CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial
A bomba de direção hidráulica é fundamental para os sistemas de direção assistida, que possibilitam uma condução mais suave ao fornecer pressão hidráulica para facilitar a movimentação das rodas e do volante, especialmente em baixas velocidades, durante manobras ou ao estacionar. “É ela que pressuriza o fluido hidráulico para diminuir o esforço necessário ao dirigir”, comenta Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata.
Sinais que podem indicar desgaste da bomba de direção hidráulica – Leite ressalta a importância de estar atento aos sintomas de problemas na bomba de direção hidráulica. Ruídos estranhos ao girar o volante podem ser um indício de que componentes como rolamentos, correia ou polia estejam danificados. Além disso, a dificuldade em girar o volante pode ser causada por baixo nível de fluido, falhas na bomba ou danos na caixa de direção, revela.
O surgimento de vazamentos no sistema hidráulico pode provocar queda no nível do fluido, tornando o volante pesado e dificultando a condução, o que também compromete a segurança, principalmente em manobras de emergência. Vazamentos podem ser resultado do desgaste de mangueiras, conexões defeituosas ou componentes danificados.
Ele destaca também que a falta de fluido provoca maior atrito na bomba de direção, aumentando a temperatura de funcionamento e causando, assim, o superaquecimento do líquido. “Esse processo pode ocasionar cheiro de queimado”, alerta.
Como prevenir problemas – A recomendação é realizar inspeções regulares e levar o veículo a uma oficina de confiança ao detectar indícios de falhas, para manter o desempenho do veículo e a segurança no trânsito. Caso seja preciso substituir o componente, é necessário checar outros itens do sistema, entre eles o estado das mangueiras e do fluido, bem como das polias e correias. “Verifique também a caixa de direção quanto a folgas excessivas, limpeza do reservatório, vedação adequada, braços de direção e terminais desgastados, além de suportes e fixações, que devem estar bem firmes”, finaliza.
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.