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As quinze marcas filiadas à Abeifa –
Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de
Veículos Automotores, com licenciamento de 2.831 unidades, anotaram em
julho último aumento de 11% em relação a junho, quando foram vendidas
2.551 unidades importadas. Ante julho de 2019, quando foram
comercializadas 2.952 unidades, a retração foi de 4,1%. Com esses
resultados, o acumulado dos primeiros sete meses do ano fechou com queda
de 25,4%: 14.304 unidades contra 19.168 emplacamentos de veículos
importados.
“Aos poucos, as nossas associadas retomam vendas mais expressivas, mesmo diante dos impactos da pandemia e da valorização das moedas dólar e euro. Vale lembrar, no entanto, que essas vendas estão ainda lastreadas em estoques de unidades importadas antes dessa elevação acentuada do câmbio”, explica João Henrique Oliveira, presidente da Abeifa, para quem, “mesmo com esse cambial desfavorável, as nossas associadas têm sido capazes de seguir cumprindo a missão de renovação tecnológica do parque circulante brasileiro, sendo responsáveis por 46,3% dos veículos híbridos e elétricos vendidos no país este ano”.
Produção local – Entre as associadas à Abeifa, que também têm produção nacional, BMW, CAOA Chery, Land Rover e Suzuki fecharam julho último com 2.724 unidades emplacadas, total que representou aumento de 27,3% em relação a junho de 2020, quando totalizaram 2.139 unidades, e também alta de 2,7% ante julho de 2019 (2.653 unidades). No acumulado do ano, a produção nacional das associadas à entidade significou baixa de 15,4%: 14.536 unidades emplacadas este ano contra 17.180 veículos em 2019.
“Aos poucos, as nossas associadas retomam vendas mais expressivas, mesmo diante dos impactos da pandemia e da valorização das moedas dólar e euro. Vale lembrar, no entanto, que essas vendas estão ainda lastreadas em estoques de unidades importadas antes dessa elevação acentuada do câmbio”, explica João Henrique Oliveira, presidente da Abeifa, para quem, “mesmo com esse cambial desfavorável, as nossas associadas têm sido capazes de seguir cumprindo a missão de renovação tecnológica do parque circulante brasileiro, sendo responsáveis por 46,3% dos veículos híbridos e elétricos vendidos no país este ano”.
Produção local – Entre as associadas à Abeifa, que também têm produção nacional, BMW, CAOA Chery, Land Rover e Suzuki fecharam julho último com 2.724 unidades emplacadas, total que representou aumento de 27,3% em relação a junho de 2020, quando totalizaram 2.139 unidades, e também alta de 2,7% ante julho de 2019 (2.653 unidades). No acumulado do ano, a produção nacional das associadas à entidade significou baixa de 15,4%: 14.536 unidades emplacadas este ano contra 17.180 veículos em 2019.
Participações
– Em julho último, ao considerar somente os veículos importados por
associadas à entidade – total de 2.831unidades -, o setor significou
marketshare de 1,73. Com 5.555 unidades licenciadas (importados +
produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 3,4%
do mercado total de autos e comerciais leves (163.083 unidades).
No acumulado do ano, os veículos importados da Abeifa, com total de 14.304 unidades, representam participação de 1,5% do mercado interno. Somadas unidades importadas e nacionais, com 28.840 unidades licenciadas, o marketshare das associadas à entidade é de 3,1%.
No acumulado do ano, os veículos importados da Abeifa, com total de 14.304 unidades, representam participação de 1,5% do mercado interno. Somadas unidades importadas e nacionais, com 28.840 unidades licenciadas, o marketshare das associadas à entidade é de 3,1%.
Fonte: Textofinal de Comunicação Integrada
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