sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Blitz do IPVA: Saiba como evitar prejuízos financeiros e regularizar os débitos automotivos

 

SIGA NOSSO INSTAGRAM: https://www.instagram.com/carpoint_news/     

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma obrigação que donos de carro, moto, ônibus, caminhão, dentre outros, devem pagar todos os anos. O valor desse tributo varia de acordo com a alíquota de cada estado (que pode variar de 1% a 6%) e o valor do veículo na tabela FIPE.

O que acontece se o IPVA não for pago?

A falta de pagamento do IPVA pode levar a complicações financeiras e problemas com a fiscalização de trânsito. Caso o veículo seja parado em uma blitz policial, o motorista poderá ter um problema tanto no bolso, quanto em sua carteira de motorista.

“O IPVA atrasado por si só não acarreta em multa de trânsito, e sim em juros no valor do pagamento, deixando o valor mais caro a cada dia de atraso. Além disso, o pagamento do IPVA é obrigatório para fazer o licenciamento do carro, e circular sem esse documento em dia constitui uma infração gravíssima, sujeita a multa e perda de pontos na CNH” explica Adalberto Da Pieve, CMO da Zapay, fintech especializada em facilitar a vida dos proprietários de veículos.

A multa por atraso no pagamento do IPVA varia de estado para estado. Em São Paulo, por exemplo, existe o acréscimo de 0,33% por dia de atraso, que pode chegar até 20% (o que corresponde a 60 dias). Além disso, há juros mensais baseados na taxa Selic.

Em relação às pendências com o licenciamento, veicular sem o documento atualizado acarreta em uma infração de trânsito gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47 e desconto de sete pontos na CNH. Ainda existe a possibilidade do veículo ser guinchado, inclusive com débitos adicionais com as diárias no pátio do DETRAN.

O ideal é que o condutor esteja em dia o quanto antes para que isso não se torne uma grande dor de cabeça futuramente. Importante frisar que, por meio do app da Zapay, motoristas têm a facilidade de poder consultar todo tipo de débito de trânsito e realizar pagamentos de multas, impostos e IPVA, com opção de parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito. “O parcelamento no cartão de crédito proporciona maior flexibilidade e uma chance de alívio no bolso dos brasileiros, permitindo que mantenham seus veículos em dia sem comprometer fortemente o orçamento mensal”, finaliza Adalberto.

vcrpbrasil.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.