sexta-feira, 19 de outubro de 2012
30 anos de produção do primeiro caminhão Agrale
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Secco Consultoria de Comunicação
No ano que comemora o cinquentenário de sua fundação, a Agrale S.A. também completa 30 anos de produção do seu primeiro caminhão, o TX 1100, lançado no início de 1982, marco do ingresso da empresa na fabricação de veículos. O TX 1100, que era equipado com motor diesel Agrale M790 de dois cilindros, tornou-se uma nova opção no segmento de caminhões leves, introduzindo no mercado o conceito de veículos compactos e econômicos. Em seu primeiro ano de produção, atingiu volume de 200 unidades comercializadas, um marco na história da empresa.
Logo em seguida, a Agrale lançou dois novos modelos, o Agrale 1600 e Agrale 1800, veículos compactos e destinados ao transporte urbano, com rodado traseiro simples e duplo e capacidade de carga útil, mais carroceria, entre 2.160 kg e 2.300 kg. Em 1993, a Agrale iniciou a comercialização dos dois modelos na Argentina, fruto de parceria com a empresa alemã Deutz. O sucesso alcançado pelos veículos foi tão grande que a companhia chegou ter cerca de 25% de participação no mercado argentino, no final dos anos 90.
Ainda em 1993, a Agrale promoveu uma significativa mudança em sua linha e desenvolveu caminhões ainda mais robustos, para atender à crescente demanda, com maior capacidade de carga e para as aplicações mais diversas. O primeiro modelo foi o Agrale 7000D, seguido depois pelos modelos 7500D, 5000D e 4500D, com rodados simples e duplo.
Com importantes inovações tecnológicas para a época, os modelos foram os primeiros com longarinas retas e planas, que proporcionavam maior resistência, durabilidade e diversificação para encarroçamento, além de suportarem com maior eficiência os esforços de flexão e torção do conjunto.
Em 2003, a Agrale lançou o caminhão 9200, o único modelo do mercado da categoria leves com cabine estendida. A empresa também introduziu uma nova cabine nos modelos 6000, 7500 e 8500. Em 2007, ingressou no segmento de médios, com o Agrale 13000. Três anos mais tarde, apresentou ao mercado o seu primeiro cavalo-mecânico para o segmento leve, o Agrale 8500 TR.
Premiada linha 2012
Em outubro de 2011, a Agrale apresentou a sua família 2012 de caminhões leves e médios, com motorização PROCONVE P7 (Euro V) e com uma inédita cabine. Antes de começarem a ser produzidos, os veículos conquistaram dois importantes prêmios de design – Prêmio de Design MCB, no Brasil, e Prêmio iF Design Award, na Alemanha.
Os novos caminhões Agrale têm cabine com visual marcante e arrojado, interior amplo e muito mais ergonômico e confortável, praticidade e confiabilidade de sua mecânica. Também contam com a sofisticação de itens inéditos, como painel de instrumentos com computador de bordo, faróis, lanternas e luzes de direção em LED, vidros e espelhos com acionamento elétrico, novo sistema de ar-condicionado e o exclusivo Daytime Running Light, dispositivo de acendimento automático dos faróis mesmo durante o dia.
Com PBT entre 6.500 kg e 22.000 kg, os veículos foram concebidos com foco no negócio dos seus clientes e usuários, para tornar o transporte mais rápido, seguro, com economia de combustível, e mais tecnologia. A linha é composta por quatro novos modelos – 6.500, 8.700, 10.000, 14.000, também na versão 6X2 (com terceiro eixo original de fábrica) - que incorporam as mesmas e importantes tradicionais características de baixos custos de aquisição e operacional, robustez, fácil manutenção e vida útil mais longa.
2012 marca a celebração dos 50 anos da Agrale
Neste mês de outubro, a Agrale celebra os 50 anos de sua fundação. A empresa surgiu em 1962, com a denominação inicial de Indústria Gaúcha de Implementos e Máquinas Agrícolas S.A. – Agrisa, para fabricar microtratores de duas rodas, e foi adquirida, em 1965, pelo Grupo Francisco Stedile. Ao longo dessas cinco décadas, a Agrale conquistou posição de destaque no setor automotivo e empresarial brasileiro e internacional, consolidando-se como uma importante montadora, líder brasileira na produção de chassis leves há 14 anos, e na fabricação de tratores de rodas até 40 cv de potência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.