quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Comum X Aditivada: Com qual combustível abastecer?

 


VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br    

"Será que vale a pena colocar aditivada para ter mais potência no motor?"
"Se meu carro é antigo, é melhor encher com comum?"
Muitos motoristas chegam ao posto e ficam na dúvida entre qual combustível abastecer. Afinal, entre as opções de gasolina há a comum, a aditivada e a premium. Para os proprietários de carros flex as dúvidas aumentam, pois, além das diferentes opções de gasolina, o motorista ainda pode escolher entre etanol comum e aditivado. Para esclarecer as dúvidas mais frequentes que surgem na hora do abastecimento, Gilberto Pose, especialista em combustíveis da Raízen, licenciada da marca Shell, explica as diferenças entre eles para que você possa escolher o mais indicado para seu veículo.

Gasolina comum
A gasolina comum pode ser utilizada em qualquer carro ou moto. No Brasil, toda gasolina vendida nos postos tem adição de etanol anidro, que é o etanol quase totalmente sem água. Pelas regras da Agência Nacional do Petróleo, a ANP, as gasolinas comum e aditivada vendidas no País devem ter 27% de etanol anidro em sua composição. Para as gasolinas premium, o valor é de 25%. "O etanol, nesta porcentagem, funciona como um antidetonante da gasolina, ou seja, ele faz com que a gasolina resista melhor à compressão do motor e entre em combustão no momento ideal. Isso ajuda a melhorar o desempenho", explica Pose. "Outro motivo muito importante para a adição de etanol anidro na gasolina é o ambiental. Com menos gasolina sendo consumida, temos menos produção de monóxido de carbono".
Hoje, a gasolina comum e a gasolina aditivada vendidas no Brasil devem ter índice de octanagem de no mínimo 92 octanas RON. A octanagem é um número que indica a capacidade dos combustíveis de resistir a altas temperaturas e pressões na câmara de combustão do motor antes de detonar, ou seja, sem que a faísca da vela seja disparada pelo sistema de ignição. Quanto maior a octanagem, maior a resistência à detonação e melhor o desempenho do veículo. 

Gasolina aditivada
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, gasolina aditivada não aumenta a potência do motor. A gasolina aditivada é a gasolina comum que recebeu aditivos que ajudam a melhorar a performance e o rendimento do veículo, além de auxiliar na limpeza do motor. Com o tempo, vapores de lubrificante que normalmente circulam pelo motor depositam-se nas válvulas de admissão, e na ponta dos bicos injetores, podendo prejudicar o bom funcionamento do motor. Os aditivos ajudam a remover esses resíduos.
"Somente um combustível com um aditivo efetivo, como as opções da família Shell V-Power, consegue dissolver esses resíduos e prevenir a formação de novos depósitos. O aditivo aumenta o período de resistência a oxidação, dando maior estabilidade aos combustíveis. Se o veículo ficar parado por um longo período, como durante o isolamento social, o mais indicado é abastecer com combustível aditivado", sugere Pose.
O uso constante de combustíveis aditivados ajuda a limpar o motor de resíduos, protege e lubrifica as partes internas para que se movimentem mais suavemente, reduzindo o gasto de energia. Além destes benefícios, as distribuidoras contam com aditivos que melhoram ainda mais a performance dos veículos. "Os combustíveis aditivados da família Shell V-Power possuem a tecnologia exclusiva Dynaflex, que traz mais performance e rendimento, agindo em altas e baixas rotações do motor, seja no anda e para das cidades ou na fluidez das estradas. Ela é ideal para qualquer tipo de veículo, desde os movidos a gasolina e os flex, até os de baixa ou alta potência", detalha Pose. "O abastecimento continuo com combustíveis aditivados evita o acúmulo de partículas que prejudicam o desempenho do motor, o que reflete em um veículo com menos problemas a médio e longo prazo", complementa.

Gasolina premium
Veículos com motores de alto desempenho, como os esportivos de luxo, precisam de combustíveis com maior octanagem por terem maior potência. Para estes carros, o indicado é abastecer com gasolina premium, que possuem octanagem de no mínimo 97 RON, enquanto os combustíveis aditivados têm o mesmo índice de octanas que os combustíveis comuns (no mínimo 92 octanas RON para a gasolina).
"Nos postos Shell, os motoristas encontram a Shell V-Power Racing, desenvolvida em parceria com a Scuderia Ferrari. Ela possui a exclusiva tecnologia Dynaflex, que limpa, protege e traz mais performance e rendimento ao motor".
Mas se engana quem acha que vale a pena abastecer qualquer veículo com gasolina premium. "Mesmo os motores de baixa cilindrada ou flex podem ser abastecidos com combustível de alta octanagem. O diferencial de performance, porém, é mais perceptível em veículos com motores de alto desempenho", avisa Pose. Se você está na dúvida se a gasolina premium é indicada para seu carro ou moto, consulte o manual do proprietário. "Abastecer o veículo com octanagens muito acima da aconselhada pelo fabricante não traz ganho de potência para o motor".

Etanol comum
Produzido principalmente a partir da cana-de-açúcar, o etanol hidratado tem cerca de 4,5% de água em sua composição e octanagem de 110 RON, superior à gasolina. Embora a alta octanagem mostre que o etanol resiste melhor à compressão do motor, melhorando sua potência, seu poder calorífico é cerca de 30% menor do que a gasolina. Ou seja, por gerar pouco calor e queimar rápido, o motor precisa de mais etanol para que a combustão aconteça, por isso seu consumo é maior.
Mas há outras vantagens do etanol. Pose explica que "por ser mais limpo que os combustíveis fósseis, o etanol ajuda a reduzir a formação de resíduos que prejudicam o motor. Ele também emite índices de CO2 menores do que a gasolina, poluindo menos o meio ambiente."

Etanol aditivado
Como a gasolina, o etanol aditivado é o combustível comum que recebe aditivos para melhorar a performance e desempenho do motor. Mas se o etanol já é naturalmente mais "limpo" do que a gasolina, há vantagens na versão aditivada? Segundo Gilberto Pose, sim.
"A sujeira acumulada nas válvulas de admissão e nos bicos injetores não é exclusivamente culpa do combustível. O lubrificante que circula no motor, seja na forma líquida ou em vapor de óleo, é um dos principais responsáveis por esses resíduos. Por isso, o mais indicado para motoristas de veículos flex que preferem etanol é abastecer com a versão aditivada. Os postos Shell oferecem Shell V-Power Etanol, que contém aditivos que limpam e protegem os componentes do motor, permitindo a queima do combustível de forma mais completa e com melhor aproveitamento pelo veículo".
Pose explica que Shell V-Power Etanol foi formulado para oferecer uma capacidade extra de limpeza do sistema de alimentação de combustível, como bomba, injetores e válvulas. "Componentes como o Friction Modification Technology (FMT) propiciam uma maior lubricidade às partes internas do motor, que entram em contato com o combustível, ajudando a manter as características de um motor novo por mais tempo. O produto une um combustível ‘verde’ com as propriedades dos aditivos que beneficiam o funcionamento dos automóveis".  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.