sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Lançamento - Volkswagen CrossFox 1.6 VHT Total Flex 2010



Por Macus Lauria (texto e fotos)

São Bernardo do Campo/SP – O CarPoint News esteve presente hoje (27), no lançamento oficial do CrossFox 2010, no ABC Paulista, representado o jornalista João Mendes. O carro recebeu a mesma identidade do novo Fox, só que com um leve “toque aventureiro”. O CrossFox, que chega nas lojas na primeira quinzena de dezembro, a partir de R$ 45.550. Que pode ter seu valor aumentado para R$ 49.390 se for acrescentado ar-condicionado, trio elétrico, alarme e direção hidráulica e chegando a R$ 63.259, com todos os opcionais, como teto solar, rodas de liga leve de 15 polegadas, bancos de couro, sensor de estacionamento, volante multifuncional, airbag duplo e ABS.




Visto por fora se nota logo que o carro ficou mais “limpo”, com menos plásticos aparentes, como nas duas versões anteriores. A Volkswagen mesmo o reconhece que teve inspiração no SUV compacto Tiguan, que também é vendido aqui (e acaba de ser renovado na China). Os para-choques foram renovados, tanto o dianteiro quanto o traseiro, recebendo uma larga abertura para ventilação no dianteiro, que incorpora os novos faróis de milha (que unem as funções de neblina e de longo alcance na mesma unidade), que segundo a montadora foram inspirados em um tubarão. Como a nova grade tipo colmeia que divide os faróis de dupla parábola com máscara negra e um detalhe na cor cinza, em formato de asa, que dão a impressão de ser LEDs. A novidade maior fica na parte traseira, que exibe o novo suporte do estepe, inspirado no SUV Touareg, que agora fica fixado na parte interna do para-choque, com detalhes em acabamento em prata Satin, que se integra a parte superior do para-choque. O CrossFox 2010 também recebeu novas molduras de caixa de roda, novos estribos, nova faixa decorativa nas laterais das portas e os espelhos com piscas integrados. Além do rack no teto, mais liso e na cor cinza, com função aerodinâmica.



O interior é o mesmo do “novo” Fox, mas com pequenas alterações, como os bancos com um material mais agradável ao toque e confortável, que também estão presentes nos painéis das portas. A raposa, símbolo do Fox foi bordada no encosto dos bancos. Opcionalmente é oferecido “módulo couro”, onde os bancos e as laterais das portas são revestidos parcialmente com este material, assim como manopla, alavanca do freio de mão que acrescenta detalhes em tecido Spancer e feito em costura horizontal. O pequeno porta-malas comporta apenas 260 litros, podendo chegar a 353 com a regulagem para frente.





Na parte mecânica nada foi alterado, está lá o velho conhecido motor 1.6 de 101 cv se abastecido com gasolina e 104 cv se cheio de etanol no tanque. Segundo dados de fábrica, a raposa aventureira consegue realizar o tradicional 0 a 100 Km/h em 11,3 segundos com gasolina e 11 segundos com etanol. A velocidade máxima é de 173 km/h e 175 km/h, respectivamente. Em termos de consumo, a fabricante promete, com gasolina, fazer 11,4 km/l na cidade e 16 km/l na estrada. Com etanol essa marca baixa para 7,8 km/l e 10,9 km/l, respectivamente. "O novo CrossFox foi projetado para oferecer prazer em dirigir e agilidade, principalmente no trânsito urbano", afirma Fabricio Biondo, gerente executivo de planejamento de marketing da Volkswagen.




IMPRESSÕES AO DIRIGIR -
No pequeno trecho, na antiga Serra de Santos, no interior paulista, de aproximadamente 25 quilômetros, pude perceber as melhorias do CrossFox, em relação ao modelo anterior. Em estradas que mesclavam asfalto com terra batida, entre e buracos e valetas o CrossFox se manteve quase o tempo todo na mão, só em uma parte da serra, aonde abusei um pouco da velocidade, pude perceber uma pequena "sambadinha" em curvas mais fechadas. Seus pneus de uso misto (no modelo testado), na medida 205/60 R15 seguraram bem o carro na maior parte do percurso. Nas acelerações é possível observar um leve ronco do motor 1.6 litros VHT total flex, que fica mais forte acima dos 5.200 rpm, que tem potência de 104 cv, sempre utilizando etanol. Nas retas o propulsor desenvolve bem e chega-se aos 120 km/h facilmente, com a ajuda do excelente câmbio de cinco marchas de trocas macias e precisas. Na estrada de terra o barulho interno aumenta, mesmo no carro “zero” com o exemplar testado, na cor laranja Atacama. A perfeita harmonia entre a direção e o asfalto deixam o motorista bem à vontade para arriscar manobras mais ousadas, como ultrapassagens e freadas mais bruscas. A posição de dirigir e facilmente encontrada, devido a regulagem de distância e profundidade do volante e do banco do motorista. Na avaliação pude perceber que o estepe traseiro atrapalha um pouco a visão do motorista, quando se olha pelo retrovisor interno, mas nada gritante. No final das contas, com a ajuda do novo painel e das melhorias internas o CrossFox dá a impressão de estarmos em um “mini Polo”




FICHA TÉCNICA

Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8V, flex, 1.598 cm³ de cilindrada
Potência: 101 cv (gasolina) a 104 cv (etanol) a 5.250 rpm
Torque: 15,4 kgfm (gasolina) a 15,6 kgfm (etanol) a 3.850 rpm
Direção: hidráulica
Câmbio: manual de cinco velocidades
Suspensão: dianteira independente tipo McPherson com barra estabilizadora; traseira interdependente com braços longitudinais
Freios: a disco na dianteira e a tambor na traseira
Dimensões: 4,03 m de comprimento; 1,68 m de largura; 1,63 m de altura; 2,47 m de entre eixos
Peso: 1.130 kg
Tanque: 50 litros
Porta-malas: 260 litros (353 litros com o banco corrediço para a frente)

6 comentários:

  1. Andermen

    Queria ver um teste do Fox i-motion pois pretendo pegar um no futuro

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  2. oi, queria saber oque são os estreeixos. meu e-mail é viniacre@hotmail.com

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  3. Marquinhos,

    Não dirigi ainda nenhum Fox e, por isso, queria saber sobre sua rigidez estrutural: recentemente tive um Voyage novo que torcia o monobloco desesperadamente em qualquer curva, a ponto das portas se sacudirem dentro dos caixilhos. Descendo o Alto da Boa Vista (percurso natural de quem mora aqui na Tijuca), fiquei impressionado com o fato, inclusive por causa da quebra de dois para brisas em menos de 10 mil quilômetros, provavelmente causadas pelo excesso de movimento do monobloco. Na segunda vez a concessionária nem me cobrou a peça...

    A plataforma do Voyage, até onde eu sei, não é extamente a mesma do Fox (PQ 23 e PQ 24), mas deriva dela, certo? E você, já dirigiu o novo Gol/Voyage para fazer essa comparação?

    Parabéns pelo teste.

    Forte abraço e até domingo no Autódromo.

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  4. Wilson, realmente tem bastante caso de problemas com parabrisa de gol/voyage g5. ja li antes sobre isto.
    bem provavel que num futuro breve role um recall pra instalação de barras anti-torção.

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  5. De lado ele parece muito com o Idea Adventure!
    Abs e parabéns pela avaliação!

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  6. Pois é Omar, fazer recall é uma atitude legal da fábrica mas vamos combinar: em seis meses de uso meu Voyage foi recolhido à concessionária seis vezes!!! Trés delas no reboque por que o acelerador ficou inoperante e ficou sem freios duas vezes, defeitos simultâneos. O ar-condicionado me deixou na mão duas vezes, dois parabrisas quebrados... e eu comprei um carro zero para não ter problemas, pô!!!

    Fui ´cliente VW durante muitos anos... aliás ainda sou por que tenho alguns VW "velhos", mas são mais confiáveis do que meu falecido Voyage. Infelizmente não deu prá ficar mais tempo me aborrecendo. A VW que se cuide...

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