sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Pesquisa Mobiauto: picapinhas nacionais valorizaram bem acima da média do mercado. E modelos mais antigos ganharam ainda mais preços!

 

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 Start-up do segmento automotivo que mais cresceu em 2021 e um dos três maiores marketplaces de carros usados do país, a Mobiauto realizou uma pesquisa em sua base de dados nesta semana para verificar o comportamento de preços das picapes compactas do Brasil. Criadas e disseminadas praticamente só no mercado brasileiro, as picapinhas (derivadas de hatches compactos) são a “jabuticaba” que melhor distingue a indústria automobilística brasileira dos demais polos fabricantes mundiais. Só existem aqui.

A Mobiauto, recém-incorporada ao menu corporativo do Banco Pan, utilizou sua base de dados para pesquisar unidades usadas e seminovas desses modelos no país, comparando as cotações de preços entre outubro de 2021 e outubro de 2020. De acordo com o departamento de Estatísticas da Mobiauto, a conclusão é inequívoca: todas as picapinhas, com poucas exceções, foram ótimos negócios nos últimos doze meses.

De uma lista total de 162 modelos e versões, vinculados a diversos anos (entre 2006 e 2020), 139 registraram uma valorização acima da média de mercado – o mercado global de usados e seminovos no país teve uma valorização média de 23,5% no último ano.

Para o especialista automotivo Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto, o mercado de picapinhas está extremamente aquecido, como mostra o resultado geral de percentuais de valorização. “Se você considerar que a média geral do mercado foi de 23,5% de valorização, o segmento de picapes compactas viu seus preços majorarem em 34,22%. Isso já dá uma conclusão óbvia: comprar uma picapinha usada, no Brasil, além dos benefícios óbvios de utilização, é um ótimo negócio”, explica. “E ainda há as campeãs, que chamam muito a atenção. Oito delas ganharam altas acima de 50%!”

Veja acima a lista das 10 mais bem posicionadas na pesquisa (a lista completa está em anexo).


Para quem acha que carros mais usados sofrem de certa rejeição no mercado, a lista das dez mais traz a antítese dessa opinião: quatro modelos têm mais do que dez anos de uso. “Percebo que esse filão de mercado das picapinhas mais antigas é destinado diretamente ao trabalho, alavancando a economia informal do país. Impressionante! Elas valorizaram muito”, explica o consultor da Mobiauto.

De uma forma geral, apanhando a média de valorização de todos os anos e versões de cada veículo, a Chevrolet Montana sagra-se vencedora: 36,76% de alta no último ano. A VW Saveiro e a Fiat Strada aparecem, em seguida, praticamente empatadas: 33,89% e 33,65%, respectivamente. É um dado curioso, mas revela uma consistência interessante na caminhada de preços de todas as versões da picape da GM, à medida que ela vence na média, mas não possui nenhuma versão entre as dez mais valorizadas.

Baseado em um banco de dados de milhares de anúncios, os especialistas da Mobiauto traduziram, em cotações e percentuais, uma situação bastante elucidativa da Economia brasileira. “O período de pandemia intensificou as atividades de entregas urbanas, que é uma das consequências imediatas que eu consigo ler dessa estupenda valorização média do segmento. E mais: a falta de veículos zero km de alguns modelos, como a Fiat Strada, claro que também ajuda muito na supervalorização das seminovas”, conclui Castro Jr.

Fonte: e-Pincigher Comunicação Corporativa


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