quarta-feira, 23 de junho de 2010

Lançamento – Volkswagen SpaceFox 2011


Por Macus Lauria (texto e fotos)

* Viagem a convite da Volkswagen do Brasil

Foi apresentado nesta segunda e terça-feira (21 e 22) em Curitiba (PR), a nova SpaceFox, que recebeu um leve “face-lift” na dianteira e na traseira, ficando com o visual compatível com o novo DNA da marca alemã. A SpaceFox foi lançada em 2003 e desde então nunca tinha recebido nenhum retoque profundo como o desta versão 2011. Alam da parte externa renovada, o interior recebeu as mesmas mudanças já apresentadas no Fox, ano passado e novos itens de série e versões. Os preços também foram reduzidos. O CarPoint News viajou para Curitiba a pedido do colega João Mendes.



Por fora o novo SpaceFox chama logo atenção, com suas linhas fluídas e esportivas. A “SportWagon”, como a própria Volkswagen insiste em chamar a Station Wagon da marca tem como maior novidade as novas lanternas traseiras, que perderam o aspecto circular e ficaram mais retas e modernas, inspiradas no SUV Touareg, combinando com o resto do design do carro. Na frente a grade dianteira ganhou filetes cromados, além de um novo pára-choque dianteiro e traseiro, que recebeu elemento horizontal e defletores integrados. Os retrovisores externos receberam sinalizadores de direção, agora de série em todas as versões. Assim como o banco do motorista com regulagem de altura e porta-objetos na parte inferior (são 17 ao todo), e detalhes cromados em algumas partes do interior. O quadro de instrumentos foi desenvolvido com display em LCD, com mostradores duplos, seguindo o padrão europeu da marca.



A nova Space Fox chega em duas versões de acabamento, a versão de entrada, chamada de SpaceFox 1.6, tem preço inicial de R$ 48.790 (R$ 1.569 mais barata do que a versão mais simples do modelo comercializada atualmente); seguida pela 1.6 I-Motion (equipada com câmbio automatizado ASG) por R$ 51.469; já a SpaceFox Sportline sai por R$ 55.190; e por fim, a Sportline I-Motion, por R$ 57.860. Com um pacote de itens de série renovado em todas as versões, o novo SpaceFox se torna bem atraente ente os concorrentes do mercado. Já a partir da versão de entrada, o modelo oferece direção hidráulica, ar-condicionado, limpador/desembaçador do vidro traseiro, regulagem do banco do motorista, redes nas laterais do porta-malas, banco traseiro com ajuste longitudinal, travamento central, trio elétrico, entre outros. A versão com acabamento mais completo, a Sportline, oferece além dos itens da versão de entrada computador de bordo com sete funções, sensor de chuva e sensor crepuscular, airbag duplo, e freios com ABS. Se porta-malas é de 430 litros, que pode ser aumentado para 527 litros devido ao banco traseiro corrediço, enquanto que com os bancos totalmente rebatidos, a capacidade de carga sobe para 1.385 litros.




Sob o capô está instalado o velho conhecido 1.6 VHT Total Flex, que dispõe de 104 cv de potência a 5.250 rpm (com álcool) e 15,6 kgfm de torque (a 2.500 rpm). Segundo a Volkswagen esse motor acelera de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos e atinge velocidade máxima de 181 km/h, abastecido com etanol e utilizando o câmbio manual normal. A suspensão também recebeu um reforço, para melhorar o conforto interno do motorista, e por que não, dos passageiros. Com um novo pacto de acabamento interno, o SpaceFox oferece agora detalhes na cor cinza Antracite com a forração dos bancos podendo variar da combinação de malharia Titan e tear Ametista, de tons mais frios, à malharia Latte Machiatto com tear Diamante. Já a Sportiline tem detalhes internos em cinza Siberiam e bancos em tecidos Grafite Machiatto e malharia Loop Titan. Esta versão pode receber bancos revestidos em couro e vinil, opcionalmente. Além disso está sendo oferecido preparação para som em todas as versões com antena, quatro alto-falantes e dois tweeters, oferecendo (diversos) módulos opcionais, já conhecidos da marca como Módulo Rádio, com conexão Bluetooth para telefone celular, entradas USB e SD Card, ou o Módulo CD Player, com MP3, conexão Bluetooth e entradas para USB, SD Card e iPod.








PRIMEIRAS IMPRESSÕES


Curitiba/PR – A nova SpaceFox chama a atenção logo a primeira vista, seu desing mais moderno e esportivo é logo percebido. Após avaliar suas linhas, cheguei a conclusão que a Station Wagonda Volkswagem ficou muito bonita e atraente, as linhas dos faróis dianteiros em conjunto com o novo pára-choque deram um toque de carisma ao modelo, que com a nova lanterna traseira, com linhas mais retas casaram bem com o conjunto da carroceria, levando a harmonia que faltava ao SpaceFox. Deixando um pouco de lado o novo desenho do veículo, partimos para o novo interior, todo reformulado e com as mesmas mudanças feitas recentemente no Fox, deixou o ambiente interno mais agradável e aconchegante, e com um certo toque luxuoso, dos modelos mais caros da linha de veículos da marca. Achar a posição de dirigir é fácil, o versão testada, Sportline I-Motion, estava completa de tudo, bancos com regulagem milimétrica, volante com regulagem de altura e profundidade e retrovisores elétricos facilitaram nesta hora. Após ajeitar o banco de couro, de ótima qualidade, bastou deixar o câmbio automatizado ASG em N (Neutro) e girar a chave no contato para sentir toda a potência do ótimo motor 1.6 TotalFlex de 104 cv, abastecido com álcool. Apesar dos trancos sentidos pelo câmbio automatizado, a conversa entre o motor e a caixa de câmbio foi tranqüila, o motor puxa bem a SpaceFox e não deixa o motorista na mão, quando mais precisa, principalmente em ultrapassagens mais arriscadas. Com a suspensão renovada, o SpaceFox não fez feio nas curvas mais fechadas, mesmo com o piso levemente molhado o carro não perdeu a trajetória em nenhum momento. Nas estradas de São José dos Pinhas, em Curitiba, foi possível alcançar a velocidade de 170 km/h, sem muita dificuldade, momento que foi crucial para testar a ótima acústica do carro, que manteve seu interior sem chocalhos, ou barulhos indesejáveis, mesmo com todos os vidros fechados, devido ao frio que estava naquela Cidade. Enfim, o SpaceFox é bom de dirigir e confortável, predicados importantes para quem deseja levar a família para uma viagem longa, ou mesmo usar no dia-a-dia em uma cidade grande.




*FICHA TÉCNICA:

Link: http://www.maxpressnet.com.br/e/vw/ficha_tecn_new_spacefox22-06.pdf

* Dados de fábrica

9 comentários:

  1. A nova spacefox ta muuuito legal mesmo, bela reportagem!!

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  2. realmente o carro saiu do esgoto e foi para o vinho.
    Só falta um motor mais arisco na linha sport.

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  3. se vier um guri esse ano é capaz de me fazer trocar de carro..

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  4. Carro bom. Tenho uma 2009. Vou trocar.

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  5. podiam ter colocado CLIMATRONIC..e porta trecos na parte superior do painel como no new fit

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  6. Este comentário foi removido pelo autor.

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  7. Ficou muito bonita, sem dúvida. Mas 4 mil mais cara que a principal concorrente Palio Weekend 1.4. Palio Wk com o kit Attractive 3 (ar, direção, vidro elétrico, rodas de liga 14) sai por 46700. O site da VolksWagen não tem a SpaceFox ainda. Agora, o Voyage recebendo essas atualizações e vindo num preço legal, tem tudo pra tirar o Siena da primeira colocação.

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  8. Não curti muito não, ainda iria mais de Palio Weekend. Ótima matéria!

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  9. Parece ter melhorado bastante...
    Mas ainda muito caro pra um VW... quase 60 mil se compra um carro muito melhor e mais potente...

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