terça-feira, 8 de outubro de 2024

Confira dicas de como instalar a junta homocinética para evitar problemas

 

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A Volda, responsável por atender 90% da frota circulante brasileira entre automóveis, picapes, Vans e SUVs com seus componentes de suspensão e transmissão, compartilha orientações sobre a instalação da junta homocinética. Esse componente crucial nos sistemas de transmissão de veículos com tração dianteira assegura a transferência eficiente de torque do motor para as rodas, mantendo a flexibilidade do movimento.

A peça, instalada junto ao semieixo, é geralmente protegida por uma coifa de borracha, que evita a entrada de sujeira e a perda de lubrificação, garantindo seu desempenho ideal. Sua função principal é transmitir força de forma eficiente, mesmo quando as rodas estão esterçadas ou submetidas a diferentes ângulos, como em curvas acentuadas ou em terrenos irregulares.

O nome 'homocinética' refere-se à sua capacidade de garantir que a velocidade de rotação do eixo motor e da roda permaneça constante, independentemente da posição ou ângulo da junta. Isso ajuda a evitar vibrações e reduz o desgaste irregular dos pneus, além de proteger outros componentes da transmissão. O especialista da Volda, Everton Peroni, ensina o passo a passo da instalação da peça, destacando as melhores práticas para garantir o desempenho e a durabilidade do sistema.

“Antes de instalar uma junta homocinética, o profissional deve estar atento a diversos fatores para garantir uma instalação correta e o funcionamento ideal da peça. Esses cuidados são essenciais para prolongar a vida útil da junta homocinética e evitar danos ao sistema de transmissão do veículo”, destaca Peroni.

Passo a passo para a instalação

  1. Com o veículo ainda no chão, acionar o freio de mão e “quebrar” o torque dos parafusos da roda e da porca central da junta homocinética. Em seguida, levante o carro no elevador e remova a roda, lembrando que a Volda recomenda reinstalá-la na mesma posição original. Depois disso, retire a porca sextavada na ponta do eixo.
  1. Remova o parafuso de trava do pivô da bandeja de suspensão e retire o pivô da bandeja e também a homocinética do cubo da roda, afrouxando as abraçadeiras da homocinética com a ajuda de uma chave de fenda. Retire a homocinética do eixo utilizando o equipamento apropriado, que é o saca-homocinética, e remova a trava de fixação da homocinética do eixo.
  1. Nesta etapa, é essencial comparar a nova peça com a antiga, verificando a quantidade de dentes e as medidas, já que a junta homocinética pode variar conforme o ano do veículo. Após essa verificação, instale a nova trava no eixo com o auxílio de uma chave de fenda ou alicate e aplique graxa na junta, certificando-se de preencher todos os espaços corretamente.
  1. Antes de instalar a junta homocinética na ponta do eixo, insira a coifa de proteção. Utilize o saca-homocinética para pressioná-la e fixá-la corretamente, evitando o uso de martelos ou marretas, que podem danificar a peça. Aplique o restante da graxa que sobrou no tubo na coifa, assegurando-se de usar todo o conteúdo para garantir uma lubrificação adequada. Nesta etapa do passo a passo de instalação da junta homocinética, o profissional deve instalar as abraçadeiras fornecidas no kit da junta nas duas extremidades da coifa de proteção e encaixar o eixo estriado da homocinética no cubo da roda. Em seguida, instale o pivô de suspensão e verifique o empeno do disco de freio. Uma diferença superior a 0,10 mm de empeno pode indicar folga nos rolamentos ou empeno no alojamento da homocinética no cubo da roda.
  1. Isto pode reduzir a vida útil da peça e causar problemas futuros, como dificuldades na montagem da homocinética durante manutenções. Em seguida, coloque a roda de volta no veículo. O aperto final da porca da homocinética deve ser realizado com o carro no chão, utilizando o torque especificado para cada modelo de homocinética e um torquímetro, equipamento adequado para essa tarefa. A Volda possui uma biblioteca completa com informações técnicas e especificações de torque para cada veículo.
  1. Para finalizar, é essencial realizar um teste de direção para verificar se há ruídos, vibrações ou outros sinais de mau funcionamento. Esse teste assegura que a junta homocinética foi instalada corretamente e que está operando conforme o esperado.
Fonte: Grupo Printer Comunicação

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