Dois engenheiros britânicos, Neil e Ian Briggs, que já trabalharam em marcas como Ford, Mercedes e Porsche, acabam de divulgar os primeiros detalhes do monoposto de competição com permissão para circular na rua, criado especialmente para os praticantes de track days. O Mono, que usa o nome que deriva de monoposto, tem lugar para apenas um condutor e é empurrado por um motor Cosworth, de 2.3 litros, que desenvolve 280cv, que trabalha em conjunto com uma uma caixa sequencial de seis velocidades com comandos no volante, e um diferencial autoblocante da Hewland, para se assumir como uma alternativa aos tradicionais esportivos e aos atuais Caterham, Ariel, Westfield ou Donkervoort, seus principais concorrentes. Para suportar tanta potência o chassi é feito em fibra de carbono e integra uma célula tubular em aço, permitindo ter um peso total de apenas 540kg e anunciar uma relação peso/potência de 520 cv/tonelada, batendo o temido Bugatti Veyron. Segundo os donos da Briggs Automotive Company (BAC), sua aceleração é de 2,8 segundos para fazer o tradicional 0 a 100 km/h e de 6,7 segundos para os 0 a 160 km/h e anunciam uma velocidade máxima de 270 km/h. Nas curvas o pequeno esportivo se garante com uma suspensão digna de carros de competição, como amortecedores Sachs, freios AP Racing e rodas OZ Racing, completam o conjunto. Os planos iniciais dos irmãos Briggs passam por produzir entre 50 a 100 unidades por ano do Mono. O preço no Reino Unido, incluindo impostos, começa em 90 mil euros.
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