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A Honda apresenta no Brasil o Novo Civic Geração 10.
Trata-se da maior e mais extensa renovação do modelo em toda sua história, que
resultou na criação de um automóvel mais sofisticado, espaçoso, seguro e
tecnológico, com eficiência e desempenho. Completo de série, o modelo inova na
estrutura de versões, adotando características e equipamentos distintos, que
foram pensados de acordo com os diferentes perfis de clientes.
O Novo Civic Geração 10 representa um dos mais complexos e
ambiciosos projetos da Honda, exigindo um comprometimento sem precedentes dos
recursos de pesquisa e desenvolvimento e da engenharia da marca.
Com o objetivo de realizar um “rejuvenescimento dinâmico” do
modelo e criar uma nova interpretação de um carro que redefine o segmento a
cada geração, o time teve como missão, desde o esboço da plataforma, criar o
melhor automóvel não só entre seus competidores tradicionais, como também em
relação aos sedãs sofisticados.
Inclusive, seu desenvolvimento mirou nos automóveis premium
europeus para definir o modo de rodar, sua dirigibilidade e nível de ruídos e
vibrações, bem como a qualidade e o acabamento do interior.
O resultado destes esforços é um novo Civic completamente
reinventado, com o design mais esportivo já concebido, e que ao mesmo tempo acomoda
passageiros e bagagens com muito mais espaço. Nele, eficiência e performance
caminham juntas, numa combinação imbatível, assim como o prazer ao dirigir e a
segurança. Um carro tecnológico que consegue ser operado de maneira simples e
intuitiva. Combinar características, a princípio antagônicas, é a marca dessa
nova geração, fruto do espírito de desafio que sempre acompanha a Honda.
O Novo Civic geração 10 renova em praticamente todos os
aspectos: plataforma, interior esportivo e sofisticado, com mais espaço e
materiais de alta qualidade, dois novos conjuntos motrizes e uma gama de
equipamentos inéditos.
Ao desenvolver o novo Civic, os designers e engenheiros da
Honda tinham como objetivo entregar um sedã mais esportivo e premium, que
resgatasse as proporções mais agressivas e o porte mais atlético das gerações
anteriores, com um claro avanço do design para o futuro. O novo Civic é mais
baixo e largo, com um pequeno balanço frontal e um conjunto de rodas e pneus
mais largos que criam uma combinação mais esportiva das rodas com a carroceria.
Seus traços marcantes são complementados e acentuados por
detalhes de design como os vincos elegantes que percorrem a carroceria, a
dianteira angulosa e agressiva e os arcos de rodas destacados. O desenho de
capô elevado define as linhas de caráter da nova dianteira que segue a
identidade visual Solid Wing Face, destacando o emblema Honda no centro da
moldura cromada (black piano na versão Sport) em forma de asa e margeado pelos
novos faróis com iluminação totalmente em LED na versão Touring.
As colunas de para-brisa ultrafinas dão ao interior um ar
arejado e excelente visibilidade, unindo-se à linha do teto e formando um arco
suave que segue pela coluna C e termina nas lanternas traseiras em formato de
bumerangue, iluminadas por LED. O efeito geral é de dinamismo e sofisticação,
que dá ao novo Civic uma estética inconfundível.
O interior completamente novo do modelo foi desenhado para
combinar com a modernidade e a sofisticação do exterior e proporcionar conforto
ampliado, aliado ao uso de tecnologias e materiais de alto padrão. O Civic
eleva o nível interno a um novo patamar. Compostos de alta qualidade, macios ao
toque, são usados com abundância – no painel de instrumentos, laterais de
porta, forro de teto e no largo console central. Além disso, o acabamento e
encaixe das peças recebeu atenção especial para reforçar o aspecto superior
desta nova geração.
A expertise da Honda no desenvolvimento de interiores fica
evidente no emprego da filosofia Máximo para o Homem, Mínimo para a Máquina,
que aliada ao entre-eixos alongado e a carroceria larga do modelo resultam em
um dos automóveis com maior espaço para os ocupantes do segmento. Com o aumento
das medidas para ombros, quadris, pernas e joelhos, o Civic entrega conforto
imbatível na categoria, trazendo uma percepção de amplitude e ambiente
refinado.
O modelo oferece um ângulo de visão frontal de 84,3º, líder
em sua categoria, graças às colunas A com design ultrafino, 18,2 mm mais
estreitas que as colunas da geração anterior. Até a visibilidade dos
passageiros dos bancos de trás para frente foi levada em conta, com um novo
design dos encostos de bancos dianteiros e apoios de cabeça menores.
Os engenheiros da Honda conseguiram liberar mais espaço para
as pernas do motorista reduzindo o avanço do painel de instrumentos na área dos
joelhos, da mesma forma que o espaço para as pernas no banco traseiro foi ampliado
em 27 mm. O porta-malas foi significativamente ampliado para até 525 litros, o
maior da categoria, com posição de carregamento baixa, ampla abertura e área de
carga mais larga que a do modelo anterior. O console central, completamente
reconfigurado, traz 7,2 litros de capacidade, permitindo o alojamento de
tablets ou de garrafas de água grandes, com a tampa fechada.
O conceito das versões do novo Civic acompanhou sua renovação
completa. Em linhas gerais, sua estrutura de grades deixa de seguir
simplesmente uma hierarquia vertical para se adequar aos diferentes perfis de
consumidores com a adoção de personalidades e equipamentos distintos para cada
versão.
Desse modo, o novo Civic chegará ao mercado em três
propostas: EX e EXL, com um perfil mais elegante e focado no conforto e na
tecnologia, para atrair os consumidores atuais do modelo; as inéditas Sport,
com personalidade esportiva e jovial; e Touring, com apelo superior para
competir com os sedãs sofisticados. Serão duas opções de transmissão, sendo uma
manual de seis velocidades (Sport), e uma continuamente variável: (Sport, EX,
EXL e Touring). O novo Civic também terá duas opções de motorização – 2.0
FlexOne, para as versões Sport, EX e EXL e 1.5 Turbo para a Touring.
Em todas as propostas, o Civic já oferece um pacote completo
de equipamentos onde se destacam: ar-condicionado digital, freio de
estacionamento eletrônico com função Brake-Hold, controle de cruzeiro, botão
ECON de modo de condução econômico, vidros elétricos com função “um toque” para
subida/descida em todas as posições, sistema de som com quatro alto-falantes,
conexões bluetooth e USB e comandos no volante, câmera para manobras em ré,
entre muitos outros. As versões com transmissão CVT trazem ainda aletas para
trocas de marcha atrás do volante.
A segurança também é tratada como item de série já que o
modelo tem objetivo de receber altas notas nos teste de impacto. Para isso,
oferece em todas as versões airbags frontais, laterais e de cortina, controle
de tração e estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist), sistema de partida em
aclive (HSA), sistema de vetorização de torque baseado em frenagem Agile
Handling Assist (AHA), luz de frenagem de emergência (pisca de forma
intermitente em frenagens emergenciais), além de freios ABS com distribuição
eletrônica de frenagem (EBD), luzes de rodagem diurna (DRL) e lanternas
traseiras em LED, faróis de neblina, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas
e aviso de esquecimento dos cintos dianteiros.
O Civic foi desenvolvido para estabelecer um novo padrão de
performance dinâmica em seu segmento e para competir com sedãs sofisticados em
aspectos-chave como sensação ao volante, precisão de direção, qualidade de
rodagem e nível de ruído e vibração. Também se destacam a performance em
aceleração e frenagem, a entrega de potência de forma linear e a eficiência
energética.
A 10ª geração chega ao mercado com dois novos conjuntos
motrizes, desenvolvidos para proporcionar um desempenho ágil, com alta
eficiência energética, adequado a cada versão. A motorização 2.0 i-VTEC
FlexOne, com 155 cv a 6.300 rpm e 19.5kgfm a 4.800 rpm no etanol – disponível
nas versões EX, EXL e Sport – é acoplada
pela primeira vez à transmissão continuamente variável (CVT), permitindo um
rodar mais confortável e uma melhor eficiência energética. A transmissão traz a
opção de sete marchas simuladas que podem ser trocadas por borboletas atrás do
volante. A versão Sport traz também, também uma caixa manual de seis
velocidades como opção.
O novo motor 1.5 de quatro cilindros, que equipa a versão
Touring, traz turbo de baixa inércia, injeção direta, variação de tempo de
abertura de válvulas (VTC) e válvula wastegate eletrônica, gerando 173 cv a
5.500 rpm, com o torque linear de 22.4 kgfm entre 1.700 rpm a 5.500 rpm. Este
propulsor é acoplado a uma nova transmissão continuamente variável que entrega
ampla potência ao longo de toda a faixa de trabalho do motor.
Estes motores trazem uma série de recursos para redução de
atrito, além de aprimoramentos no desenho e engenharia para combinar potência e
baixo consumo de combustível. Na classificação do CONPET, ambos receberam o
selo de eficiência energética, com nota A em sua categoria. A eficiência dos
conjuntos se comprova também na classificação geral do estudo com nota A para o
motor 1.5 turbo e B para o 2.0.
As novas motorizações do Civic e o sofisticado design de
suspensões são combinados a uma carroceria completamente nova, na qual os
engenheiros se aprofundaram no estudo de rigidez torcional para criar uma
estrutura ultrarresistente e obter ótima performance em testes de colisão.
A rigidez torcional foi ampliada em 25%, enquanto o peso da
carroceria foi reduzido em 22 kg se comparado à geração anterior do modelo. A
rigidez da carroceria nos pontos de montagem da suspensão e do subchassi foi
consideravelmente ampliada.
O design fluido do novo Civic é combinado a componentes
aerodinâmicos, como a cobertura de todo o assoalho e das caixas de roda
dianteira e traseira, e abafadores de escapamento otimizados, para criar a
carroceria mais eficiente de sua categoria. A combinação do coeficiente
aerodinâmico (Cd) e da área frontal foi aprimorada se comparada com a geração
anterior. O design aerodinâmico do Civic foi alcançado por meio de avançados recursos
de simulação de dinâmica de fluídos e testes em túnel de vento.
Construído sob a base de uma carroceria ultrarrígida e leve,
o sistema de suspensão da 10ª geração adota a configuração mais sofisticada de
sua história. O conjunto totalmente independente de suspensões inclui a
configuração, inédita no modelo, de multibraços montados no subchassi traseiro,
para um alto nível de estabilidade lateral.
Buchas de suspensão hidráulicas, uma solução normalmente
adotada em carros maiores e mais caros, foram adotadas pela primeira vez no
Civic, melhorando o conforto de rodagem e reduzindo as vibrações sem
comprometimento da dirigibilidade esportiva. O carro também adotou buchas
conectadas nas barras estabilizadoras na dianteira e traseira para um
comportamento de suspensão suave e progressivo. A nova caixa de direção
elétrica com duplo pinhão e relação variável, inédita no Civic, permite maior
precisão de direção e senso de controle – com apenas 2,2 voltas de batente a
batente (contra 3,1 voltas do modelo anterior), que proporciona ótima condução
em baixas velocidades.
O carro está 45 mm mais largo e adota pneus com diâmetro 15
mm maiores, melhorando a dirigibilidade e a aderência lateral, enquanto o
entre-eixos 30 mm maior melhora a qualidade de rodagem em pistas onduladas ou
esburacadas. Além disso, o Civic passa a adotar o (AHA) pela primeira vez,
usando o sistema VSA para aplicar o freio na roda dianteira para entrar em uma
curva, melhorando a resposta, estabilidade e precisão.
Materiais de isolamento acústico de alta qualidade foram
adotados junto a soluções de design para alcançar um novo nível de silêncio na
categoria, incluindo a adoção de novos métodos para medir e reduzir a fuga de
ar do habitáculo do Civic. Com base em testes internos da Honda, houve uma
redução destas fugas, se comparado com a geração anterior.
A redução de ruídos foi alcançada também por meio de: uso de
selagem tripla da porta, novos isolantes no capô, defletores de calor
acústicos, revestimento nas caixas de roda traseiras e carpete interno moldado
com fibra. A versão Touring traz ainda para-brisa acústico e coberturas
adicionais no assoalho.
O Novo Civic Geração 10 foi desenvolvido para proporcionar
alta segurança em diferentes cenários. O sedã traz visibilidade frontal ampla,
direção precisa, estável e previsível, e performance de dirigibilidade e
frenagem. De série, o novo Civic traz freios ABS com distribuição eletrônica de
frenagem (EBD) e sistema de estabilidade Vehicle Stability Assist (VSA) com
controle de tração e o assistente Agile Handling Assist (AHA) que aprimora a
estabilidade dinâmica em curvas.
O novo Civic adota uma avançada estrutura de carroceria –
incluindo a nova geração da Advanced Compatibility Engineering (ACE), nova
tecnologia de estrutura de impacto, piso de aço de alta resistência, e colunas
B e estrutura traseira de alta resistência – para proporcionar um alto grau de
proteção aos ocupantes, sem comprometer o peso e aumentando a eficiência de
combustível.
Os engenheiros foram desafiados não só a criar uma
carroceria que alcançasse os objetivos de desempenho dinâmico, mas que fosse
muito segura durante uma colisão. A adoção de uma dianteira compacta e de um
pequeno balanço frontal foi o desafio para esse objetivo, já que foi
necessário, efetivamente, reduzir a estrutura frontal de impacto (a área na
dianteira que absorve e redireciona a energia de uma colisão). Para superar
esse desafio e manter as proporções esportivas do novo Civic, os engenheiros
desenvolveram uma nova estrutura frontal de impacto. O design único desta
estrutura efetivamente cria um trilho que direciona o motor para baixo em uma
colisão, aumentando a área de deformação.
O Civic usa tecnologia avançada de airbags frontais,
laterais e de cortina, incluindo um airbag frontal com uma costura em espiral
para um melhor desempenho no momento do disparo; tecnologia Smart Vent para os
airbags do passageiro e motorista e um novo airbag para passageiro que reduz o
risco de ferimentos caso o ocupante esteja fora da posição. Esses sistemas
trabalham em conjunto com a estrutura avançada da carroceria e com componentes
internos projetados para reduzir o risco de ferimentos em uma colisão.
Cada versão do Novo Civic Geração 10 traz equipamentos
condizentes com o perfil de seu consumidor, adequando o veículo à sua proposta
de uso. Para os clientes que buscam conforto e tecnologia há as versões EX e
EXL: a versão EX traz, como complemento aos equipamentos de série do Civic, as
rodas de 17 polegadas com acabamento diamantado, bem como a grade frontal
cromada. O modelo também recebe retrovisores rebatíveis eletricamente com
repetidores laterais integrados em LED, faróis com acendimento automático,
bancos revestidos em couro com costuras, velocímetro digital e áudio com tela
de 5 polegadas.
A EXL, por sua vez, acrescenta ar-condicionado automático de
duas zonas, multimídia com tela de sete polegadas touchscreen com navegador e
interface para smartphone, entrada HDMI, duas portas USB, dois tweeters
dianteiros e dois traseiros. Além disso, agrega como destaque o painel de
instrumentos com tela de TFT de alta definição, inédito na categoria.
A versão Sport, inédita, tem como complemento aos itens de
série, equipamentos que acentuam o caráter esportivo do sedã com itens
exclusivos. O estilo é reforçado com a grade frontal em black piano e pelas
rodas escurecidas de 17” exclusivas da versão. O visual agressivo fica
destacado pelos faróis com projetores e luzes de neblina dianteiras.
Internamente, a forração exclusiva dos bancos em tecido premium na cor preta
entrega um sensação de sofisticação e esportividade. A versão recebe ainda o
velocímetro digital com conta-giros analógico e áudio com tela de 5 polegadas.
Para completar, é a única que pode ser equipada com a transmissão manual de
seis velocidades.
Os consumidores que buscam um produto ainda mais sofisticado
contam com a opção Touring, que traz o potente motor 1.5 Turbo associado à nova
transmissão CVT, e agrega equipamentos inéditos não só para o modelo, mas
também para o segmento. Caso do sistema LaneWatch, que estreou no Accord e
minimiza os pontos cegos por meio de uma câmera posicionada abaixo do
retrovisor direito, reproduzindo as imagens na tela central e oferecendo mais
segurança em mudanças de faixa; e do conjunto ótico dianteiro Full LED
(totalmente em LED), inclusive os faróis de neblina.
Este modelo traz também entre seus equipamentos, sensores de
estacionamento dianteiro e traseiro, bancos dianteiros com ajuste elétrico em
oito direções, sensor de chuva, retrovisor interno fotocrômico, teto solar
elétrico, e sistema de partida por botão no painel ou pelo controle remoto, que
permite, também, a entrada e partida do carro sem a necessidade de acionar a
chave. Outro diferencial da versão é o painel e guarnição das portas com
acabamento em alumínio escovado e as maçanetas externas cromadas, reforçando a
sofisticação da versão.
Para permitir uma operação intuitiva e uma conectividade
ampliada, o Civic, em suas versões EXL e Touring, adota a nova tela de sete
polegadas sensível ao toque que agrega as funções multimídia, navegação e de
interação do condutor com o carro. O sistema é compatível com as interfaces
Apple CarPlay e Android Auto, permitindo uma integração das funções dos
smartphones com o automóvel, incluindo aplicativos, reprodução de áudio via
streaming, busca por meio de comandos de voz e o acesso a uma série de
aplicativos para smartphones.
Preços:
Sport Manual: R$ 87.900
Sport CVT: R$ 94.900
EX CVT: R$ 98.400
EXL CVT: R$ 105.900
Touring: R$ 124.900
Fonte: Honda - Assessoria
de imprensa
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