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Por Alfapress Comunicações
Em oficina mecânica só entra homem. E só trabalham homens. Essas afirmações não fazem mais parte do cotidiano dos centros automotivos. Hoje, as mulheres já representam cerca da metade os consumidores que frequentam oficinas, um expressivo aumento da participação feminina no setor. Cada vez mais presentes, as mulheres emprestam seu charme para esses estabelecimentos, tranformando a árdua rotina de colegas de trabalho e clientes.
De acordo com Sheila Barbosa Macedo, responsável pela área administrativa da EscapShow, tradicional loja de escapamentos e catalisadores em Santo André, no ABC paulista, 40% das frequentadoras do Centro Automotivo são mulheres. “Os maridos que trabalham durante a semana solicitam que suas esposas tragam o carro para a reparação e aqui ocorre um diferencial: temos duas mulheres na oficina que inspiram confiança nas frequentadoras”, revela.
Simone Marques Magalhães, Gestora Administrativa e Comercial da Mastra Escapamentos e Catalisadores no Rio de Janeiro, que possui mais de 20 anos de experiência na área automotiva, afirma que hoje existem bem mais mulheres no setor. “Fui pioneira no segmento. Para se dar bem nesse ambiente tipicamente masculino é necessário ter uma postura firme”, analisa.
Para Simone, os centros automotivos amadureceram nesse sentido. “Hoje, o cliente enxerga uma profissional e não apenas uma mulher”, observa.
E para atrair o público feminino, as oficinas estão se adaptando. Além do ambiente mais claro, limpo e agradável, as mulheres também querem ser atendidas por funcionários que passem confiança e tirem as dúvidas com explicação de detalhes.
Neide Aparecida Buka Bordini, proprietária da Kuka Escapamentos, sediada em Catanduva, interior de São Paulo, afirma: “Nós mulheres somos mais detalhistas e isso faz toda a diferença, pois conquista a confiança do cliente. Fazemos questão de esclarecer todas as dúvidas, pois entendemos que quem leva o carro na oficina geralmente não domina o problema”.
Com relação às transformações pelas quais o ambiente e o atendimento das oficinas passaram para se adaptar a este público e oferecer mais comodidade, Neide destaca: “Hoje, as oficinas têm a preocupação em oferecer aos clientes um cafezinho e disponibilizar sala de espera com sofá e TV. Eu mesma ofereço o serviço de leva-e-traz, que realizo com o meu próprio veículo”.
Com o aumento da presença das mulheres nos centros automotivos, é imprescindível que estes estejam adaptados para recebê-las. Do diferencial no atendimento à área de espera, banheiro e serviço de leva-e-traz, entre outros, os detalhes são fundamentais para atrair este público tão seletivo.
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