quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Nissan lança o primeiro Sistema de Controle Independente da Direção



VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Imprensa Nissan do Brasil

Sempre inovadora, a Nissan apresentou hoje o primeiro sistema de controle independente de direção que responde aos movimentos do condutor por sinais eletrônicos. A tecnologia, que permite mais segurança e precisão na dirigibilidade, foi totalmente desenvolvida pela engenharia da Nissan e estará presente em modelos da divisão de luxo Infiniti em um ano.

Ao contrário do sistema de direção convencional, que responde aos movimentos do motorista por meio de uma ligação mecânica, o novo sistema funciona com sinais eletrônicos, enviados para múltiplas centrais de controles eletrônicos, que são responsáveis pelo movimento das rodas. Uma das vantagens é a transmissão mais rápida dos comandos do motorista para as rodas, melhorando a sensação de dirigibilidade.

Outro diferencial é o maior controle e isolamento das variações do piso, como ondulações e pequenas imperfeições, permitindo ao motorista ter sensação mais exata de onde está passando. O sistema conta também com uma câmera acima do espelho retrovisor interno para a leitura do que está à frente do carro, detectando as mudanças no caminho e as transmitindo à central eletrônica por sinais elétricos.

Ao receber esses sinais, os controles eletrônicos realizam pequenos ajustes no ângulo do pneu para que o veículo tenha mais precisão na condução. Se a direção do carro mudar por conta dessas imperfeições na pista, o novo sistema minimiza esse efeito, controlando melhor o movimento das rodas. Não há necessidade de segurar o volante com mais força ou fazer ajustes pois a resposta da direção será mais precisa. Com isso, o motorista se cansa menos, já que faz menos esforço.

A confiabilidade do novo sistema de controle de direção independente e a estabilidade do carro são garantidas com diversas unidades de controle eletrônico (ECU). No caso de uma falha em uma delas, outra unidade assume o controle imediatamente e, em situações mais extremas, como a interrupção total de energia, há um sistema de emergência faz com que o modelo volte a ser controlado mecanicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.