segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Entrevista – Empresa carioca de blindagem dá dicas e informações sobre o assunto


Por Marcus Lauria
Fotos: Divulgação

O entrevistado desta vez é o Julio Algodoal Neto, 40 anos casado, pai de três filhos, nascido em Bauru (SP), morador do Rio de Janeiro e atualmente é gerente comercial da Force One, empresa especializada em carros blindados, tanto na montagem como nas vendas de modelos novos e usados de todas as marcas. O Grupo tem grande experiência no setor de automóveis, começando em 1976 com a sua primeira Concessionária Fiat e passando a trabalhar também com diversas marcas como GM, Ford, Fiat, Honda Automóveis, Honda Motos, Suzuki Automóveis, Suzuki Motos e três administradoras de Consórcio. Atualmente o Grupo tem várias atividades, cuida da empresa INSCO (especializada em serviços de construção de gasodutos e oleodutos para a Petrobras), GREEN LIFE (especializada em Coleta de Lixo, fornecimento de Mão de obra , locação de máquinas e equipamentos pesados), SERV TEMP RENT A CAR (locadora de veículos blindados e não blindados criada a 1 ano conta hoje com 120 veículos), FORCE ONE BLINDADOS E VEÍCULO (a maior blindadora de veículos do Rio de Janeiro, fundada a 3 anos), além de dar assistência e gerenciar esse tipo de veículo. Veja abaixo as respostas para algumas das maiores dúvidas sobre blindagem de automóveis em respostas rápidas e bem explicativas.




CPN
- Como está o mercado de blindados no Brasil atualmente?

Julio Algodoal Neto - Está bastante aquecido, ainda mais com os últimos eventos de violência que aconteceram nos últimos meses. O mercado vem crescendo desde que começou no Brasil a quase 20 anos.


CPN - Que tipo de carro pode ser blindado?

Julio Algodoal Neto - Qualquer tipo de carro que tenha mais de 100hp e uma boa estrutura de lataria normal, que não seja de plástico. Quanto maior a potência, melhor é o desempenho do blindado.


CPN - Como é feita a blindagem de um carro?

Julio Algodoal Neto - Fazemos aplicando vidros blindados, que variam de 17mm a 21mm, mantas de kevlar (aramida) de 9 camadas e aço de 2,5 mm nas colunas, fazendo com que a blindagem não tenha muito peso e impacto sobre o carro e sempre com o cuidado de não deixar GAPS (falhas de proteção).



CPN - Quanto tempo é necessário para que a blindagem seja realizada?

Julio Algodoal Neto - em torno de 30 dias


CPN - Quais partes do carro recebem blindagem?

Julio Algodoal Neto - Todo o habitáculo do veículo leva blindagem. No caso dos sedans até a parte de trás do banco traseiro e nas Suvs até a porta traseira.


CPN - A blindagem afeta o desempenho do carro?

Julio Algodoal Neto - Afeta qualquer carro, mas principalmente os carros mais fracos, com pouca potência.





CPN - A blindagem exige manutenção?

Julio Algodoal Neto - Sim, normalmente faz-se uma revisão anual e autoclavagem ou substituição dos vidros quando necessário.


CPN - Quais os níveis de blindagens existentes em nosso País?

Julio Algodoal Neto - I, II, IIIA e III, mas a máxima permitida a todos é a nível IIIA, acima disso tem que conseguir autorização especial do Exército. Blindamos hoje também sob encomenda, assoalhos contra granadas e instalamos sistemas anti-chamas.


CPN - Qual o nível social das pessoas que costumam blindar os carros?

Julio Algodoal Neto - Normalmente classe média alta para cima, mas pessoas de outras classes acabam por comprar blindados semi-novos, muito mais baratos e acessíveis.


CPN - Existe uma "validade" para a blindagem?

Julio Algodoal Neto - Não existe, o que existe é uma garantia de blindagem que vence com 3 anos, mas a blindagem com a manutenção em dia pode durar muitos anos. Não se pode estabelecer “validade” para uma blindagem pois existem carros blindados com mais de 15 anos e ainda tem sua blindagem funcional.




CPN - A blindagem de fábrica é mais confiável?

Julio Algodoal Neto - No Brasil não existe blindagem de fábrica.


CPN - Existe seguro para carro blindado? É muito mais caro que um carro sem blindagem?

Julio Algodoal Neto - Sim existe. No valor total segurado em porcentagem é mais barato que o de um carro sem blindagem.


CPN - Quais os modelos de veículos mais blindados no Brasil?

Julio Algodoal Neto - Corolla, Santa Fé, Azera, IX 35 etc.


CPN - Carros populares, com motor 1.0, podem ser blindados?

Julio Algodoal Neto - Não aconselho por ter pouca potência.


CPN - Quanto custa uma blindagem de boa qualidade?


Julio Algodoal Neto - O valor médio é R$ 40.000,00 de um carro sedan, mas varia muito com o tamanho do carro.


4 comentários:

  1. Somos leitores assíduos do seu Blog. Um abraço, Equipe do site Analista de Suporte.Daienne

    ResponderExcluir
  2. Bem caro o valor de uma Blindagem, está um pouco inflacionado não?! Praticamente o valor de um carro zero de fábrica... Mas.. Nossa segurança/vida não tem valor!

    ResponderExcluir
  3. Não tenho coragem de blindar um carro zero meu. Se corta, se fura, se solda... dá uma pena.

    ResponderExcluir

Comente, opine.