quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Os 5 segredos fundamentais sobre a troca do interruptor de pressão de óleo

 

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Interruptores de pressão de óleo são aliados importantes na detecção precoce de falhas no motor. Sua correta aplicação, manutenção preventiva e substituição em tempo hábil são ações que preservam a integridade do motor do veículo e evitam prejuízos ao motorista. Esses componentes são responsáveis por monitorar a pressão do óleo lubrificante do motor e, ao detectar que a pressão do óleo lubrificante está abaixo do mínimo especificado para o motor, atua como um sistema de alerta através do acendimento da luz de óleo no painel, ajudando a prevenir falhas graves no motor bem como o desgaste prematuro de peças internas.

Nos casos em que a substituição se faz necessária, a escolha por peças de alta qualidade e com especificações adequadas é indispensável. Para assegurar o pleno funcionamento do sistema de lubrificação e a precisão na leitura dos dados, a NTK, marca da Niterra, multinacional japonesa também responsável pela NGK e referência em componentes para sistemas de ignição, recomenda:

1- Realizar a manutenção do veículo regularmente, com foco nas trocas de óleo e filtros nos prazos recomendados. Esses cuidados preservam o funcionamento eficiente do sistema de lubrificação.

2- Utilizar o óleo lubrificante especificado pela montadora, de acordo com as exigências do motor. Isso garante a viscosidade e aditivos de proteção adequadas aos componentes internos.

3- Verificar a existência de vazamentos de óleo no motor, especialmente em conexões, retentores e vedadores. Pequenos vazamentos podem causar queda de pressão, devido ao nível baixo do lubrificante e comprometer o desempenho.

4- Monitorar o nível do óleo periodicamente, com o motor frio e o veículo em superfície plana. Uma checagem simples que ajuda a evitar falhas por falta de lubrificação.

5- Aplicar o interruptor de pressão correto para a motorização do veículo, conforme especificação técnica. Cada sensor possui uma calibração específica para a pressão mínima exigida.

Sintomas de falha e cuidados adicionais

Quando a luz de óleo acende no painel, nem sempre a indicação é de falha no interruptor. O comportamento pode ser um sinal de alerta para problemas como a falta de óleo, a presença de lubrificante fora da especificação, deficiência na bomba de óleo, baixa pressão do óleo lubrificante ou de obstruções causadas por borra.

Entretanto, vazamentos, entupimentos causados por resíduos metálicos ou borras e ressecamento da membrana são indicativos de que o componente deve ser substituído. Impactos causados por acidentes e envelhecimento natural também comprometem sua integridade.

“A instalação adequada e o torque correto, conforme especificado pelo fabricante do motor, são essenciais para o funcionamento eficiente do interruptor. Também é preciso fazer a substituição após a retífica do motor, pois resíduos metálicos do desgaste anterior podem comprometer sua integridade e operação”, afirma Hiromori Mori, consultor de assistência técnica da Niterra

A NTK reforça seu compromisso em fornecer peças automotivas para o sistema de injeção de alta qualidade e orientar os profissionais da reparação e os condutores quanto às boas práticas na manutenção de seus veículos.

Fonte: RPMA Comunicação

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