terça-feira, 9 de dezembro de 2025

Emplacamentos da Abeifa sofrem queda em novembro, mas no acumulado mantêm alta de 29,9%.

 

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As dez marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 11.573 unidades, anotaram em novembro último queda em suas vendas de 7,5% ante outubro, quando foram comercializadas 12.509 unidades. Comparado a novembro de 2024, o aumento é de 12,8%: 11.573 unidades contra 10.262 veículos.
 
No acumulado de 2025, veículos importados mais as unidades aqui produzidas, a Abeifa soma agora 119.826 unidades, 29,9% mais em relação ao ano passado, quando foram emplacadas 92.250 unidades. Os dados de emplacamento de veículos eletrificados no período de janeiro a novembro continuam expressivos: os 111.653 veículos eletrificados da Abeifa respondem por 45,5% do mercado interno total de 245.143 unidades emplacadas.   
 
Para o presidente da Abeifa, Marcelo Godoy, “já podemos afirmar que as nossas associadas fecharão o ano de 2025 com volume superior a 130 mil unidades importadas, o que representará um crescimento expressivo de 24% sobre as 104,7 mil unidades do ano passado. E certamente vão superar nossas expectativas do início do ano, quando indicávamos que o total anual chegaria a 120 mil unidades”.
 
Na avaliação de Godoy, “não fossem juros elevados e restrição de crédito no varejo automotivo brasileiro, as vendas teriam sido ainda melhores. Para 2026, embora a alíquota do imposto de importação alcance 35% aos eletrificados em julho, projetamos crescimento inicial de 5%, algo em torno de 137 mil unidades, com as atuais associadas. No entanto, ao longo do próximo ano, provavelmente teremos em nossos quadros novas empresas associadas, com a chegada de players da China”. 
 
Em novembro último, com 11.573 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 5,1% do mercado total de autos e comerciais leves (227.174 unidades). As 119.826 unidades emplacadas nos primeiros onze meses do ano mantiveram marketshare de 5,3% do total de 2.282.119 unidades do mercado interno brasileiro de automóveis e comerciais leves.
 
Textofinal de Comunicação Integrada 

 

 

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