segunda-feira, 22 de março de 2010

Aos 14 anos de idade, Ka alcança meio milhão de unidades vendidas


Por Ford para todos (www.fordparatodos.com.br)

Quando a Ford Brasil se desligou da “joint-venture” Autolatina, em 1995, a empresa ficou praticamente sem produtos no País. Correu à Espanha e trouxe, no mesmo ano, da fábrica de Valência, o Fiesta que se tornou primeira alavanca para oferecer novos produtos da marca no mercado nacional. Foi o primeiro lançamento da Ford no segmento de carros compactos – chamados de “populares” com motor de 1.000cc. Em março de 1997, outra ousadia da empresa – a Ford apresentou o revolucionário Ka, primeiro automóvel brasileiro do sub-segmento B (sub-compacto). O novo carro, com visual absolutamente inusitado, dentro do novo conceito batizado de “New Edge” pela Ford, oferecia duas versões iniciais para o mercado brasileiro: a básica de 1.0 litro, com 51cv de potência e a “top de linha” CLX, com motor de 1.3 litro e 60 cv. O Ka, nome que significa, numa tradução livre, “espírito que anima todos os seres vivos”, ou do egípcio – Alma ou Espírito, era equipado com motores da família Endura-E. No ano 2000, a Ford introduziu no Ka o motor Zetec RoCam, com 65 cv de potência que conferiu mais agilidade ao veículo, principalmente pelo bom torque já a partir de baixos regimes de giro. Carro de entrada da Ford, foi muito bem aceito pelo mercado e, em fevereiro do ano 2000, a empresa já havia comercializado mais de 150.000 unidades. Ao longo do tempo se tornou o carro-chefe da Ford no mercado brasileiro, inclusive com exportações para países do Mercosul, Venezuela e México.



Em dezembro de 2007, foi lançada a linha 2008 do Ford Ka. O novo Ka trouxe mudanças significativas em sua estrutura (é praticamente um novo carro, que manteve apenas o nome), além da motorização RoCam Flex (bicombustível - álcool ou gasolina) nas opções 1.0 e 1.6.Além das mudanças estéticas, sua capacidade de carga aumentou, comportando agora 3 passageiros no banco de trás. Para um carro "de entrada" (usualmente o primeiro veículo 0Km de muitas pessoas), trouxe diferenciais interessantes no modelo básico, como alarme volumétrico, controle remoto de abertura das portas e do porta-malas com botão localizador, jogo de chave/cilindro anti-furto (que impossibilita a partida no carro sem a chave correta), luz de advertência da revisão programada (o condutor é avisado no painel quando o veículo se encontra em período de revisão, seja por quilometragem ou por tempo de compra), travamento automático das portas a 15km/h e travamento central elétrico das portas. O resultado da engenharia da Ford se traduziu em recordes de vendas: em 2008 – 64.881 unidades e, em 2009 – 83.954 veículos colocados no mercado. Sempre entre os “top 10” mais vendidos do País, o Ka lidera as vendas da gama de veículos produzidos pela Ford no Brasil e depois de 14 anos no mercado alcança, no mês de março, meio milhão de unidades comercializadas.

O mapa das vendas do Ka, em 14 anos no Brasil, é o seguinte:

Ano Vendas
1997: 49.191
1998: 50.865
1999: 35.289
2000: 25.641
2001: 16.148
2002: 18.457
2003: 23.775
2004: 22.048
2005: 17.032
2006: 19.834
2007: 29.327
2008: 64.881
2009: 83.954
2010: 17.903 - (até a primeira quinzena do mês de março)

TOTAL: 474.345 unidades comercializadas

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