quinta-feira, 2 de outubro de 2025

O que as montadoras não querem que você saiba, a Nissan revela

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial    

Segundo a Organização Mundial da Saúde1, cerca de 1,19 milhão de pessoas morrem a cada ano no mundo em decorrência de acidentes de trânsito, o que torna essas colisões a 12ª causa de fatalidade mais comum em nível global. Nesse contexto, a Nissan reafirma seu compromisso de projetar e fabricar veículos seguros e inteligentes com um objetivo claro: zero fatalidades. Como ela faz isso? Com o “Nissan Safety Shield”, um escudo de segurança de máxima tecnologia, que a diferencia radicalmente de outras propostas do mercado.

A estratégia de segurança da Nissan busca proteger motorista a passageiros em qualquer cenário: antecipando riscos por meio de tecnologias preditivas, auxiliando durante a condução e, em caso de batidas ou colisões inevitáveis, mitigando danos.

Na prevenção antes do risco, destaca-se o Monitor Inteligente de Visão 360°, presente, por exemplo, no Nissan Versa, Sentra, Kicks, X-Trail, Frontier, entre outros modelos, que permite a quem dirige ter uma visão completa do entorno do carro, seja em movimento ou no momento de estacionar, através das quatro câmeras externas que são projetadas na tela do veículo. A isso se soma o alerta de tráfego cruzado, no qual o sistema pode detectar, por meio de seus radares, veículos, pedestres ou ciclistas que cruzem atrás do carro enquanto se realiza uma manobra de ré.

Quando o risco aparece, os avisos visuais e sonoros de mudança de faixa e ponto cego dos veículos da marca ajudam a corrigir manobras antes que ocorra um acidente, tornando-se cruciais. Além disso, o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, disponível em vários modelos da linha, emprega sensores frontais que fixam uma distância relativa ao veículo que está à frente, em todos os momentos.

Já no caso de uma batida iminente, é a vez de tecnologias como o alerta inteligente de colisão frontal e a frenagem inteligente de emergência entrarem em ação. No caso dessas tecnologias, os sensores do veículo detectam um movimento ou até uma parada repentina de até dois veículos à frente, alertando o motorista com um sinal sonoro e visual e, em caso de nenhuma ação do motorista, o veículo freia completamente sozinho.

Em caso de batida ou colisão inevitável, as estruturas reforçadas, zonas de deformação programada e os sistemas como múltiplos airbags que reduzem lesões, ganham protagonismo. Dos modelos da marca, 100% contam com seis airbags. Após o impacto, as luzes de emergência ativadas pelo airbag facilitam a visibilidade e a assistência imediata.


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.