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A descarbonização é o caminho trilhado por várias montadoras de veículos, na ambição
de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Quem agora segue esta jornada é a
Stellantis, que revelou na última terça-feira, 1°, em Betim (MG), a tecnologia Bio-Hybrid,
a ser adotada em seus produtos fabricados na América do Sul a partir de 2024, em sintonia
com o plano estratégico de longo prazo, Dare Forward 2030, que prevê a descarbonização
de processos e produtos da empresa até 2038, com redução das emissões em 50% já em
2030.
“O Bio-Hybrid é uma tecnologia de descarbonização da mobilidade, que privilegia as
características e recursos do Brasil, como o etanol e a energia elétrica limpa”, afirma
Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul. “Nasceu de nossa
plataforma Bio-Electro, que é um esforço de nacionalização de tecnologias. Nossa
prioridade é descarbonizar a mobilidade, mas queremos fazer isto de modo acessível para
o maior número de consumidores e desenvolvendo tecnologias e componentes no Brasil”.
Sustentada por três pilares (Academy, Lab e Tech), o Bio-Hybrid é fruto da sinergia entre
fornecedores, pesquisadores e outros parceiros, abrindo caminho para o uso de
combustíveis renováveis, como o etanol, ligado a um motor elétrico,, sendo assim uma
opção competitiva para a descarbonização no país. Segundo a Stellantis, a tecnologia terá
quatro variações, a ser aplicada em todas as plataformas:
BIO-HYBRID: híbrido-leve, troca o alternador e o motor de partida por um motor
elétrico de 48 V, capaz de gerar 3 kW de potência, sustentado por uma bateria de lítio de
1 Radialista, locutor comercial e comunicador. Apaixonado por carros desde criança, em novembro de 2021,
criou e mantém a página Ver-o-Carro nas redes sociais, informando sobre o que é destaque no noticiário
automotivo, com orgulho de ser do Pará.
12 V, que tanto gera torque adicional para o motor térmico do veículo quanto gera energia
elétrica para carregá-la;
BIO-HYBRID E-DCT: além do elétrico substituto ao alternador e motor de arranque,
outro propulsor vem acoplado à transmissão; híbrido convencional, traz bateria de lítio
de 48 V, que dá suporte ao sistema e também é alimentada pelos dispositivos.
BIO-HYBRID PLUG-IN: como o próprio nome diz, a bateria de 380 V tem recarga feita
por fonte externa, como uma tomada ou carregador wallbox, ou por força regenerativa
das frenagens. A potência do motor elétrico é entregue diretamente nas rodas do carro, e
alterna entre as propulsões térmica, elétrica e híbrida;
BEV: totalmente zero emissões, tem bateria de 400 V conjugada ao motor elétrico de alta
tensão, alimentado por frenagem regenerativa ou por fonte externa. Carrega torque
instantâneo e acelerações rápidas e responsivas, sem deixar de lado o desempenho.
Ciente de que propulsão elétrica será dominante no mercado automotivo, a Stellantis, em
comunicado, entende que é necessário uma transição mais planejada e menos onerosa.
Tal posicionamento é corroborado, afirmando que “combinar o etanol, um forte aliado na
redução das emissões de CO2, com a eletrificação se apresenta como uma alternativa
competitiva de transição para uma mobilidade de baixo carbono. Essa rota de transição é
necessária para tornar a mobilidade sustentável e, ao mesmo tempo, acessível, já que os
veículos elétricos, apesar de eficientes no processo de descarbonização, ainda possuem
um custo elevado, o que impede sua aquisição por grande parte dos consumidores de
países em desenvolvimento com características de renda como as do Brasil.”
Mesmo com produção estável, vendas em julho batem recorde,
ainda sob os efeitos do “carro popular”
Se em junho o aquecimento das vendas veio apenas no final, graças à MP 1175/2023, foi
em julho que a decolagem aconteceu. Os descontos do programa do “carro popular”
resultaram em 225,6 mil veículos licenciados no último mês, considerado pela
ANFAVEA o melhor resultado mensal no ano, recuperando números de antes da
pandemia. Em paralelo à junho, cresceu 19%, e comparado à julho de 2022, a alta foi
maior: 24%. Em média, saíram das concessionárias 10.743 carros por dia.
Os excelentes resultados de julho foram suficientes para escoar os elevados estoques das
fábricas e das lojas; no final de maio, estavam na ordem de 250 mil unidades, e hoje, está
abaixo de 200 mil. Por outro lado, se as vendas aceleraram, não se pode dizer o mesmo
da produção. As fábricas produziram 183 mil veículos, o que se traduz em queda de 3,3%
na comparação com junho. No acumulado de 2023, registro de alta de 0,3% frente ao
mesmo período do ano passado.
Quanto aos automóveis e comerciais leves mais emplacados, liderança incontestável do
Volkswagen Polo e seus 16.471 exemplares, 60% a mais do que em junho. O hatch foi
seguido por Hyundai HB20 (12.126), Fiat Strada (10.387), Chevrolet Onix (10.260), Fiat
Mobi (8.582), Volkswagen T-Cross (8.553), Fiat Argo (7.519), Renault Kwid (6.602),
Volkswagen Nivus (6.498) e Chevrolet Onix Plus (6.412).
Centro Automotivo ACDelco é a aposta da GM para carros
usados multimarcas
Pensando nos clientes que, ao invés de adquirir carros zero km, partem para um usado, e
vendo o avanço do mercado de oficinas mecânicas, a ACDelco, marca de pós-vendas da
General Motors, inicia processo de expansão dos seus serviços com a criação de centros
automotivos voltados para reparos de carros seminovos e usados multimarcas,
começando com 10 lojas e previsão de 30 até o final do ano, e até 2026, serão 100.
Com uso de peças genuínas próprias, mão-de-obra especializada e equipamentos de
diagnóstico computadorizado de última geração, os centros automotivos ACDelco
oferecem serviços como alinhamento, balanceamento, baterias, check-up, freios, limpeza
do sistema de injeção e do sistema de ar condicionado e ventilação, suspensão e
amortecedor, troca de óleo, filtros, velas e palheta do limpador do para-brisas e venda de
pneus. E o que é melhor: todos as peças e serviços têm garantia de um ano, o dobro da
média dos concorrentes.
O mix de produtos da ACDelco, presente há mais de 100 anos no mercado mundial de
pós-vendas, possui mais de 750 produtos, distribuídos em 18 linhas, entre pastilhas de
freio, amortecedores, baterias, lubrificantes, velas e filtros para os principais modelos do
mercado. Neste novo conceito de aftermarket, os centros automotivos, além de serviços
mecânicos, são distribuidores de produtos originais a reparadores independentes.
EXPRESSO MOTORIZADO
Tido como o carro elétrico mais potente do país, o BMW iX M60 inicia
oficialmente suas vendas. Seguindo a linha visual das demais versões do modelo,
incrementa rodas de 22 polegadas, freios M Sport com pinças pintadas de Dark
Blue, acabamentos externos em Titanium Bronze Finish, teto solar panorâmico
sem cortina de proteção, tela curva de 12,3” para instrumentação e de 14,9” para
multimídia, som Bowers & Wilkins de 30 alto-falantes, ar-condicionado digital
quadrizona, grade frontal regenerativa para pequenos danos, entre outros
equipamentos. Os dois motores elétricos produzem potência de 619 cv e 102 kgfm
de torque instantâneos, acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos, a bateria tem
capacidade de 111,5 kWh, capaz de carregar num dos dois carregadores inclusos
(um wallbox de 22 kW e outro portátil de 11 kW) no SUV elétrico e autonomia
de 431 km no ciclo Inmetro.
Seria efeito da chegada da Ram Rampage? Não querendo perder o mercado
conquistado entre as picapes intermediárias plus size, a Ford reduz o preço da
Maverick Lariat em até R$ 20 mil, passando a custar R$ 224.890 na opção
movida pelo motor 2.0 turbo, e R$ 234.890 na Hybrid. Em qualquer uma, vem
com teclado para abertura da porta, painel digital de 6,5”, multimídia Sync de 8”,
ar-condicionado bizona, seletor rotativo de câmbio, freio de estacionamento
elétrico e compartimento de 73 litros sob o banco traseiro.
Toyota Etios deixa de ser fabricado em Sorocaba (SP), após 11 anos e mais de
680 mil unidades. Fora da linha nacional desde 2021, o modelo ainda era
produzido para o mercado externo, inclusive na versão Aibo, para carga. Com o
fim, marcado para o dia 31 de agosto, a linha passará por ajustes antes da chegada
de um SUV compacto híbrido flex, muito provavelmente o Yaris Cross. Nenhuma
vaga de emprego será suprimida.
Alegando melhoras na economia brasileira e a desvalorização do dólar frente ao
real, a Caoa Chery reduz os preços do Tiggo 8 Max Drive, Arrizo 6 Pro Hybrid
e iCar. O SUV de sete lugares passou de R$ 194.990 para R$ 189.990, o sedã
caiu de R$ 152.490 para R$ 129.990, enquanto que o compacto teve seu valor
reduzido para R$ 119.990, ante R$ 139.990 de julho, o que o faz o carro elétrico
mais barato do país.
A Unidas, uma das grandes locadoras de veículos do Brasil, que também atua no
mercado de veículos seminovos, em resposta à demanda do setor, passa a
comercializar no segmento de pesados, como caminhões, máquinas agrícolas e de
construção civil. Foi inaugurada nova loja de 10.620 m² em Sertãozinho (SP),
região metropolitana de Ribeirão Preto, e importante polo do agronegócio
paulista.
Até a próxima semana, motorizados! Vem ver o carro com a gente!
GUILHERME JOSÉ SILVEIRA DE SOUSA
Editor-chefe do Ver-o-Carro
E-mail: verocarro.pa@gmail.com
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YouTube: youtube.com/VeroCarro
Blog: verocarropa.blogspot.com
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