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Os
mercados da América Latina e do Caribe são dos mais dinâmicos e
importantes para picapes pequenas e médias. Graças à sua versatilidade e
confiabilidade, esse tipo de veículo desempenha um papel fundamental
tanto no setor de frotas quanto no uso privado, o que gera a necessidade
de avaliar e melhorar a segurança de seus ocupantes e usuários
vulneráveis nas vias.
Sob o protocolo de avaliação atual, que termina em dezembro de 2025, o
Latin NCAP avaliou sete modelos de picapes vendidos na região: as médias
Mitsubishi L200/Triton, Ford Nova Ranger, Volkswagen Amarok e Great Wall Motors Wingle 5, e as pequenas Chevrolet Montana e Fiat Strada, e sua irmã corporativa, a RAM 700.
Dois desses modelos, o L200/Triton e a Nova Ranger, alcançaram cinco estrelas. As
versões anteriores desses modelos foram avaliadas pelo Latin NCAP com
resultados piores e foram voluntariamente melhoradas pelos fabricantes,
alcançando a classificação máxima. Isso não apenas demonstra a
importância que esses veículos têm na frota para os consumidores
habituais, mas também a relevância que os gestores de frotas atribuem à
segurança ao tomar suas decisões de compra. Os resultados de
2019 da Nissan Frontier/Navara/NP300 e da Toyota Hilux, ambos avaliadas
sob os protocolos anteriores, menos exigentes, não são mais válidos para
serem usados pelos fabricantes para fins de marketing e não conseguiram
se manter atualizados nem demonstrar aos consumidores e gestores de
frotas que podem atingir o máximo desempenho em segurança com o
protocolo atual do Latin NCAP, como fizeram a Mitsubishi e a Ford. O
equipamento de segurança e desempenho insuficientes da Great Wall Motors
Wingle 5 contradiz o que o fabricante vende em outros mercados, ou
mesmo dentro de sua própria frota com modelos mais novos. Ao mesmo
tempo, há cada vez mais modelos melhor equipados produzidos em mercados
relativamente novos, como o mercado asiático, mas seu desempenho em
segurança no mundo real ainda precisa ser comprovado por meio de testes
de colisão independentes no Latin NCAP.
Esses resultados publicados pelo Latin NCAP ganham ainda mais relevância
à luz do recente estudo “Salvando Vidas Além de 2025: Avançando na
Segurança Viária, Recomendações do Grupo de Especialistas Acadêmicos
para a 4ª Conferência Ministerial Mundial sobre Segurança Viária”(1), que destaca que cerca de 400
mil mortes, ou um terço de todas as mortes nas estradas em todo o
mundo, são causadas por acidentes de trabalho e que 92% de todas as
mortes nas estradas em todo o mundo ocorrem em países de baixa e média
renda. Especificamente nos países da América Latina e do
Caribe, onde as condições de condução, o nível de segurança dos
veículos, o comportamento dos usuários das vias e a infraestrutura
apresentam desafios diferentes dos mercados mais desenvolvidos, os
gestores de frotas e os usuários comerciais agora contam com picapes
médias com a máxima classificação em segurança para escolher, de acordo
com o último protocolo do Latin NCAP.
Picapes pequenas
Também
foram avaliadas e classificadas picapes menores baseadas em plataformas
monobloco em vez de chassi-carroceria, como a Fiat Strada (modelo mais
vendido no Brasil), sua irmã corporativa, a RAM 700, e a Chevrolet
Montana. Infelizmente, nenhuma delas oferece Sistemas Avançados de
Assistência à Condução (ADAS), nem mesmo como opcional. Embora a
Chevrolet Montana tenha demonstrado que é possível oferecer a máxima
segurança passiva de série através de seis airbags padrão, incluindo
airbags de cortina, e uma estrutura estável, os airbags laterais de
cabeça e tórax da Strada/700 não proporcionaram a proteção básica na
versão cabine dupla no impacto lateral de poste. A ausência total de
airbags laterais na também popular versão de cabine simples do Fiat
Strada/RAM 700, bem como a instabilidade da estrutura e a falta de
características de segurança em muitas outras áreas da avaliação,
aumentam ainda mais o risco de lesões potencialmente fatais para os
ocupantes desses veículos.

Destaques:
- É possível equipar frotas de trabalho e comerciais com a máxima segurança: as picapes médias e pequenas podem oferecer um desempenho de segurança cinco estrelas. Os veículos de trabalho também podem oferecer a máxima segurança. A Ranger, a L200/Triton e a Amarok obtiveram pontuação suficiente para alcançar a classificação máxima em segurança passiva para ocupantes adultos, crianças e usuários vulneráveis das vias no segmento de picapes médias. A Chevrolet Montana, com máxima segurança passiva, também oferece uma opção segura no segmento de picapes pequenas.
- Relevância no mercado: em 2024, foram vendidas mais de um milhão de picapes em 17 mercados da América Latina e do Caribe, o que representou 18,4% das vendas totais. Em termos de volume de vendas, o mercado de picapes em 2024 representou 19,4% e 26,7% no Brasil e na Argentina, respectivamente. O mercado de picapes pequenas e médias cresceu mais de 7% entre 2023 e 2024.(2)
- Não há desculpas para não proteger os usuários vulneráveis nas vias: mesmo em veículos desafiadores para a proteção de pedestres e usuários vulneráveis nas vias (VRU), a L200 e a Ranger apresentaram um bom desempenho na proteção de VRU, combinando ADAS e segurança passiva para pedestres.
- Antecipar e prevenir colisões: a Ford Ranger e a Mitsubishi L200/Triton lideram a disponibilidade de sistemas ADAS de alto desempenho neste segmento. As tecnologias ADAS, que ajudam a salvar vidas e reduzir custos, como a Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), os Sistemas de Assistência de Faixa (LSS) e a Detecção de Ponto Cego (BSD), estão amplamente disponíveis em todos os mercados onde esses veículos são vendidos, com bom desempenho e uma incorporação crescente à frota. A Amarok, que oferece Aviso de Colisão Frontal sem função de frenagem, é útil em algumas situações, mas precisa de melhorias para implementar sistemas ADAS ativos.
- Evidência baseada em dados: 400 mil mortes, ou um terço de todas as mortes em acidentes de trânsito em todo o mundo, ocorrem em acidentes de trabalho. Isso inclui todas as mortes em que pelo menos uma das pessoas envolvidas no acidente trabalhava, seja como motorista, passageiro ou pedestre, incluindo os trabalhadores rodoviários.
- A segurança veicular deve ser um elemento-chave de um ambiente de trabalho seguro, tanto no setor público quanto no privado. Para a compra de frotas públicas ou privadas, consulte o Guia de segurança de frotas e política de compras mais seguras do Global NCAP 2025-2026.
- Evite comprar veículos que não tenham sido avaliados pelo NCAP local, Latin NCAP no caso da América Latina e do Caribe, e – sempre que possível – escolha a classificação de estrelas mais alta.
- Para uma frota mais segura, adquira veículos de passageiros com cinco estrelas no Latin NCAP, cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça em todos os assentos, com pelo menos dois airbags frontais, dois airbags laterais para o corpo e dois airbags laterais para a cabeça (também conhecidos como airbags de cortina). Adquira também modelos que ofereçam proteção para pedestres, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), ancoragens ISOFIX e Assistência Inteligente de Velocidade (ISA). Se disponíveis, inclua as tecnologias AEB, LSS e BSD.
- Com o objetivo de prevenir acidentes de trânsito fatais e lesões entre funcionários e terceiros, o Grupo Acadêmico de Especialistas da IV Conferência Ministerial Mundial sobre Segurança Rodoviária recomenda que o setor automotivo fabrique e comercialize os veículos mais seguros possíveis para fins comerciais e de frotas e ofereça veículos com o mais alto nível de desempenho de segurança para todos os mercados globais e submeta os veículos comercializados para uso comercial ou de frotas a testes independentes, como os programas de avaliação de consumidores, Latin NCAP, para informar os compradores organizacionais sobre o desempenho de segurança de seus produtos.
- https://trafikverket.diva-
portal.org/smash/record.jsf? pid=diva2%3A1936696&dswid=- 5968 - Fuente: Felipe Munoz – Car Industry Analysis

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