Por Carolina Gonçalves
(Assessoria de imprensa | Comunicação Integrada da Marca)
Para começar a falar das características únicas desse povo que habita grande parte do hemisfério sul do continente americano, não poderíamos deixar de citar uma de suas grandes paixões: o automóvel. Atualmente, a frota brasileira tem quase 30 milhões de veículos; o carro faz parte dos sonhos de consumo dos brasileiros de todas as classes sociais. É símbolo de status e, muitas vezes, encarado como um passaporte para o melhor posicionamento social. Hoje em dia as corporações disputam o reconhecimento do mercado como boas empresas para se trabalhar, e oferecendo um veículo como benefício ganham um peso adicional. Cuidar dos empregados, em todos os níveis, nunca foi tão estratégico; um bom pacote de benefícios é um atrativo na hora de captar e reter talentos. Mais do que isso, também tem papel importante na criação e na manutenção de um bom ambiente de trabalho. Resumindo: os benefícios exercem influência direta naquilo que as empresas mais buscam nos dias que é ter em seu quadro de funcionários os melhores profissionais do mercado.
O preço dos automóveis no Brasil é um dos fatores que tornam esse benefício tão significativo para os executivos brasileiros. Uma pesquisa sobre Políticas Internacionais de Automóveis, realizada pela consultoria Mercer em 2010, no Brasil, mostra que “o mesmo veículo que é comprado no Brasil por cerca de R$ 70 mil ou R$ 80 mil pode ser adquirido por US$ 15 mil nos Estados Unidos”. A consequência é que lá, embora o carro corporativo seja valorizado, não é um diferencial tão significativo para atrair e reter profissionais de alta gerência nas empresas. Aqui, a oferta desse benefício tem um peso grande para o executivo decidir se muda ou não de empresa. As empresas estão apostando alto em benefícios para manter seus executivos satisfeitos e convencê-los a permanecer na companhia. Os itens que estão ganhando destaque no orçamento de benefícios, de acordo com o último levantamento realizado pela consultoria Hewitt Associates no Brasil, são os de carros blindados, seguranças particulares e seguros de saúde ampliados. Grande parte das empresas cerca os executivos com o que o mercado chama de “algemas de ouro”, prêmios atraentes que “prendem” o executivo à companhia.
Interessante...eles têm de inovar para manter o profissional na empresa!
ResponderExcluirter mais criatividade
ResponderExcluir