VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br
Ao falarmos de carros esportivos de produção nacional,
logo vem em mente nomes consagrados como VW Gol GTI, Honda Civic Si,
Chevrolet Opala SS ou Renault Sandero RS. Atualmente, a Fiat, com sua
divisão Abarth, reavivou sua aura apimentada de outros tempos,
manifestada antes pelo Punto T-Jet, Tempra Turbo e Marea Turbo, por
exemplo. E para provar suas qualidades esportivas ao volante,
Ver-o-Carro testou, por sete dias, o Pulse Abarth, cedido gentilmente
pela comunicação da Stellantis.
Logo
no primeiro contato visual, a presença da logomarca do escorpião ao
invés da da Fiat evidencia que seria um carro diferente dos demais,
aliado ao visual elegante. Foi só apertar o botão Poison, presente no
volante, que o escorpião inocula seu veneno, alterando os mapas de
motor, suspensão e direção, ficando arisco, como manda o figurino. Nas
ruas, mostrou-se comportado, sem demandar grandes esforços, enquanto que
na estrada e vias urbanas expressas, suportou a pressão, sem grandes
sobressaltos, sustentado pelo excelente acerto dinâmico do carro.
Seu
motor Firefly 1.3 Turbo 270 faz até 185 cv/27,5 kgfm, em associação a
um câmbio automático de seis marchas, e na avaliação, conseguiu médias
de consumo de 9,6 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada, isso em
condições de condução tranquilas, sem forçar o motor e sem usar o
Poison, mais usado nas ultrapassagens.
Outros
detalhes que muito chamaram a atenção no Pulse Abarth vão para o freio
de mão por comando elétrico (inclusive, desengata automaticamente com
câmbio em D e cinto de segurança afivelado), dupla saída de escapamento
com direito a ronco gutural, GPS nativo na multimídia de 10,2”,
carregador de celular por indução, sistema de som de alta qualidade (não
é de grife) e boa ergonomia nos bancos. Como faltas sentidas no meu
convívio, deixo para a falta de freios a disco nas rodas traseiras e
para o mau encaixe em certas peças no acabamento interior.
Custando
R$ 149.990, o Pulse Abarth saiu aprovado com todos os méritos possíveis
da nossa avaliação. A volta da divisão Abarth fez bem a Fiat, que não
deixa morrer a tradição de termos carros esportivos nacionais. De todo
modo, é um modelo que faria o escorpiano (assim como este colunista)
Carlo Abarth se orgulhar, envenenando na cidade, na estrada ou nas
pistas.
Ford Ranger Raptor: monstruosidade para qualquer terreno
Nono
lançamento da Ford em 2023 dentre os dez prometidos, a Ranger Raptor
quer ser aquela picape feroz que não tem medo de nenhum obstáculo.
Desenvolvida pela Ford Performance, divisão esportiva da marca, traz um
3.0 V6 biturbo de 397 cv/59,4 kgfm a gasolina, saindo da inércia aos 100
km/h em 5,8 segundos, o que a faz a mais rápida do país, superando as
Ram 1500 Limited e Rampage.
Os
diferenciais que fazem a Ford Ranger Raptor única no segmento são
chassi redesenhado, diferencial dianteiro e traseiro blocante, câmbio
automático de dez marchas com calibração exclusiva, paddle shifter e
modo manual, quatro modos de escapamento, ganchos de reboque e
protetores inferiores, visual exclusivo, agressivo e robusto,
amortecedores de competição Fox, direção ajustável para cada condição de
uso e bancos inspirados nos caças militares, com almofadas de pouso,
apoio lateral para aguentar até 2 g e o logo Raptor.
O
motorista pode selecionar sete modos de condução: Normal, Escorregadio,
Lama/Terra, Areia, Esportivo, Rock Crawl e Baja. Cada modo traz ajustes
específicos do motor, transmissão, freios, ABS, tração, direção,
suspensão e escapamento, alterando também o grafismo do painel de
instrumentos.
Vinda
da Tailândia, chega por R$ 448.600, com encomendas abertas na rede
autorizada Ford. Dada a proposta para off-road severo, seu maior
concorrente é o Jeep Gladiator. Em apenas cinco horas de pré-venda, 400
unidades do primeiro lote foram vendidas, 250 em meia hora. As primeiras
entregas estão previstas para fevereiro.
GWM amplia lista de benefícios aos novos clientes do Ora 03
Concessionárias
GWM de todo o Brasil começam a receber o Ora 03, primeiro modelo 100%
elétrico da chinesa, e em Belém, a Revemar revelou-o, na última
sexta-feira, 24, em cerimônia para clientes e amigos. Quem comprar o
hatch na pré-venda, tem direito a um pacote de vantagens.
Como
parte do Pacote Tranquilidade, a GWM selou parcerias com Raízen Power
(detentora de marcas como Shell Recharge e Tupinambá), Zlectric e
WeCharge. Quem reservar o Ora, ganhará vouchers para abastecimento
gratuito, de janeiro a dezembro de 2024., assegurando a maior rede de
recargas no país, distribuída pelas principais rodovias, postos,
estacionamentos, shoppings, arenas, hotéis e aeroportos, entre outros
locais.
E
não para por aí: o Ora 03 passa a ter revisões a cada 24 mil km ou dois
anos, o que ocorrer primeiro, ao preço de R$ 740 na primeira parada, R$
1.700 na segunda e R$ 740 na terceira. Para cotações de seguros, a GWM
estabelece parceria com a Aon, uma das maiores do mundo no ramo, cujo
valor está abaixo de concorrentes de outros segmentos na mesma faixa de
preço.
O
Ora 03 parte de R$ 150 mil na versão Skin e de R$ 184 mil na GT,
diferenciadas apenas pela capacidade da bateria; o motor de 171 cavalos é
o mesmo para qualquer uma.
EXPRESSO MOTORIZADO
- Omoda e Jaecoo, marcas pertencentes a Chery International, estão de malas prontas para o Brasil no próximo ano. Envolvidas numa queda de braço envolvendo, inclusive, o Grupo Caoa, que produz a chinesa no país, não contaram conversa e abrirão filial no país de maneira independente. A empresa lançará no próximo ano três novos modelos, sendo um Omoda e dois Jaecoo, em diferentes versões. Os veículos serão equipados com motorizações híbrida leve, híbrida plug-in e 100% elétrica.
- Toyota lança no Brasil a SW4 SRX Platinum, em substituição a antiga versão de entrada SRX, agora com a mesma dianteira da versão mais cara. Fora a nova dianteira, SW4 SRX Platinum vem também com novas rodas e elementos que dão mais luxo e sofisticação ao SUV. Custa sugeridos R$ 379.990 com cinco lugares e R$ 386.290 com sete.
- Outubro registrou alta de 16,53% na procura por seguros de automóveis, segundo dados do Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS) comparados com o mesmo período do ano passado. De acordo com a entidade, a maior alta se deu na região Nordeste (18,75%) e entre os maiores de 60 anos (21,83%); o melhor desempenho de outubro compensou a ociosidade de setembro, causada pelos feriados.
- O Congresso Autodata Perspectivas 2024 selou o fim de qualquer rumor da saída da Chevrolet no Brasil. Segundo o jornalista Fernando Calmon, em sua coluna, apesar do fracasso nas demissões de funcionários da fábrica de São José dos Campos (SP), a empresa receberá em breve, uma nova leva de investimentos, dando a entender que teremos carros híbridos no Brasil, como explicado nas entrelinhas pelo vice-presidente de Comunicação de Relações Governamentais da marca, Fábio Rua.
Até a próxima semana, motorizados! Vem ver o carro com a gente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.