ambiente. Os dados necessários são obtidos, dependendo das opções selecionadas, por até cinco sensores de radar, cinco câmeras, doze sensores de ultrassom e um scanner a laser. O sistema os usa para calcular os sinais dos elementos e fornece a melhor assistência possível ao motorista.

Fonte: Departamento de Comunicação Audi do Brasil/ Jornalista Responsável: Charles Marzanasco Filho, Mtb 12;079

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