segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Premiação do Concurso Cultural Kawasaki Touring acontece nesta quarta


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Imprensa Kawasaki 

Chegou ao fim o Concurso Cultural Kawasaki Touring, após o término da vigência de disputas pelo prêmio máximo, uma motocicleta Versys 650 cc e demais prêmios distribuídos aos internautas participantes. Ao todo recebemos mais de 500 inscrições com diversos tipos de trajetos, histórias e roteiros em sua bagagem, sendo 150 dessas, devidamente validadas pela auditoria do concurso para a eleição de um vencedor.

Odil Rodrigues Pereira conquistou o primeiro lugar com o roteiro “Caminhos de Pedra”. Partindo da pequena cidade de Registro, no interior paulista, com direção ao ponto de chegada situado na histórica Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. (veja roteiro completo no site do concurso). Em segundo e terceiro lugares estão: Gregory Zanon Pereira, de Foz do Iguaçu-PR, com um roteiro ligando o Paraná às belezas maravilhosas do Rio de Janeiro e Meyre Bráulio Gonçalves Iwamoto, de Goiânia-GO, em sua “Aventura na rodovia das Kawasaki’s!”.

A tarefa dos jurados não foi nada fácil, com uma vasta opção de roteiros passando pelos mais inóspitos, belos e diferentes lugares do nosso país ou até mesmo de alguns longínquos continentes mundo afora; após fazer a leitura e as anotações sobre cada um dos roteiros participantes, os votos dos jurados finalmente puderam ser contabilizados e levar a um veredito.

Integrando a mesa de jurados, João Tadeu Boccoli, jornalista e idealizador do projeto Meu Atacama é Aqui, que trata exclusivamente das viagens sobre duas rodas. Ele se mostrou muito feliz por contribuir com sua experiência e agradeceu o convite, ressaltando o cumprimento das exigências nos critérios de julgamento por parte da marca.

O formato foi cirurgicamente mantido, recebemos os 150 roteiros mais populares das redes sociais para avaliar. Vale ressaltar que mesmo sendo esse o primeiro dos critérios, tentamos acompanhar todos os roteiros no dia a dia das publicações. Foi uma experiência única, onde pudemos de uma forma sociológica, observar os sonhos das pessoas e como eles podem ser simples, elaborados e vez por outra, exagerados em seus sonhos de viagem.”

Outro que utilizou de sua experiência em viagens para selecionar os melhores roteiros inscritos, Thales Monteiro, um dos integrantes do trio de Destino Incerto contou que “dentre tantos roteiros inovadores e diferenciados, o que mais me surpreendeu foi o entusiasmo sentido ao ler os roteiros. Os brasileiros estão viajando mais, e para minha alegria, muitos deles viajam de moto. Concursos como o da Kawasaki servem de estimulo para os que estão a espera de um estímulo para pegar a estrada com suas motocicletas, afinal, não há lugar melhor para fazer amigos e trazer novas lembranças para compartilhar com os antigos amigos”.


COM A PALAVRA, O VENCEDOR

Em uma breve entrevista, o ansioso e premiado Odil disse ter ficado sabendo do concurso através de amigos, meio por acaso, tomando então como desafio sua participação, para falar sobre um tema que é para ele, o sonho de todo motociclista, as viagens de moto, ele ressaltou ainda o fato de participar “sem me submeter a sorte”.

Apesar de não fazer uso diário da motocicleta, Odil contou que não passa um mês sem fazer ao menos um roteiro pelas estradas, destacando como ponto forte “o prazer de estar do lado de fora, em relação a um veículo de quatro rodas coberto com capota, risos, o contato direto com as intempéries climáticas, a mobilidade... sempre com cautela, obedecendo e seguindo os limites impostos pela sinalização, para resultar em uma viagem rápida e agradável”.

Questionado sobre seu roteiro, se esta ideia já estava em seus planos antes mesmo do concurso, Odil respondeu: Não estava em meus planos, foi uma ideia nova para uma vontade antiga. Após a inscrição no concurso resolvi desenvolver o roteiro utilizando técnicas de criação de projeto (mania de profissional de TI), para estabelecer as etapas de construção e implementação. Iniciei pelo objetivo, logo de cara, pensei na região sul do país, onde conheço lugares muito bonitos, com povo muito educado e receptivo.

A cidade inicial seria Gramado, mas logo fui envolvido pelas lembranças de um passeio feito de ônibus na cidade de Bento Gonçalves. Estabelecido o objetivo, parti para um trabalho de pesquisa das estradas que me levariam até lá, suas dificuldades, pontos de paradas e condições para tráfego de qualquer tipo de motocicleta.

Esse foi um trabalho de dois dias, com mapas, visitas a diversos sites, consulta no DER e cidades pelas quais passaria. Munido de objetivo e dados, iniciei a confecção definitiva do roteiro, estabelecendo as paradas para abastecimento, descanso, e planos de contingência. O produto foi um texto extenso e detalhado, onde realizei alguns cortes e ajustes até sua versão final. O próximo passo é buscar minha nova Versys e marcar com os amigos que tanto me inspiraram para realizar essa viagem.

Sobre sua reação ao descobrir no site do concurso que havia conquistado o primeiro lugar, “lembro perfeitamente de ficar parado na frente do monitor, tentando entender o que eu tinha teclado  que poderia me trazer aquele resultado na tela. Ainda fora da razão, cheguei a tentar ver o resultado em outro navegador, cujo resultado foi semelhante, lógico. A partir daí, fui me convencendo que realmente havia conquistado o prêmio e saí acordando sobrinho e amigos, que o pouco restante de lucidez me permitia lembrar. Consegui dormir poucas horas neste dia e, após acordar, fui conferir novamente o site. A sensação é indescritível”.

A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no dia 26/09 as 9h30 no Centro de Treinamento da Kawasaki em São Paulo.  Informações Adicionais: kawasakibrasil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.