sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Ford Brasil - Uma década para a história


Por www.fordparatodos.com.br

O resultado de 3,515 milhões de veículos vendidos no mercado interno em 2010, coloca o Brasil, pela primeira vez, em 4º lugar entre os países produtores de automóveis, atrás apenas da China, Estados Unidos e Japão. No ano passado, foram vendidos 3,33 milhões de automóveis e comerciais leves e 185 mil caminhões e ônibus, de acordo com números da Fenabrave. A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores faz suas estatísticas segundo o critério de “emplacamentos” do Denatran. Todavia, na realidade nem sempre os números “batem” pois muitos carros emplacados não chegaram a ser vendidos. Mas, é o que temos de melhor. O resultado é recorde e equivale a 11,9% de crescimento em relação a 2009 e crava o 7º ano seguido de aumento de vendas. Dezembro também foi marcado como o melhor mês da história com vendas de 381.498 mil veículos novos, isto é, 30,2% a mais sobre 2009. Investimentos no setor automotivo que, somados, superam os R$ 35 bilhões até 2015. Crédito fácil no comércio, embora com maior aperto em 2011, vendas com acréscimo de 10% em relação a 2009, controle da inflação, prometida na posse da nova presidenta, tudo isso contribui para um momento único da indústria automobilística na virada da década e muita confiança para o futuro. No balanço total de vendas de 2010, a Ford comercializou 337.182 veículos e chegou a 10,10% de participação no mercado nacional.


No dia 12 de outubro de 2001, uma picape Courier foi o primeiro veículo a deixar a linha de montagem do Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari, na Bahia. Um investimento da ordem de 1.2 bilhão de dólares na primeira fábrica de automóveis no Nordeste do País com mais US$ 700 milhões investidos pelos 29 fornecedores da empresa que fazem parte do consórcio produtivo. Ao mesmo tempo, a Ford inaugurou sua moderna fábrica de caminhões em São Bernardo do Campo-SP. Em 2002, a Ford Brasil lançou o Focus Ghia automático, um sedan de 4 portas equipado com motor Zetec 2.0 l. No mês de outubro, durante o Salão do Automóvel daquele ano, a empresa apresentou ao público seu mais importante lançamento da década, o SUV EcoSport. 2003 foi um ano voltado às comemorações do centenário da Ford Motor Co. cujo fundador, Henry Ford, idealizou a linha de montagem e lançou o Ford T, o carro do século XX. A versão Hatch do Fiesta Rocam 1.6 flex chegou em 2004 e no ano seguinte foi a vez do EcoSport 1.6, com motor flex, ganhar o mercado. 2005 também registrou o recorde absoluto de vendas do Fiesta Hatch com 99.939 unidades vendidas no mercado nacional. Nesse mesmo ano, a Ford inaugurou o Terminal Portuário de Camaçari, cujo páteo, com 119 mil m² de área, tem capacidade para 6.000 veículos. Em abril de 2006, a Ford lançou a F-250, modelo 2007, a maior picape do Brasil com tração 4x4 e motor Diesel eletrônico Max Power de 3.9 l e 203 cv de potência. Em junho, foi a vez do lançamento do Fusion que, no final do ano, foi eleito pela Abiauto o melhor importado de 2006. No dia 1º de dezembro do mesmo ano, o paulista Marcos Sérgio de Oliveira assumiu a presidência da Ford Brasil e Mercosul. Em 2007, a Ford inaugurou o Mod Center – Centro para modificações de caminhões, dentro da fábrica de São Bernardo, onde também pode ser instalado o 3º eixo nos modelos 6x2 ou 6x4. No mês de junho, a empresa comemorou os 50 anos do lançamento do F-600, 1º caminhão produzido no Brasil. Outros marcos importantes da Ford, em 2007, foram o lançamento, em dezembro, da Ranger Sport para o mercado de picapes de luxo e a produção acumulada de um milhão de veículos na fábrica de Camaçari, além da compra da Troller em 4 de janeiro daquele ano. 2008 começou com o lançamento do Novo Ka. Em fevereiro, a Ford disponibilizou o câmbio automático grátis para o Focus e EcoSport 2.0 e lançou os caminhões F-4000 com tração integral e o Cargo 6332e para o mercado canavieiro e madeireiro até 63 toneladas. No mês de abril, a empresa anunciou o investimento de 600 milhões de dólares na fábrica de motores de Taubaté, o sinal verde para a produção da família Sigma.


Em setembro, a Ford lançou os Focus sedan e hatch equipados com o motor Duratec 2.0 a gasolina, de 145 cv de potência e o novo Fiesta 2009. Outra comemoração importante foi a produção acumulada de 200.000 caminhões na fábrica de São Bernardo do Campo (desde 2001) de cuja linha de montagem saem o Cargo, os Série F e a picape F-250. São 30 modelos com mais de 300 configurações. Em Taubaté, a fábrica abriu champanhe para os 2 milhões de motores Zetec Rocam produzidos desde 1999. Ainda em 2008, no mês de outubro, a Ford lançou no Brasil o Crossover Edge, produzido no Canadá. E, no mês de dezembro, lançou o furgão Transit, fabricado na Turquia. Em 2009, a Ford anunciou, em 20 de novembro, um investimento de 4 bilhões de dólares, dos quais 2.8 para o complexo de Camaçari. Ainda nesse ano, lançou o Focus 1.6 flex equipado com motor Sigma. 2010 foi marcado pela visita de Alan Mulally, CEO do grupo Ford que veio conhecer as unidades de São Bernardo e Camaçari, para a qual anunciou um novo investimento de 500 milhões de dólares para o desenvolvimento de um novo produto de plataforma global, o novo EcoSport 2012. A unidade baiana também comemorou a passagem de 500.000 veículos pelo Porto da empresa em Camaçari. No mês de agosto, a Ford lançou o New Fiesta, compacto “Premium”, dentro do conceito de carro global. Em seguida, no mês de outubro, durante o Salão do Automóvel de 2010 apresentou a maior novidade para o mercado brasileiro, o Fusion Híbrido e, em dezembro, lançou o novo Edge 2011.

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