terça-feira, 30 de novembro de 2010

Saiba tudo sobre a nova geração de carros de turismo do BTCC


Por Raphael Machado (CarroHoje.com)

Saiba tudo sobre a nova geração de carros de turismo do BTCC, que vai estar na pista em 2011, ele vai ficar mais bonito e mais barato. Isso deve atrair mais montadores de imediato. O NGTC (Next Generation Touring Car) traz várias diferenças em relação ao modelo usado até esta no, os S2000 da Fia. Todas as alterações visam diminuir os custos e melhorar o certame. Os modelos S2000 ainda serão aceitos até 2012. Para começar o NGTC tem novo motor, agora 2 litros turbo, com potências estimadas em mais de 300 cv. A injeção de combustível é direta e ele vai contar com o mecanismo de aceleração Fly By Wire, que dispensa cabos. Para 2013 espera-se uma função overboost que vai dar ao piloto alguns cavalos a mais por um tempo determinado na corrida.


O câmbio será seqüencial de 6 velocidades e a embreagem será e marca única para todos os modelos em fibra de carbono. A tração poderá ser traseira ou dianteira. Toda a suspensão também terá componentes em comum para todos os carros. Todas irão obedecer a configuração com braços em “A”. A carroceria terá várias mudanças, mas manterá o aspecto original do modelo de série. O carro poderá ser 2, 3, 4 e 5 portas terá que ter no mínimo 4,4 metros. A largura será única e ficará nos 1875 mm. Na dianteira alterações serão feitas para melhorar a refrigeração do radiador. O exaustor será na lateral do veículo e a asa também obedecerá a um padrão. O tanque de combustível terá 80 litros, mas não afete nas paradas, pois elas continuam obrigatórias e esta capacidade é mais que suficiente para as provas do BTCC que dificilmente passam dos 25 minutos de duração. O peso dos modelos ainda não foi divulgado, mas vai variar de acordo com a tração. Freios também serão padronizados, tudo isso padronizado ajuda na diminuição de custo. A eletrônica é permitida, mas limitada e o painel de instrumentos seguirá também padrão único. Estimasse que o carro completo custe cerca de 250 mil reais, e cada motor por volta de 75 mil. O modelo escolhido para testes foi o Avensis da Toyota, afinal a regra estipula que o carro para andar no BTCC tem que ser feito ou vendido nas lojas do Reino Unido normalmente. O desempenho do modelo foi muito bom nos testes feitos na tomada de tempo da última corrida do ano em Brands Hatch, há cerca de um mês. O modelo ficou entre os 10 melhores, mesmo sem muito tempo de testes.

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