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ONU e FIA unidos por um mundo sustentável!
Cada vez mais, a
tecnologia tem influenciado a forma de nos relacionarmos com o mundo moderno e,
com isso, transforma os hábitos de trabalho e lazer. No novo paradigma, as
sociedades estão voltadas ao desenvolvimento sustentável das suas indústrias, em
que o setor automotivo não é exceção. Como parte do Dia Mundial do Meio
Ambiente, celebrado em 5 de Junho, a Federação Internacional de Automobilismo
para a América Latina (FIA Região IV) decidiu promover o uso responsável dos
transportes em todas as suas formas, tendo os veículos elétricos como prioridade
em pesquisa e desenvolvimento.
Esse veículo, cujo
motor é alimentado por um controlador e usa a energia armazenada em baterias
recarregáveis, não foi popular no início. Um dos problemas estava na pouca
autonomia para viajar distâncias consideráveis mas, com os avanços tecnológicos
na área, hoje é possível imaginar que serão protagonistas de nova lógica de mobilidade
nas cidades ao redor do mundo. Na América Latina, encontram-se ações que
estimulam o uso dos veículos elétricos, sendo também o transporte público um
aliado importante desse novo caminho ecológico, através da renovação de frotas
de ônibus e táxis.
O veículo elétrico
tem vantagens sensíveis. Eles são amigáveis para o meio ambiente porque não
produzem emissões tóxicas, reduzem a dependência de recursos não renováveis, e
são mais eficientes no consumo (entre 59% a 62% de energia elétrica está diretamente
aplicada às rodas, em comparação com 17% a 21% quando usada gasolina). Indo
além, esses veículos geralmente não necessitam de grandes investimentos em manutenção
e mostram um ganho a mais em silêncio (menos poluição sonora).
O transporte é o
setor que mais cresce em nível de emissões de CO₂, na América Latina.
A mudança do paradigma, como estamos comentando, irá colocar em prática políticas
públicas inovadoras no lugar das atuais, e também contribuirá com a rápida
transição para a mobilidade eléctrica. Com a parceria criada entre a ONU e a
FIA-IV, espera-se construir uma ampla motivação para que a área pública e a
privada passem, em conjunto, a remover as barreiras de mercado e a criar
condições favoráveis em infraestrutura viária, em programas de incentivos, e
em mecanismos financeiros para aplicação na região.
Mario Divo é o Diretor Executivo do ACBr – Automóvel Clube Brasileiro e também é o Clube Correspondente da FIA – Federação Internacional do Automóvel
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