segunda-feira, 24 de julho de 2023

COLUNA VER-O-CARRO | No dia do motorista, o que faz alguém ser um bom condutor?

 

VISITE SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br    

Você sabia que nesta terça-feira, 25 de julho, é comemorado o dia do motorista? A data
é alusiva por ser também celebrado São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, condutores,
viajantes e transportadores. Segundo a história, Cristóvão, antes chamado de Réprobo,
carregava pessoas em seus ombros de uma margem à outra de um rio, e em uma dessas
travessias, conheceu uma criança, transportada com um enorme sacrifício. Ao final, esta
criança revelou ser Jesus Cristo, convertendo-se em seguida.
Do mesmo jeito como fez São Cristóvão, no trânsito, somos chamados a dirigir para nós
e para os outros. É igual a um jogo em equipe: quanto mais tivermos consciência e
soubermos do nosso papel, mais justo e seguro o espaço para todos os envolvidos. Mas
fica uma pergunta: você sabe o que define um bom motorista, e quais práticas e
habilidades devemos ter? A seguir, elencamos quatro razões:
1. Aposte na direção defensiva: A direção defensiva é a forma cautelosa de
conduzir veículos para evitar acidentes, tendo em vista as ações incorretas de
outros motoristas ou condições adversas no trânsito. É importante que o condutor
busque adotar práticas como manter a distância do veículo à frente, respeitar os
limites de velocidade, dar preferência a outros automóveis, mesmo quando não
for mandatório, e sempre estar atento a tudo o que acontece ao redor do carro (à
frente e atrás). Lembre-se que o trânsito é formado por veículos de diferentes
portes, como bicicletas, motocicletas, automóveis, caminhões, ônibus, além dos
pedestres, que sempre devem ser respeitados. Cada meio de transporte ocupa
espaços diferentes e têm regras específicas no trânsito, e é fundamental para
qualquer motorista prezar pela cautela e cortesia com o próximo.

Não utilize o celular ao dirigir: Segundo levantamento da Organização Mundial
da Saúde (OMS), a falta de atenção ao volante causada pelo uso de celulares está
entre os principais fatores de risco para a ocorrência de acidentes de trânsito. Para
se ter uma noção do problema, as chances de se envolver em um acidente
aumentam 400% quando o motorista verifica mensagens no celular. Além disso,
dirigir segurando o aparelho celular é considerado uma infração gravíssima pelo
Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Para evitar estes riscos, nunca manuseie o
celular ao dirigir. Atualmente, diversas plataformas integradas aos carros novos
auxiliam o motorista a utilizar algumas das funções dos smartphones de forma
segura. Um destes exemplos é o espelhamento do celular na central multimídia
(via Android Auto ou Apple CarPlay, por exemplo), que permite reproduzir
aplicativos de navegação, mensagens e músicas sem a necessidade de segurar o
celular.
3.
Respeite a sinalização: Prestar a atenção e obedecer à sinalização das vias é
fundamental para um trânsito mais seguro. Muitos acidentes acontecem pelo
desrespeito dos motoristas a um semáforo, a uma placa de pare, ou de conversão
proibida, por exemplo. Vale ressaltar que há três tipos de placas definidas pelo
CTB: de indicação, que orientam percursos, indicam saídas e entradas para
estradas e locais para fazer retorno; de regulamentação, que sinalizam as
proibições, as obrigações e as condições das ruas e estradas; e de advertência, que
informam sobre as condições de uma rua ou estrada, alertando para os perigos.
4. Mantenha a manutenção do seu veículo em dia: A obediência às dicas
anteriores pode ficar prejudicada caso o veículo não esteja com a manutenção em
dia. Observar se itens como sistema de freios, suspensão, direção, pneus e
iluminação estão em perfeito funcionamento é essencial para garantir a segurança
para o motorista, passageiros e demais usuários da via. Até mesmo um descuido
simples, como pane seca por não abastecer o veículo, pode resultar em acidente e
gerar uma infração de trânsito. Portanto, fique atento para uma revisão preventiva
do veículo. Não se esqueça de incluir nessa verificação a consulta de débitos
veiculares, como IPVA, licenciamento ou multas de trânsito.


Festival Interlagos firma-se como maior evento de experiências
ao volante. Pintou o sucessor do Salão do Automóvel? Saiba
quais foram as novidades

 

No último final de semana, o autódromo José Carlos Pace, popularmente conhecido como
Interlagos, em São Paulo, foi o ponto de encontro para os apaixonados por carros, com a
segunda edição do Festival Interlagos. Entre quinta-feira, 20, e domingo, 23, os visitantes
puderam conhecer de perto e pilotar, seja na pista ou no fora-de-estrada, os modelos das
marcas expositoras desta edição: Audi, BYD,
Chevrolet, Citroën, Ford, GWM, Peugeot,
Ram, Toyota e Volvo, sem contar as atrações musicais, sob o comando de JetLag e Diogo
Nogueira. Outras marcas ligadas ao universo automotivo marcaram presença, como
BFGoodrich, Michelin, Motul, Petrobras, Pirelli, Polaris e Shell.
Audi: promoveu o lançamento oficial do e-tron GT, versão “mansa” do cupê de quatro
portas, de 476 cv de potência (530 no overboost), 0 a 100 em 4,1 segundos e autonomia
de 308 km pelo Inmetro (até 501 km pelo WLTP). Custa R$ 699 mil, ou se preferir, R$
15.480 no plano Audi Luxury Signature de 36 meses. Faróis Matrix LED com setas
dinâmicas, controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego, aviso de mudança de
faixa, câmera 360° com Sistema Parking Assist, teto panorâmico de vidro e sistema de
som Bang & Olufsen figuram entre os principais itens de série.
BYD: destaque para o hatch Dolphin, tido como um dos carros elétricos mais baratos do
Brasil, por R$ 149 mil, e os demais carros da marca chinesa já vendidos aqui, como Tan,
Han, Yuan e Song Plus DM-i. Foi exibido no Festival Interlagos o Seal, sedã médio da
família Ocean (a mesma do Dolphin), com lançamento programado ainda neste ano.
Segundo a BYD, terá posicionamento de mercado entre o Song Plus DM-i e o Tan EV,
ou seja, espere por algo próximo de R$ 400 mil.
Chevrolet: a atração principal ficou por conta da chegada da Montana RS, versão
esportivada que ocupa o topo da gama da picape intermediária. Por R$ 151.990, aposta
em grade frontal em formato de colmeia e detalhes com acabamento preto brilhante,
emblemas pretos, rack de teto e santantonio integrados, rodas de 17” com desenho
próprio, retrovisores externos com capas pretas e acabamento brilhante, revestimento
exclusivo preto com costura vermelha no volante, painel, bancos e encosto de braço e
acabamento preto brilhante para molduras dos raios do volante, dutos de ventilação e do
console central.
Ford: na pista off-road, a americana dispôs ao público test-drive da nova geração da
picape Ranger, gozando de motor 3.0 V6 de 250 cv/61,2 kgfm, e promoveu
avant
première do novo Territory. O crossover chega ainda neste ano com nova grade
hexagonal dianteira, faróis e lanternas full-LED, rodas de liga leve de 19 polegadas, novo
motor EcoBoost (possivelmente o 1.8 de 180 cv, estreante na Argentina) e maiores
medidas na altura, comprimento, largura e porta-malas.
GWM: quem visitou não apenas testou os SUVs da Haval, como viu de perto o hatch 03
da Ora, nova marca da gigante chinesa apenas de compactos elétricos. Em outros
mercados chamado de Good Cat ou Punky Cat,
traz visual de linhas arredondadas e estilo
jovem e esportivo, o modelo conta com rodas diferenciadas e elementos aerodinâmicos.
Terá 171 cv/25,5 kgfm, alimentado por uma bateria de 48 kWh na versão normal ou de
63 kWh na GT, cujas autonomias não foram divulgadas até o fechamento desta edição.
As reservas estão abertas, com sinal de R$ 9 mil no Mercado Livre.
Ram: a marca de picapes da Stellantis não ficou de fora do Festival Interlagos, e trouxe
ao evento a Rampage, intermediária derivada da Fiat Toro, nas suas três versões Rebel,
Laramie e R/T. Mais de 5 mil pedidos da menor das Ram já foram realizados, distribuídos
em 55% em versões com motor Hurricane 4 2.0 turbo de 272 cv/40,8 kgfm, e os 45%
restantes nas com MultiJet 2.0 turbodiesel de 170 cv/38,7 kgfm. Na pista, rolou testes no
Classic e na 1500 Limited.
Toyota: a japonesa apostou suas fichas no recém-lançado GR Corolla hatch, primeiro
modelo da Gazoo Racing, divisão de alta performance da marca no Brasil. É equipado
com um motor 1.6 turbo de três cilindros, capaz de entregar 304 cv e um torque de 37,7
kgfm, somado a um câmbio manual de seis marchas e tração integral GR-Four. Esse é o
mesmo propulsor usado no GR Yaris, mas com aprimoramentos para um ganho maior de
potência.


EXPRESSO MOTORIZADO
Entregando autonomia, desempenho e tecnologia a bordo, a BMW amplia a linha
de carros elétricos lançando o iX1, opção zero emissões do SUV mais vendido da
bávara no país. Fabricado em Regensburg, Alemanha, é movido por dois motores
elétricos, um em cada eixo, com 190 cavalos cada, e combinados, fazem 313
cv/50,3 kgfm, rendendo autonomia de 303 km declarados pelo Inmetro. Sua
bateria de 64,3 kWh é recarregada tanto em corrente alternada de 11 a 22 kW
quanto na contínua de até 130 kW. O interior do iX1 segue o mesmo padrão do

X1 a combustão, contendo telas curvas, sendo uma de 10,2” para instrumentação
e outra de 10,7” para multimídia e climatização. Na direção, dois modos de
condução: Efficient e Sport, acompanhado por um som futurista da autoria de
Hans Zimmer, adicionando o adaptável Personal, além do botão Boost no lado
esquerdo do volante, que entrega potência a mais por alguns segundos.
Patrocinadora do The Town, que ocorre em setembro, a Volkswagen comercializa
versão limitada do T-Cross alusiva ao festival. Baseada na 200 TSi, tem rodas de
liga-leve aro 17 diamantadas e pintadas de preto, pintura bicolor com coluna C,
teto, retrovisores externos, rack de teto e emblemas pintados em Preto Ninja,
badge exclusivo “The Town”, localizado próximo da linha de cintura, faróis de
neblina e lanternas traseiras em LED, sensores de estacionamento dianteiros e
traseiros e câmera de ré. E, de brinde, acompanha um kit com mochila dobrável
com logo VW + The Town, squeeze de metal e boné.
Na abertura do Festival Interlagos, a agência Auto Informe divulgou os
vencedores da 1ª edição do
Prêmio Mobilidade Limpa. Concorreram 75
modelos, dentre híbridos-leves (MHEV), híbridos convencionais (HEV), híbridos
plug-in (PHEV) e puramente elétricos (BEV), acima ou abaixo de R$ 500 mil,
avaliados por dez jurados, dentre jornalistas especializados, engenheiros
automotivos e ambientalistas. Foram contemplados: elétrico até R$ 500 mil:
Renault Kwid E-Tech; elétrico acima R$ 500 mil: BYD Tan EV; híbrido-leve
até R$ 500 mil:
Kia Stonic; híbrido-leve acima de R$ 500 mil: Jaguar F-Pace;
híbrido plug-in até R$ 500 mil:
Caoa Chery Tiggo 8 Pro; híbrido plug-in acima
de R$ 500 mil:
Volvo XC90; híbrido convencional até R$ 500 mil: Toyota
Corolla Cross
; e híbrido convencional acima de R$ 500 mil: Porsche Cayenne.
Até a próxima semana, motorizados! Vem ver o carro com a gente!


GUILHERME JOSÉ SILVEIRA DE SOUSA
Editor-chefe do Ver-o-Carro
E-mail:
verocarro.pa@gmail.com
Instagram: @verocarro.pa
YouTube: youtube.com/VeroCarro
Blog: verocarropa.blogspot.com

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.