CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/revistatorque
As redes sociais do CARDE receberem centenas de mensagens, ligações telefônicas e muitas perguntas pessoalmente aos jovens monitores durante as visitas ao CARDE. Todas questionavam sobre a data da chegada das Ferrari F40 e F50 ao museu de Campos do Jordão (SP). A espera acabou. Na sexta-feira, 13/02, que antecede o Carnaval, as duas raridades colocarão seus pneus no grande salão do design, no primeiro andar do CARDE.
2025 foi um ano de muitas conquistas para ambos os carros. No caso da Ferrari F40, foi o modelo que alcançou maior visibilidade no Salão do Automóvel. Mesmo com todas as novidades do evento, as redes sociais foram inundadas pelas fotos e vídeos do modelo italiano. Já a F50, saiu do CARDE em meados do ano passado para uma missão importante: participar do The Quail, a Motorsports Gathering, encontro na Califónia, considerada uma das mostras mais relevantes dos Estados Unidos, que reuniu 17 unidades do modelo de várias partes do mundo. O resultado? O exemplar em exposição no museu de Campos do Jordão foi coroado por sua exclusividade em nível mundial na celebração do 30° aniversário do icônico superesportivo, lançado em 1995.
Ferrari F40, um dos carros mais lendários já fabricados
A abertura das importações na década de 1990, trouxe para o Brasil referências do que existia de mais moderno no mundo. E nada mais icônico que a Ferrari F40, um sonho sobre rodas que foi materializado no Salão daquele ano. Um frisson, que virou notícia em quase todos os veículos de imprensa brasileiros e fez muitos visitantes gastarem rolos de filmes fotográficos. Marcou uma virada de página no acesso ao que existia de mais exuberante no setor automotivo mundial.
Apresentada em 1987, a Ferrari F40 foi criada para celebrar os 40 anos da marca e tornou-se um ícone absoluto entre os supercarros. Derivada do projeto 288 GTO Evoluzione, foi o último modelo desenvolvido sob a supervisão direta de Enzo Ferrari. Equipada com um motor V8 biturbo de 2.9 litros, capaz de gerar 478 cavalos de potência, atingia a velocidade máxima de 324 quilômetros por hora. Entre 1987 e 1992, pouco mais de 1.300 unidades foram produzidas, consolidando seu status como um dos carros mais lendários já fabricados.
Ferrari F50, um Fórmula 1 de rua
"Cinquenta anos de corrida, cinquenta anos de vitórias, cinquenta anos de trabalho duro”. Assim Luca Di Montezemolo apresentou a F50 em 6 de março de 1995, durante a 63ª edição do tradicional Salão de Genebra, na Suíça. Quantas unidades seriam produzidas da sucessora da F40? Apenas 349, uma a menos do que o mercado demandaria, garantiu a marca.
Quando pensou na F50, a Ferrari almejou um Fórmula 1 de rua. A ausência de direção hidráulica, freios ABS ou qualquer outro tipo de assistência para simular a experiência de dirigir um carro da máxima categoria do automobilismo confirma a ambição purista da marca italiana. O chassi é todo em fibra de carbono, enquanto a caixa de câmbio (manual de seis marchas) em liga de magnésio, mesmo material aplicado nas rodas. Até o tanque, emborrachado e com design aeronáutico, é sofisticado. Todo o esforço em aliviar peso, as técnicas aerodinâmicas e o motor 4.7 V12 de 520 cv levam a F50 aos 325 km/h de velocidade máxima.
Diversão para todas as idades no feriado de Carnaval
O CARDE também preparou uma programação especial para as crianças no feriado do Carnaval. Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, a criançada terá a oportunidade de participar do CARDE LAB, que contará com oficinas de máscaras e maquiagens de carnaval, customização de miniaturas de fuscas e oficina de batucada com materiais recicláveis. Durante a visita ao museu, os foliões mirins ainda poderão conferir o Bailinho de Carnaval, com oficina de circo e teatro com uma trilha sonora para lá de animada.
A atmosfera carnavalesca estará garantida com o Corso de Carnaval, que proporcionará aos visitantes de todas as idades acompanhar o desfile Bloco do CARDE com carro antigo. A atração vai contar com a presença da banda dos alunos do Núcleo de Música da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA), que vai animar os foliões com músicas e a marchinha “Lia Maria Folia”, composta pelos próprios alunos da fundação.
No início do século 20, o Carnaval no Brasil tinha como tradição os Corsos Carnavalescos, que se caracterizavam pelo desfile dos foliões fantasiados em carros conversíveis luxuosos pelas avenidas das cidades. O desfile carnavalesco era seguido pelo povo, que acompanhava fascinado o glamour dos automóveis. Essa tradição marcou época e inspirou os formatos de Carnaval tão conhecidos atualmente, como carros alegóricos e trios elétricos.
Serviço - Programação de Carnaval no CARDE
Data: 13 a 17 de fevereiro de 2026
Horário:
· CARDE LAB: das 11h às 15h – Espaço Educativo
· Corso de Carnaval: às 15h – Área externa do museu
· Bailinho de Carnaval: às 16h – Escola de Restauro
Serviço - CARDE
Fechado: terças e quartas-feiras
Ingressos: R$ 160,00 (entrada inteira) e R$ 80,00 (meia entrada)
Endereço: Rua Benedito Olímpio Miranda, 280, Alto da Boa Vista,
Campos do Jordão - SP, CEP: 12.472-610
Site: www.carde.org
E-mail: contato@carde.org
Instagram: @carde.museu
Telefone: (12) 3512-3547

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.