quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Fluidos de arrefecimento ganham protagonismo nos veículos eletrificados

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

Com a evolução da eletromobilidade no Brasil, aspectos técnicos antes considerados secundários nos veículos a combustão ganham nova importância — como é o caso do sistema de arrefecimento. Em live promovida pela Valvoline™, referência global em tecnologia de lubrificantes e fluidos automotivos, o especialista Nelson Fernando, da NEO – Beyond Automotive Consulting, parceiro técnico da marca, detalhou os desafios e cuidados exigidos pelo controle térmico em veículos elétricos e híbridos.
 
Ao contrário dos modelos convencionais, que contam com um único circuito térmico, os veículos eletrificados operam com múltiplos sistemas simultâneos — incluindo bateria, inversores, conversores, motor elétrico e compressor do ar-condicionado — cada um com sua própria faixa de temperatura ideal. “O sistema térmico é um dos maiores desafios tecnológicos dos eletrificados. Ele exige fluido adequado e conhecimento técnico para preservar o desempenho, a segurança e a vida útil dos componentes”, afirmou Nelson.
 
A bateria, por exemplo, opera entre 10 °C e 40 °C de temperatura, sendo que o intervalo entre 25 °C e 28 °C é o ideal para ela trabalhar. Já os inversores e conversores trabalham em torno de 60 °C, enquanto o motor elétrico pode atingir 120 °C. Nos híbridos, o desafio se amplia com a presença do motor a combustão, que exige um circuito separado.
 
Além das diferenças térmicas, os veículos eletrificados contam com sistemas cada vez mais sofisticados, compostos por sensores, válvulas eletrônicas, bombas elétricas e módulos de controle. Nesse contexto, o fluido precisa ser compatível com materiais sensíveis, como alumínio, plásticos técnicos e componentes eletrônicos. O uso inadequado pode causar corrosão, formação de bolhas, falhas elétricas e até incêndios em caso de vazamentos.
A troca do fluido térmico também requer cuidados específicos, como a utilização de scanners automotivos, bombas de vácuo para a sangria e testes de contaminação. Segundo Nelson, mesmo em sistemas com longa durabilidade, é fundamental seguir as recomendações das montadoras quanto ao tipo de produto, à diluição com água desmineralizada, se necessário, e às verificações periódicas.
 
Um dos pontos mais críticos destacados na live foi a relação direta entre temperatura e vida útil das baterias. Uma célula de íon-lítio operando constantemente acima da faixa ideal pode ter sua durabilidade reduzida pela metade. “Além de preservar a bateria, o sistema térmico também é responsável pelo conforto a bordo, especialmente em veículos que geram menos calor residual do que os motores a combustão”, acrescentou.
 
A Valvoline apresenta em seu portfólio produtos com propriedades químicas que atendem às exigências dessa nova realidade. Entre os destaques estão:
  • Valvoline OEM Advanced 48 – Desenvolvido com tecnologia europeia de última geração, este fluido anticongelante à base de etilenoglicol oferece proteção confiável e duradoura para veículos de passeio, caminhões leves e veículos pesados. Sua fórmula avançada é livre de fosfatos e apresenta taxas reduzidas de pH e silicato, garantindo excelente desempenho na prevenção da corrosão em todos os metais do sistema de arrefecimento — inclusive o alumínio, um dos mais sensíveis, além de aditivação antiespumante. Ele é o mais indicado para veículos elétricos.
  • Valvoline OEM Advanced 40 – Com alta performance e tecnologia de ponta, este fluido anticongelante oferece máxima proteção e durabilidade no sistema de arrefecimento. Ele é um fluido com tecnologia Si-OAT, ou seja: é um tipo de fluido de arrefecimento que combina a tecnologia de ácidos orgânicos (OAT) com silicatos, oferecendo proteção avançada para motores modernos, especialmente aqueles com componentes em alumínio, prolongando significativamente a vida útil do sistema. Livre de fosfatos, boratos, nitratos, aminas e nitritos, o produto mantém suas propriedades por até cinco anos, seja em forma concentrada ou diluída com água desmineralizada. Além disso, conta com aditivos antiespumantes de alta qualidade e é totalmente compatível com juntas, mangueiras, plásticos e até com a pintura original do veículo, garantindo segurança, eficiência e confiança em qualquer condição de uso.
  • Valvoline™ Zerex™ Heavy Duty Nitrite Free – É um produto com fórmula química de longa vida e livre de nitrito e silicato, protegendo todos os metais do sistema de arrefecimento contra corrosão, inclusive o alumínio. Esse produto proporciona até 6 anos ou 965 mil km ou 12 mil horas de serviço dispensando prolongadores graças à tecnologia não-exaurível de ácidos orgânicos (OAT). É o produto com melhor indicação para veículos híbridos, uma vez que deve ser um produto compatível tanto com o sistema de arrefecimento do motor quanto com a bateria desses veículos. 
Com formulações avançadas, esses produtos são compatíveis com materiais de alta tensão, suportam temperaturas elevadas, evitam cavitação e ajudam a preservar a integridade do sistema.
 
A Valvoline reforça que o uso do produto certo, no procedimento certo, é mais do que uma recomendação — é uma exigência técnica diante da complexidade dos sistemas térmicos da eletromobilidade.

Fonte:  Textofinal de Comunicação Integrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.