Por Cirilo Moscatelli*
Dados divulgados este mês pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) apontam que em 2010 as condições das rodovias do Brasil melhoraram significativamente em relação aos anos anteriores, já que houve um aumento dos investimentos em infraestrutura. Porém, ao contrário do que se esperava em relação à segurança nas vias, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) divulgou em agosto um considerável aumento no número de acidentes em várias regiões do país. Apenas no Estado de São Paulo, houve um crescimento de cerca de 15% no primeiro semestre deste ano, em relação ao ano anterior. Especialistas acreditam que não há só um motivo para as constantes tragédias nas estradas. Então, qual o papel da correta e frequente manutenção dos automóveis? Será que ela é um dos fatores que poderia fazer com que esses números diminuíssem? Quando o assunto é segurança ao dirigir, o bom estado dos faróis e a conservação das lâmpadas utilizadas é uma preocupação essencial para os motoristas. Isso porque o sistema de iluminação de um carro é o que permite com que ele veja e seja visto pelos demais motoristas. Nesse sentido, é muito importante que os condutores saibam como fazer a regulagem correta dos faróis, pois um farol desregulado não ilumina adequadamente a rodovia ou ainda pode causar ofuscamento, perda de visão momentânea, no condutor do veículo que transita em sentido contrário.
Pensando na segurança dos motoristas e pedestres brasileiros, Cirilo Moscatelli, gerente nacional de vendas da OSRAM, elaborou um conjunto de dicas importantes sobre regulagem de faróis, como forma de alertar os condutores sobre a importância de uma boa iluminação durante as viagens.
1. Estacione o veículo sobre uma superfície plana, com a frente paralela a uma parede, a uma distância mínima de cinco metros
2. Trace uma linha horizontal na parede que fique na mesma altura do centro do farol do chão
3. Meça a distância entre os centros dos dois faróis e marque em um painel ou na parede. Em seguida, trace duas linhas inclinadas de 15 graus, em relação à linha horizontal, a partir do centro ótico de cada farol.
4. Para encontrar a referência de regulagem, é necessário rebaixar o conjunto de linhas em 1 cm para cada 1 metro de distância entre o carro e a parede.
5. Deve-se regular um facho de cada vez (o outro permanece encoberto). Com um farol baixo ligado, gira-se o parafuso de ajuste até que o facho coincida com a referência traçada na parede.
Automaticamente, o farol alto também estará regulado. Observe que os parafusos variam de carro para carro: consulte o manual do proprietário. Vale ressaltar que, este procedimento pode ser feito em oficinas, até mesmo gratuitamente. Quando se trata de veículos e seus componentes os detalhes são importantes e devem ser levados a sério. Afinal, todo cuidado é pouco quando o assunto é segurança, uma atitude que preserva a vida.
*Cirilo Moscatelli, gerente nacional de vendas da OSRAM.
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