segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Tendências e desafios de lubrificantes, aditivos e fluidos


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br


Por Textofinal de Comunicação Integrada

Cinco palestrantes brasileiros e sete painelistas, dos quais cinco internacionais, debateram na quinta-feira, 27 de outubro, no Hotel Renaissance, em São Paulo, as tendências e os desafios do setor na 4ª edição do SimpósioInternacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos, evento promovido pela AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, que recebeu 272 participantes, entre eles 15 estrangeiros.

Após à solenidade de abertura, conduzida pelo presidente da AEA, Antonio Megale, e por Simone Hashizume, diretora da entidade e uma das coordenadoras do evento, a palestra inaugural da edição foi de Luis Afonso Pasquotto, vice-presidente da Cummins para a América Latina, por meio da qual expôs “Lubrificantes:expectativas dos consumidores” e resumiu que os usuários comuns de produtos automotivos estão em busca de preços mais baratos e confiam demais nos fabricantes e em marcas conhecidas no mercado, enquanto os usuários profissionais estão em busca de qualidade e desempenho. Ambos, porém, buscam a longevidade, ou seja, maior intervalo de troca de lubrificantes.

No primeiro painel do IV Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos, três executivos internacionais expuseram sobre “Óleos Básicos”. Mike Brown, diretor técnico da SK Lubricants Americas, Ed Potter, diretor de vendas da Neste Oil, e Martin Krevalis, da Exxonmobil Chemical, cuja sessão foi moderada por Pedro Nelson Belmiro, do Instituto Brasileiro do Petróleo. Nesse painel, os três profissionais indicaram tendências e desafios tecnológicos dos óleos básicos, sempre lastreados na economia de consumo e eficiência energética, parâmetros essenciais no custo operacional de frota e performance de motores.

A ANP – Agência Nacional do Petróleo e o Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia foram responsáveis pelas palestras “A qualidade dos lubrificantes no Brasil” e “Requisitos de avaliação da conformidade para fluidos de freio”, respectivamente conduzidas por Maria da Conceição França e Fabio Ferreira Real, que mostraram os atuais estágios de regulação e de fiscalização do setor no Brasil.

A segunda parte do programa do simpósio começou com duas palestras sobre tecnologia de lubrificantes. Rafael Antonio Bruno, do Centro de Tecnologia da Mahle Metal Leve, abordou sobre “Desafios e potenciais na interação entre óleo lubrificante e componentes nos motores modernos”, enquanto Carlos Mussato, engenheiro de Produto Senior, da ZF, falou sobre “Influência da tribologia na performance da transmissão”.

O Painel Tecnologia contou com a participação de Eduardo Baralt, cientista da Novvi SA, de Marcos Davi Rufino dos Santos [gerente de Vendas da ChevronOronite], Ian Field [gerente de óleos lubrificantes de cárter automotivo da Infineum] e de Cláudio Williams Azevedo Lopes [gerente de Vendas da Afton Chemical], respectivamente com os temas “Synthetic biology to create high performance lubricant base oils”, “Fluidos hidráulicos, transmissão e freio úmido para máquinas agrícolas”, “European experience with Euro V engines and lubricants” e “Características de lubrificação para motocicletas com motores quatro tempos”. Este painel também foi mediado por Pedro Nelson Belmiro do IBP. Nos debates, em lugar de Ian Field, participou Marco Aurélio Cunha, também da Infineum.

As doze apresentações do IV Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos focaram como principal desafio, a partir de agora, a redução de emissão de CO2, concomitante à economia de consumo e eficiência energética.

Coube a Sergio Luiz Viscardi, diretor da AEA e também coordenador do evento, o encerramento do IV Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos, no qual destacou a grande presença de convidados e participantes estrangeiros, prova de que o Brasil, 6º maior produtor de automóveis e 5º de motocicletas, está entre os mais importantes mercados internacionais também em óleos lubrificantes.

"Estamos muito animados por fazer parte da mais nova campanha global da marca Kia", afirmou Stephen Chun, Diretor do Facebook - Asia Pacific. “A abordagem da Kia ao criar formas criativas de se comunicar com seu público é um ajuste perfeito com a plataforma Facebook. Esperamos que o nosso primeiro projeto como parceiros crie uma relação forte e duradoura".

"Por meio da nova campanha global da marca, queremos prestar uma homenagem aos nossos fãs ao redor do mundo pelo interesse e apoio leal que têm demonstrado pela Kia e por nossos carros. Somos verdadeiramente inspirados por eles, e suas vozes nos motivam a desafiar as normas já existentes. Queremos que o que eles gostam seja refletido não só nos nossos produtos, mas na forma como fazemos negócios”, informou Thomas Oh, Vice Presidente Executivo Sênior e COO da Kia Motors Corporation.

A campanha digital na página da Kia no Facebook vai até o dia 31 de janeiro de 2012, com conteúdo disponível em inglês, francês, alemão, italiano, espanhol, português e árabe. Para mais informações ou para participar da campanha, visite http://on.fb.me/vEA9AB e conte-nos o que você curte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.