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Por Imprensa Mercedes-Benz
Com a nova geração dos veículos comerciais leves Sprinter, que chegará ao País a partir de abril de 2012, a Mercedes-Benz passará a oferecer aos seus clientes padrões ainda mais elevados de qualidade. Destaque para os motores de tecnologia “limpa”, econômicos e potentes e, mais do que nunca, para os sistemas de segurança de eficiência exemplar, além de maior conforto e capacidade de transporte.
A nova linha Sprinter ganha evidência no estande da marca na 18ª Fenatran – Salão Internacional do Transporte, com a exposição de um furgão e uma van. Maior feira do setor no Brasil e na América Latina, o evento será realizado, de 24 a 28 de outubro, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Com essas novidades, o Sprinter está credenciado a continuar uma história de grande sucesso: desde 1996, já foram produzidas mais de 200.000 unidades na América Latina, com cerca de 85.000 unidades vendidas no Brasil.
Além do inédito design – moderno, arrojado e cada vez mais atrativo – a nova família Sprinter de vans, furgões e chassis com cabina traz uma série de novidades, definindo padrões em tecnologia, segurança, economia, proteção ambiental e desempenho. Este é o caso da nova geração de motores OM 651 LA, mais potentes, econômicos e ecológicos, atendendo à legislação PROCONVE P-7. Esses propulsores trazem a avançada tecnologia BlueEFFICIENCY para os veículos comerciais leves, solução já totalmente consagrada nos automóveis da marca.
“O Sprinter é referência de mercado em qualidade, agilidade, excelência, rentabilidade e satisfação do cliente”, afirma Joachim Maier, vice-presidente de Vendas da Mercedes-Benz do Brasil. “A nova geração irá proporcionar muito mais vantagens aos clientes, contribuindo para maior produtividade em suas atividades de transporte de carga ou de passageiros, resultando em maior rentabilidade”.
Sprinter 2012 integra-se à nova linha de design da Mercedes-Benz
Seguindo o estilo do Sprinter europeu, a nova geração que chega ao Brasil chama a atenção pelo design moderno e arrojado. Mantendo o tradicional perfil em forma de cunha, a já conhecida robustez do veículo é explicitada pelos faróis dianteiros maiores e pelo capô integrado à grade. Ainda na parte dianteira, o parabrisa mais alto e os retrovisores maiores aumentam a visibilidade do veículo, além de produzirem um efeito estético atrativo.
A traseira também foi modificada, com a introdução do símbolo Mercedes-Benz na porta e com lanternas mais delgadas e altas.
Novo interior valoriza ainda mais o espaço e a ergonomia
O interior do Sprinter 2012 também foi totalmente modificado. O novo painel de instrumentos, o aumento do número de porta-objetos e a utilização de materiais de alta qualidade valorizam o espaço interno e a ergonomia. Isso também fica evidenciado no acesso aos comandos e na posição do volante em relação ao painel, que disponibiliza, opcionalmente, teclas para comunicação com o rádio e o telefone via Bluetooth. Além disso, a coluna de direção ajustável, tanto em altura como em profundidade, contribui para a melhor ergonomia.
Com novo design, a chave de ignição inclui a função de fechamento central das portas por controle remoto. O novíssimo sistema de ar condicionado disponível para as vans é um diferencial da nova geração do Sprinter. A temperatura no interior do veículo é mantida sempre num nível ideal, independentemente da temperatura externa e da radiação solar.
Limpos, econômicos e potentes, novos motores do Sprinter atendem ao PROCONVE P-7
O novo Sprinter cumpre com excelência dois dos maiores desafios do transporte: redução no consumo de combustível e no índice de emissões. Sua tecnologia BlueEFFICIENCY abrange um pacote de eficiência que visa a otimização do funcionamento dos sub-sistemas internos do motor. Além disso, sua transmissão foi desenvolvida com base nas necessidades típicas da aplicação de veículos comerciais leves.
Quando se trata de nível baixo de emissões e respeito pelo meio ambiente, a nova geração de motores Mercedes-Benz OM 651 LA biturbo de 4 cilindros é vantajosa em suas duas classes de potência: a versão 312 CDI Street passa a contar com motor de 116 cv (aproximadamente 6% mais potente), com torque de 28 kgfm (de 1.200 a 2.400 rpm). Já as versões 415 CDI e 515 CDI têm motorização de 146 cv, com torque de 33 kgfm (de 1.200 a 2.400 rpm), o que significa um incremento de cerca de 13% na potência e 6,5% no torque.
Com maior potência e torque, os veículos Sprinter ganham mais agilidade no trânsito, com melhores arrancadas e retomadas e também com maiores velocidades médias. A exclusiva tecnologia BlueEFFICIENCY utiliza sistema de recirculação dos gases de escape (EGR), que insere gás de escape dentro do cilindro visando reduzir a temperatura e, consequentemente, a formação de NOx. Como o Sprinter utiliza um motor diesel de alta rotação, no qual o trabalho a plena carga não é constante, esta solução mostrou-se robusta e eficaz, atendendo à legislação PROCONVE P-7.
Além do ganho ambiental, a tecnologia BlueEFFICIENCY contempla também um pacote de eficiência que visa a otimização do funcionamento do motor, proporcionando economia no consumo de combustível e, consequentemente, mais rentabilidade para o cliente.
Suavidade sem precedentes: um marco na evolução do motor diesel
O novo Sprinter chegará ao mercado com mais uma importante inovação tecnológica: a introdução de dois eixos balanceadores Lanchester em seus motores, o que representa mais um marco na evolução dos propulsores a diesel. Movidos por engrenagens, os balanceadores giram abaixo do virabrequim, no cárter, e levam o motor OM 651 LA a um nível de suavidade nunca antes alcançado nessa classe.
Os balanceadores Lanchester do Sprinter são os primeiros entre todos os veículos comerciais leves do mercado, o que mais uma vez confirma o pioneirismo da Mercedes-Benz.
Novo câmbio de 6 marchas oferece mais agilidade e baixo consumo
Os novos motores do Sprinter harmonizam-se perfeitamente com a nova transmissão manual ZF ECO Gear 6S-450 de 6 velocidades, cujas relações de marcha também propiciam redução no consumo de combustível. Com uma relação otimizada de velocidades, o novo câmbio favorece as manobras em velocidades baixas. Já a relação da sexta marcha, 15% mais alta, contribui para manter a rotação do motor mais baixa, mesmo nas velocidades mais altas.
Além de contribuir para a economia no consumo de combustível, essa nova transmissão propicia melhor dirigibilidade e maior agilidade para o veículo.
Maior capacidade de transporte
A nova família Sprinter oferece maior capacidade de transporte, tanto no que se refere ao número de passageiros, no caso das vans, quanto ao volume de carga dos furgões e chassis. Isso se deve ao aumento do PBT – peso bruto total (3,50 / 3,88 / 5 toneladas) e das distâncias entreeixos (3.250 / 3.665 / 4.325 mm).
A nova van Sprinter passará a oferecer as inéditas opções 17+1 (17 assentos para os passageiros e mais o assento do motorista) e 20+1, aumentando as possibilidades para os clientes transportarem mais pessoas por viagem. Essas configurações já saem montadas de fábrica, o que assegura maior qualidade, conforto, robustez e segurança no transporte de passageiros.
O novo furgão Sprinter oferece várias opções de capacidade volumétrica de carga, que vão de 7,5 m³ a 15 m³. A porta lateral corrediça, com 182 cm de altura e 130 cm de largura, está 24% maior em relação à versão atual. Com isso, permite o carregamento de um palet pela lateral do veículo, o que também pode ser feito pela porta traseira, agilizando e otimizando a movimentação de produtos.
A abertura de 270 graus da porta traseira e a opção de portas corrediças nas duas laterais ampliam notavelmente as possibilidades de carga e descarga em locais estreitos e de difícil acesso. Com duas opções de alturas internas e três comprimentos, a linha de furgões Sprinter assegura muitas facilidades aos transportadores. Robusto e resistente, o chassi com cabina da linha Sprinter está apto para a implementação de diversos tipos de carroçarias, que permitem uma capacidade volumétrica de carga até 22 m³.
Padrão de segurança ainda mais elevado
Com a nova geração do Sprinter, a Mercedes-Benz aprimorou ainda mais o seu já reconhecido e exemplar nível de segurança, criando um novo padrão no mercado. Um dos principais diferenciais é a introdução do programa de controle da estabilidade ESP Adaptativo® no sistema de freio, que consiste na integração dos já conhecidos ASR e ABS ao BAS e EBV, reduzindo significantemente os riscos de acidentes, mesmo em situações críticas, além de garantir maior domínio e estabilidade do veículo.
O BAS reconhece a velocidade de acionamento do freio e reduz a distância de frenagem de acordo com a reação do motorista sobre o pedal de freio. Já o EBV reconhece o efeito no centro de gravidade do conjunto carga e veículo e ajusta a força de frenagem sobre as rodas de acordo com esse efeito.
O ESP Adaptativo® – ou seja, os quatros sistemas integrados – garante um controle adaptativo da frenagem, reduz o risco de tombamento lateral e realiza uma intervenção em movimentos desestabilizadores do veículo, tais como reação excessiva do condutor e condições irregulares da via.
O novo Sprinter trará também um airbag maior para os acompanhantes do motorista (furgão e chassi) ou para os passageiros da primeira fila de assentos (van). Além disso, o tensionador do cinto de segurança funciona de forma associada com o airbag.
O elevado padrão de segurança do Sprinter também envolve o conceito de absorção de impactos observados em sua estrutura monobloco, prevendo-se a absorção otimizada de impactos e transferindo as forças oriundas de colisão, tanto frontal quanto lateral, para a estrutura inferior do veículo.
Em termos de visibilidade, além do parabrisa mais amplo, a combinação de um grande espelho principal com um espelho angular adicional, fornece amplo campo de visão. Também contribui para a segurança a posição inferior dos amplos faróis, o que melhora a iluminação da via.
Mercedes-Benz oferece a mais completa linha de comerciais leves
A Mercedes-Benz oferece ao mercado a mais completa linha de veículos comerciais leves do País, com 48 versões à disposição, na faixa de 3,5 a 5 toneladas de peso bruto total – PBT. Associado às possibilidades de teto alto/teto baixo e ar condicionado, isso assegura ampla flexibilidade de escolha para os clientes.
A nova linha Sprinter ganha evidência no estande da marca na 18ª Fenatran – Salão Internacional do Transporte, com a exposição de um furgão e uma van. Maior feira do setor no Brasil e na América Latina, o evento será realizado, de 24 a 28 de outubro, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Com essas novidades, o Sprinter está credenciado a continuar uma história de grande sucesso: desde 1996, já foram produzidas mais de 200.000 unidades na América Latina, com cerca de 85.000 unidades vendidas no Brasil.
Além do inédito design – moderno, arrojado e cada vez mais atrativo – a nova família Sprinter de vans, furgões e chassis com cabina traz uma série de novidades, definindo padrões em tecnologia, segurança, economia, proteção ambiental e desempenho. Este é o caso da nova geração de motores OM 651 LA, mais potentes, econômicos e ecológicos, atendendo à legislação PROCONVE P-7. Esses propulsores trazem a avançada tecnologia BlueEFFICIENCY para os veículos comerciais leves, solução já totalmente consagrada nos automóveis da marca.
“O Sprinter é referência de mercado em qualidade, agilidade, excelência, rentabilidade e satisfação do cliente”, afirma Joachim Maier, vice-presidente de Vendas da Mercedes-Benz do Brasil. “A nova geração irá proporcionar muito mais vantagens aos clientes, contribuindo para maior produtividade em suas atividades de transporte de carga ou de passageiros, resultando em maior rentabilidade”.
Sprinter 2012 integra-se à nova linha de design da Mercedes-Benz
Seguindo o estilo do Sprinter europeu, a nova geração que chega ao Brasil chama a atenção pelo design moderno e arrojado. Mantendo o tradicional perfil em forma de cunha, a já conhecida robustez do veículo é explicitada pelos faróis dianteiros maiores e pelo capô integrado à grade. Ainda na parte dianteira, o parabrisa mais alto e os retrovisores maiores aumentam a visibilidade do veículo, além de produzirem um efeito estético atrativo.
A traseira também foi modificada, com a introdução do símbolo Mercedes-Benz na porta e com lanternas mais delgadas e altas.
Novo interior valoriza ainda mais o espaço e a ergonomia
O interior do Sprinter 2012 também foi totalmente modificado. O novo painel de instrumentos, o aumento do número de porta-objetos e a utilização de materiais de alta qualidade valorizam o espaço interno e a ergonomia. Isso também fica evidenciado no acesso aos comandos e na posição do volante em relação ao painel, que disponibiliza, opcionalmente, teclas para comunicação com o rádio e o telefone via Bluetooth. Além disso, a coluna de direção ajustável, tanto em altura como em profundidade, contribui para a melhor ergonomia.
Com novo design, a chave de ignição inclui a função de fechamento central das portas por controle remoto. O novíssimo sistema de ar condicionado disponível para as vans é um diferencial da nova geração do Sprinter. A temperatura no interior do veículo é mantida sempre num nível ideal, independentemente da temperatura externa e da radiação solar.
Limpos, econômicos e potentes, novos motores do Sprinter atendem ao PROCONVE P-7
O novo Sprinter cumpre com excelência dois dos maiores desafios do transporte: redução no consumo de combustível e no índice de emissões. Sua tecnologia BlueEFFICIENCY abrange um pacote de eficiência que visa a otimização do funcionamento dos sub-sistemas internos do motor. Além disso, sua transmissão foi desenvolvida com base nas necessidades típicas da aplicação de veículos comerciais leves.
Quando se trata de nível baixo de emissões e respeito pelo meio ambiente, a nova geração de motores Mercedes-Benz OM 651 LA biturbo de 4 cilindros é vantajosa em suas duas classes de potência: a versão 312 CDI Street passa a contar com motor de 116 cv (aproximadamente 6% mais potente), com torque de 28 kgfm (de 1.200 a 2.400 rpm). Já as versões 415 CDI e 515 CDI têm motorização de 146 cv, com torque de 33 kgfm (de 1.200 a 2.400 rpm), o que significa um incremento de cerca de 13% na potência e 6,5% no torque.
Com maior potência e torque, os veículos Sprinter ganham mais agilidade no trânsito, com melhores arrancadas e retomadas e também com maiores velocidades médias. A exclusiva tecnologia BlueEFFICIENCY utiliza sistema de recirculação dos gases de escape (EGR), que insere gás de escape dentro do cilindro visando reduzir a temperatura e, consequentemente, a formação de NOx. Como o Sprinter utiliza um motor diesel de alta rotação, no qual o trabalho a plena carga não é constante, esta solução mostrou-se robusta e eficaz, atendendo à legislação PROCONVE P-7.
Além do ganho ambiental, a tecnologia BlueEFFICIENCY contempla também um pacote de eficiência que visa a otimização do funcionamento do motor, proporcionando economia no consumo de combustível e, consequentemente, mais rentabilidade para o cliente.
Suavidade sem precedentes: um marco na evolução do motor diesel
O novo Sprinter chegará ao mercado com mais uma importante inovação tecnológica: a introdução de dois eixos balanceadores Lanchester em seus motores, o que representa mais um marco na evolução dos propulsores a diesel. Movidos por engrenagens, os balanceadores giram abaixo do virabrequim, no cárter, e levam o motor OM 651 LA a um nível de suavidade nunca antes alcançado nessa classe.
Os balanceadores Lanchester do Sprinter são os primeiros entre todos os veículos comerciais leves do mercado, o que mais uma vez confirma o pioneirismo da Mercedes-Benz.
Novo câmbio de 6 marchas oferece mais agilidade e baixo consumo
Os novos motores do Sprinter harmonizam-se perfeitamente com a nova transmissão manual ZF ECO Gear 6S-450 de 6 velocidades, cujas relações de marcha também propiciam redução no consumo de combustível. Com uma relação otimizada de velocidades, o novo câmbio favorece as manobras em velocidades baixas. Já a relação da sexta marcha, 15% mais alta, contribui para manter a rotação do motor mais baixa, mesmo nas velocidades mais altas.
Além de contribuir para a economia no consumo de combustível, essa nova transmissão propicia melhor dirigibilidade e maior agilidade para o veículo.
Maior capacidade de transporte
A nova família Sprinter oferece maior capacidade de transporte, tanto no que se refere ao número de passageiros, no caso das vans, quanto ao volume de carga dos furgões e chassis. Isso se deve ao aumento do PBT – peso bruto total (3,50 / 3,88 / 5 toneladas) e das distâncias entreeixos (3.250 / 3.665 / 4.325 mm).
A nova van Sprinter passará a oferecer as inéditas opções 17+1 (17 assentos para os passageiros e mais o assento do motorista) e 20+1, aumentando as possibilidades para os clientes transportarem mais pessoas por viagem. Essas configurações já saem montadas de fábrica, o que assegura maior qualidade, conforto, robustez e segurança no transporte de passageiros.
O novo furgão Sprinter oferece várias opções de capacidade volumétrica de carga, que vão de 7,5 m³ a 15 m³. A porta lateral corrediça, com 182 cm de altura e 130 cm de largura, está 24% maior em relação à versão atual. Com isso, permite o carregamento de um palet pela lateral do veículo, o que também pode ser feito pela porta traseira, agilizando e otimizando a movimentação de produtos.
A abertura de 270 graus da porta traseira e a opção de portas corrediças nas duas laterais ampliam notavelmente as possibilidades de carga e descarga em locais estreitos e de difícil acesso. Com duas opções de alturas internas e três comprimentos, a linha de furgões Sprinter assegura muitas facilidades aos transportadores. Robusto e resistente, o chassi com cabina da linha Sprinter está apto para a implementação de diversos tipos de carroçarias, que permitem uma capacidade volumétrica de carga até 22 m³.
Padrão de segurança ainda mais elevado
Com a nova geração do Sprinter, a Mercedes-Benz aprimorou ainda mais o seu já reconhecido e exemplar nível de segurança, criando um novo padrão no mercado. Um dos principais diferenciais é a introdução do programa de controle da estabilidade ESP Adaptativo® no sistema de freio, que consiste na integração dos já conhecidos ASR e ABS ao BAS e EBV, reduzindo significantemente os riscos de acidentes, mesmo em situações críticas, além de garantir maior domínio e estabilidade do veículo.
O BAS reconhece a velocidade de acionamento do freio e reduz a distância de frenagem de acordo com a reação do motorista sobre o pedal de freio. Já o EBV reconhece o efeito no centro de gravidade do conjunto carga e veículo e ajusta a força de frenagem sobre as rodas de acordo com esse efeito.
O ESP Adaptativo® – ou seja, os quatros sistemas integrados – garante um controle adaptativo da frenagem, reduz o risco de tombamento lateral e realiza uma intervenção em movimentos desestabilizadores do veículo, tais como reação excessiva do condutor e condições irregulares da via.
O novo Sprinter trará também um airbag maior para os acompanhantes do motorista (furgão e chassi) ou para os passageiros da primeira fila de assentos (van). Além disso, o tensionador do cinto de segurança funciona de forma associada com o airbag.
O elevado padrão de segurança do Sprinter também envolve o conceito de absorção de impactos observados em sua estrutura monobloco, prevendo-se a absorção otimizada de impactos e transferindo as forças oriundas de colisão, tanto frontal quanto lateral, para a estrutura inferior do veículo.
Em termos de visibilidade, além do parabrisa mais amplo, a combinação de um grande espelho principal com um espelho angular adicional, fornece amplo campo de visão. Também contribui para a segurança a posição inferior dos amplos faróis, o que melhora a iluminação da via.
Mercedes-Benz oferece a mais completa linha de comerciais leves
A Mercedes-Benz oferece ao mercado a mais completa linha de veículos comerciais leves do País, com 48 versões à disposição, na faixa de 3,5 a 5 toneladas de peso bruto total – PBT. Associado às possibilidades de teto alto/teto baixo e ar condicionado, isso assegura ampla flexibilidade de escolha para os clientes.
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