Prestes a completar 85 anos de atividades no País, a General Motors do Brasil apresentou oficialmente nesta quarta-feira, dia 2 de setembro, a ampliação do Centro Tecnológico, que também incluiu a construção e modernização de novos laboratórios e pistas do Campo de Provas da Cruz Alta, foi iniciada em 2006. Nos últimos três anos foram investidos US$ 100 milhões no aumento da estrutura física e na aquisição de novos e mais modernos equipamentos, além da contratação de novos profissionais. O blog CarPoint News não esteve presente, mas teve acesso ao release e as fotos mostradas aqui nessa postagem. Segundo informações recebidas o Centro Tecnológico conta com mais de 2.000 profissionais envolvidos diretamente em projetos de criação e desenvolvimento de veículos para vários países do mundo. E são divididos entre os avançados Centros de Engenharia, Design, e Manufatura. "Desde que a GM do Brasil tornou-se um dos centros globais de desenvolvimento de produto, em 2006, recebemos a missão de ampliar nossa capacidade existente no CT, no sentido de melhorar a base de conhecimentos a respeito da engenharia necessária para criar, desenvolver e validar veículos mundiais", observa Jaime Ardila, presidente da GM do Brasil e Mercosul.
Estiveram presentes no evento José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, a diretoria executiva da empresa, autoridades e jornalistas de todo o País. Nos últimos três anos foram investidos recursos na ampliação do prédio, aquisição e modernização de equipamentos e contratação de novos profissionais. "O Centro de Design da GM no Brasil teve seu tamanho quase triplicado, passando para 7.148,00 m² de área construída. Além da área, o efetivo de pessoas também foi ampliado de 79 funcionários para 190 profissionais entre o pessoal criativo, de suporte, responsáveis pela construção de protótipos e administrativo", informa Carlos Barba, diretor geral de Design da GM América do Sul. A Engenharia da GM Powertrain no Brasil é parte integrante de 17 Centros de Engenharia de Motores no mundo. Com 50 anos de presença no Brasil, a Powertrain evoluiu desde a simples aplicação dos motores e transmissões nos veículos da Chevrolet ao desenvolvimento de modelos projetados e construídos para atender aos requisitos do mercado brasileiro, como o motor 1.4 Econo.Flex que utiliza a consagrada tecnologia VHC (Very High Compression) e recebeu na linha 2010 um novo coletor de admissão em plástico, sistema "drive by wire" de acelerador eletrônico.
No evento foi mostrado pela primeira vez, sem disfarces o Agile, novo modelo da marca a ser lançado no Brasil. O veículo foi inspirado no crossover cupê GPiX (G de Global e PiX, de Picture, ou Imagem Global de um modelo criado para a marca), carro-conceito da Chevrolet apresentado durante a 25º edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em Outubro de 2008. Totalmente desenvolvido no Brasil pelo Centro de Design da General Motors, o carro-conceito serviu de inspiração para o primeiro modelo da família Viva.
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