CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial
Defender Rally revelou o Defender Dakar D7X-R, o carro oficial da equipe para o Campeonato Mundial de Rally-Raid de 2026 (W2RC), antes de sua estreia competitiva no Rali Dakar, o rally-raid mais extremo do mundo.
Uma equipe talentosa de pilotos e co-pilotos enfrentará a aventura a bordo do D7X-R, em mais de 80 horas de pilotagem competitiva, ao longo de duas semanas e aproximadamente 5.000 km de etapas cronometradas. A formação inclui:
- Stéphane Peterhansel e Mika Metge
- Rokas Baciuška e Oriol Vidal
- Sara Price e Sean Berriman
Todos apoiados por uma equipe experiente de engenheiros e mecânicos, sob o comando do novo Team Principal, Ian James.
Cada Defender Dakar D7X-R nasce na linha de produção da moderna fábrica da Defender em Nitra, Eslováquia, cumprindo totalmente os regulamentos que determinam que a carroceria do carro de competição não pode ser modificada em relação à de produção.
As novas regras da categoria Stock, que estreia em 2026, definem o que não pode ser alterado em relação ao carro de produção e o que pode ser modificado. O D7X-R mantém:
- a arquitetura robusta D7x,
- transmissão e
- o layout do sistema de tração do Defender OCTA.
Também utiliza o mesmo motor V8 biturbo de 4,4 litros, sem alterações mecânicas, conforme exigido pela FIA, rodando com combustível sustentável avançado*.
Visualmente, o carro estreia uma pintura “Geopalette”, inspirada nos tons do deserto — areia, pedra e terra, com toques de azul-aqua que remetem às raras águas que aparecem nesses cenários.
Mark Cameron, Diretor-Geral da Defender, Defender: “A Defender é a marca britânica original de aventura, sinônimo de capacidade imbatível e espírito expedicionário, algo que temos orgulho de demonstrar no cenário competitivo mundial. O Defender Dakar D7X-R é o Defender mais robusto já construído. Ele preserva a arquitetura e o design do OCTA, mas foi projetado para enfrentar o desafio off-road definitivo..”
Introduzindo Defender Dakar D7X-R
Embora os regulamentos da categoria Stock limitem as alterações em elementos-chave do Defender OCTA, o modelo de competição conta com uma série de modificações feitas pela Defender Rally, projetadas para enfrentar o desafio extremo do Dakar e as etapas seguintes do W2RC.
O Defender Dakar D7X-R utiliza a mesma carroceria do Defender 110, mas recebe um tanque de combustível sob medida de 550 litros, instalado na parte traseira do veículo para suportar as longas etapas off-road — a mais longa no ano passado ultrapassou 800 km — além de uma estrutura de proteção roll cage de especificação de competição para segurança da tripulação.
Para lidar com as exigências do deserto, o D7X-R utiliza pneus de 35 polegadas, uma bitola 60 mm mais larga e uma altura de rodagem elevada, aumentando significativamente a altura livre do solo.
A carroceria foi modificada na dianteira e na traseira para garantir que o D7X-R mantenha o DNA de design do OCTA, ao mesmo tempo em que melhora os ângulos de ataque e saída. Os arcos de roda ampliados do OCTA ficam ainda mais pronunciados no D7X-R, acomodando a bitola maior e conferindo uma postura ainda mais robusta. Os painéis de porta foram ajustados, e soleiras foram adicionadas para permitir proteção extra sob o assoalho, essencial para resistir aos impactos extremos durante a corrida.
A suspensão mantém o princípio cinemático do Defender OCTA de produção, mas foi aprimorada com um sistema de amortecimento de alta performance — incluindo coil-over simples na frente e amortecedores duplos paralelos na traseira — desenvolvido em colaboração com o novo Parceiro Oficial de Amortecedores, a BILSTEIN. Desenvolvido e testado nos programas da Defender Rally, o sistema melhora o desempenho em condições extremas e lida com o peso adicional do tanque de 550 litros totalmente cheio. A parceria amplia a relação existente com a Defender, já que seus modelos de produção também usam amortecedores BILSTEIN.
A marca junta-se ao portfólio de parceiros de classe mundial da Defender Rally, que inclui Castrol, além dos fornecedores Shackleton e Alpinestars.
Embora o motor V8 de produção do OCTA permaneça mecanicamente inalterado (embora um restritor de ar limite a potência conforme os regulamentos da categoria Stock da FIA**), o sistema de arrefecimento foi amplamente atualizado para lidar com as temperaturas extremas do deserto. O resfriamento foi aprimorado com o aumento da área frontal e otimização do fluxo de ar pela grade, onde um único radiador de grande tamanho substitui os três radiadores presentes no modelo de produção. O fluxo de ar é auxiliado por quatro ventiladores 12V, essenciais para resfriamento em baixa velocidade. Revisões no capô também colaboram para a ventilação, enquanto um filtro adicional impede a entrada de areia pelas entradas de ar. Entradas de ar no teto e um conjunto de luzes auxiliares também foram adicionados.
O Defender Dakar D7X-R utiliza a mesma transmissão automática de oito marchas do OCTA de produção, mas com uma relação final mais curta, adequada às condições típicas de rally-raid, maximizando o torque em baixa velocidade. Um sistema de freios específico para rally também foi instalado, com discos ventilados, pinças dianteiras de seis pistões e traseiras de quatro pistões.
A eletrônica do D7X-R é gerenciada por uma única unidade de controle de motorsport, garantindo máxima robustez nas condições extremas do rally, acompanhada de calibrações internas desenvolvidas especialmente para competição. Um novo “Flight Mode” foi criado pela equipe da Defender Rally para lidar com os inúmeros saltos nas dunas do deserto. O Flight Mode ajusta automaticamente a entrega de torque às rodas sempre que o veículo está no ar, garantindo um pouso mais suave e protegendo o conjunto mecânico.
No interior, há um sistema de navegação regulamentado pela FIA e um head-up display que exibe velocidade e direção, além de um painel de instrumentos configurável para motorsport. O layout e os bancos de competição com seis pontos, regulamentados pela FIA, são ajustados individualmente para cada piloto, garantindo conforto máximo durante longos períodos ao volante.
A bordo, os pilotos transportam oito litros de água, três rodas sobressalentes — instaladas no lugar dos bancos traseiros e fixadas à nova estrutura —, além de ferramentas, ar comprimido e peças essenciais. Um par de macacos hidráulicos integrados permite levantar qualquer lado do veículo.
Ian James, Team Principal of Defender Rally: “Defender está avançando rumo ao desconhecido — para superar as dunas, enfrentar o calor e correr no limite contra o relógio. Sabemos que o Dakar é um dos maiores desafios do automobilismo — e é exatamente por isso que estamos entrando. Após um programa intenso de testes, a equipe está pronta para a aventura que vem pela frente, e o Defender Dakar D7X-R foi construído para enfrentá-la. Com parceiros de classe mundial e alguns dos melhores pilotos de rally-raid do planeta, daremos tudo de nós. Estou extremamente orgulhoso e animado para fazer nossa estreia competitiva no W2RC e ansioso pelo que a temporada trará.”
A Defender Rally já completou mais de 6.000 km de testes off-road com o Defender Dakar D7X-R em sua forma de protótipo, e agora a equipe está pronta para encarar seu primeiro grande desafio: o Rali Dakar 2026, que começa em 03 de janeiro, na Arábia Saudita.
(*) Conforme os regulamentos da FIA — Apêndice J, Artigo 266 — Regulamentos de Energia para Veículos de Competição, Artigo 3 — Combustível Sustentável Avançado, 3.2 AS Gasolina.
(**) Os regulamentos da categoria Stock da FIA limitam a potência com base na relação cavalos-de-potência por quilo. A potência final regulamentada do D7X-R — que será inferior aos 635 PS do OCTA de produção — será definida de acordo com a publicação dos documentos de Homologação da FIA em 1º de janeiro de 2026.
Citação BILSTEIN:
Hanno Luczak, Diretor Técnico, thyssenkrupp Bilstein GmbH:
“A BILSTEIN tem orgulho de ser uma parceira ativa da Defender Rally durante essa jornada extraordinária para a marca. Trazemos nossa expertise em amortecimento e décadas de excelência em engenharia para garantir que cada detalhe seja projetado para desempenho máximo nas condições mais exigentes e severas. O Rali Dakar marca o início do Campeonato Mundial de Rally-Raid e representa desafio, inovação e resistência — valores que definem a BILSTEIN como uma marca premium há gerações.”
Citações dos pilotos:
Stéphane Peterhansel: “A experiência não torna o Dakar mais fácil, ela apenas ajuda você a entender o quão difícil ele realmente é. Testamos extensivamente o Defender Dakar D7X-R e foi brutal, como deveria ser. Temos que estar preparados para qualquer coisa.”
Rokas Baciuška: “Dakar desafia não só os limites humanos, mas da tecnologia e engenharia. Ninguém sabe a rota do Dakar deste ano, muito menos o resultado, mas estamos determinados a vencer e temos o carro certo para isso.”
Sara Price: “Dakar não é apenas uma corrida contra os outros, é uma corrida contra si mesmo; um verdadeiro teste de resistência humana e trabalho em equipe. Como equipe, precisamos nos tornar um e com o Defender encarar um quilômetro de cada vez, nos adaptando a qualquer desafio que apareça. Podemos estar entrando no desconhecido, mas estamos levando o carro mais resistente de todos e mal posso esperar para que a corrida comece.
Fonte: Inside Out PR

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.