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Com a evolução da eletromobilidade no
Brasil, aspectos técnicos antes considerados secundários nos veículos a
combustão ganham nova importância — como é o caso do sistema de
arrefecimento. Em live promovida pela Valvoline™, referência global em
tecnologia de lubrificantes e fluidos automotivos, o especialista Nelson
Fernando, da NEO – Beyond Automotive Consulting, parceiro técnico da
marca, detalhou os desafios e cuidados exigidos pelo controle térmico em
veículos elétricos e híbridos.
Ao contrário dos modelos convencionais,
que contam com um único circuito térmico, os veículos eletrificados
operam com múltiplos sistemas simultâneos — incluindo bateria,
inversores, conversores, motor elétrico e compressor do ar-condicionado —
cada um com sua própria faixa de temperatura ideal. “O sistema térmico é
um dos maiores desafios tecnológicos dos eletrificados. Ele exige
fluido adequado e conhecimento técnico para preservar o desempenho, a
segurança e a vida útil dos componentes”, afirmou Nelson.
A bateria, por exemplo, opera entre 10
°C e 40 °C de temperatura, sendo que o intervalo entre 25 °C e 28 °C é o
ideal para ela trabalhar. Já os inversores e conversores trabalham em
torno de 60 °C, enquanto o motor elétrico pode atingir 120 °C. Nos
híbridos, o desafio se amplia com a presença do motor a combustão, que
exige um circuito separado.
Além das diferenças térmicas, os
veículos eletrificados contam com sistemas cada vez mais sofisticados,
compostos por sensores, válvulas eletrônicas, bombas elétricas e módulos
de controle. Nesse contexto, o fluido precisa ser compatível com
materiais sensíveis, como alumínio, plásticos técnicos e componentes
eletrônicos. O uso inadequado pode causar corrosão, formação de bolhas,
falhas elétricas e até incêndios em caso de vazamentos.
A troca do fluido térmico também requer
cuidados específicos, como a utilização de scanners automotivos, bombas
de vácuo para a sangria e testes de contaminação. Segundo Nelson, mesmo
em sistemas com longa durabilidade, é fundamental seguir as
recomendações das montadoras quanto ao tipo de produto, à diluição com
água desmineralizada, se necessário, e às verificações periódicas.
Um dos pontos mais críticos destacados
na live foi a relação direta entre temperatura e vida útil das baterias.
Uma célula de íon-lítio operando constantemente acima da faixa ideal
pode ter sua durabilidade reduzida pela metade. “Além de preservar a
bateria, o sistema térmico também é responsável pelo conforto a bordo,
especialmente em veículos que geram menos calor residual do que os
motores a combustão”, acrescentou.
A Valvoline apresenta em seu portfólio
produtos com propriedades químicas que atendem às exigências dessa nova
realidade. Entre os destaques estão:
- Valvoline OEM Advanced 48 – Desenvolvido com tecnologia europeia de última geração, este fluido anticongelante à base de etilenoglicol oferece proteção confiável e duradoura para veículos de passeio, caminhões leves e veículos pesados. Sua fórmula avançada é livre de fosfatos e apresenta taxas reduzidas de pH e silicato, garantindo excelente desempenho na prevenção da corrosão em todos os metais do sistema de arrefecimento — inclusive o alumínio, um dos mais sensíveis, além de aditivação antiespumante. Ele é o mais indicado para veículos elétricos.
- Valvoline OEM Advanced 40 – Com alta performance e tecnologia de ponta, este fluido anticongelante oferece máxima proteção e durabilidade no sistema de arrefecimento. Ele é um fluido com tecnologia Si-OAT, ou seja: é um tipo de fluido de arrefecimento que combina a tecnologia de ácidos orgânicos (OAT) com silicatos, oferecendo proteção avançada para motores modernos, especialmente aqueles com componentes em alumínio, prolongando significativamente a vida útil do sistema. Livre de fosfatos, boratos, nitratos, aminas e nitritos, o produto mantém suas propriedades por até cinco anos, seja em forma concentrada ou diluída com água desmineralizada. Além disso, conta com aditivos antiespumantes de alta qualidade e é totalmente compatível com juntas, mangueiras, plásticos e até com a pintura original do veículo, garantindo segurança, eficiência e confiança em qualquer condição de uso.
- Valvoline™ Zerex™ Heavy Duty Nitrite Free – É um produto com fórmula química de longa vida e livre de nitrito e silicato, protegendo todos os metais do sistema de arrefecimento contra corrosão, inclusive o alumínio. Esse produto proporciona até 6 anos ou 965 mil km ou 12 mil horas de serviço dispensando prolongadores graças à tecnologia não-exaurível de ácidos orgânicos (OAT). É o produto com melhor indicação para veículos híbridos, uma vez que deve ser um produto compatível tanto com o sistema de arrefecimento do motor quanto com a bateria desses veículos.
Com formulações avançadas, esses
produtos são compatíveis com materiais de alta tensão, suportam
temperaturas elevadas, evitam cavitação e ajudam a preservar a
integridade do sistema.
A Valvoline reforça que o uso do produto
certo, no procedimento certo, é mais do que uma recomendação — é uma
exigência técnica diante da complexidade dos sistemas térmicos da
eletromobilidade.
Fonte: Textofinal de Comunicação Integrada
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