terça-feira, 30 de novembro de 2010

Fusion Híbrido: quando o custo é benefício. silêncio não tem preço


Por www.fordparatodos.com.br

O Fusion Híbrido abre uma nova categoria de automóveis vendidos no Brasil. Trata-se de um veículo de alta tecnologia, cujas principais características são o desempenho, economia, segurança e silêncio. Este último item terá que ser assimilado pelos proprietários e usuários pois é inédito no mercado nacional. Eles não devem se esquecer de avisar manobristas e valets de estacionamentos pois, com certeza, vão se atrapalhar com a ausência de som no motor. Para bem dirigir o Fusion Híbrido, o proprietário precisa dedicar algum tempo para entender e conhecer tudo que ele oferece de informações, conforto e performance. Olhar o painel de instrumentos pode assustar, a princípio, pela quantidade de avisos, botões, luzes, telas etc. Ao se ligar a chave de ignição, nada acontece. A partida é silenciosa e só percebemos que o carro já esta pronto, em ordem de marcha, pela luz verde que se acende. Painel iluminado, é só acelerar e o carro vai deslizar suavemente pela ação do motor elétrico. Somente quando o motorista interagir com o Fusion Híbrido é que ele vai sentir o prazer de dirigir um veículo enquadrado entre os de mais alta tecnologia e sustentabilidade disponível, atualmente, na indústria automobilística mundial.



A lista é grande. Começa com a chave de partida configurável, MyKey; câmera de ré para ajudar no estacionamento; sensor de chuva que aciona, automaticamente, o limpador do para-brisa; sistema de monitoramento dos espelhos retrovisores externos para aumentar a visibilidade de pontos cegos e bancos dianteiros com ajuste elétrico para 10 posições. Duas telas de alta resolução TFT (com contraste maior que o LCD) de 4.3 polegadas, em ambos os lados do velocímetro analógico central, no painel, informam a temperatura do motor, carga da bateria, nível de combustível, consumo instantâneo e eficiência do sistema. Outra tela mostra o conta-giros, nível de operação elétrica, indicador do freio regenerativo, uso das fontes de potência, consumo de energia dos acessórios e potência do veículo. O sistema Sync multimídia inclui CD player/MP3, entrada USB e conexão para telefone móvel Bluetooth, com comandos de voz. Outra tecnologia inovadora do Ford Fusion Híbrido é o ar-condicionado elétrico. Ao contrário dos sistemas comuns, ele não depende do motor a gasolina para acionar o compressor, por isso não tira potência da tração e pode ser usado mesmo com o veículo desligado. Outra novidade é que ao sair do veículo, o proprietário pode deixar a chave dentro dele. Do lado de fora da porta do motorista há um pequeno painel com teclas cuja senha, ali digitada, abre a porta.O Fusion Híbrido tem também teto solar com comando elétrico e tomada na parte de traz do encosto do banco do carona, com 110 volts de saída, o que permite o uso de aparelhos eletrônicos. A transmissão é outro ponto alto do carro. Ela é contínua e variável, automática e a troca de marchas não é perceptível. O novo Fusion será vendido no mercado brasileiro numa única versão com 7 air bags, acendimento automático dos faróis, direção elétrica, sistema de som Premium da Sony com 12 alto-falantes, sensor de pressão dos pneus. Tudo isso com 3 anos de garantia, além de 8 anos para a bateria e atendimento nas 420 concessionárias oficiais da marca em todo o País. A Ford, tradicional empresa inovadora, escolheu um novo caminho de tecnologia que servirá os ávidos por novidades por muitos anos, talvez décadas. O motor original a gasolina, Duratec 2.5l, toca o gerador com o apoio da energia gerada pelos freios, o já conhecido sistema Kers utilizados pelos monopostos da Fórmula 1, há alguns anos. A ação de ambos permite o permanente carregamento da bateria. Nada de ligar o carro em tomadas. Esse é o fator fundamental para tranqüilizar o proprietário, sem mudar seus hábitos de condução e da preocupação com pequenas autonomias.

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