quinta-feira, 18 de outubro de 2012
Carro Brasileiro amplia o uso de produtos inertes ao meio ambiente
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Secco Consultoria
O carro brasileiro está mais ecológico que modelos correspondentes produzidos até o ano passado e deverá seguir nessa mesma evolução em virtude do empenho das empresas que compõem a cadeia produtiva do setor. Além do gradativo menor nível de poluição ambiental, por intermédio da economia de combustível, da adoção de sistemas eletrônicos e de outros recursos, a indústria automobilística apresenta avanço na aplicação de produtos fabricados com matérias-primas amigáveis ao meio ambiente com o recurso da mistura de polímeros com fibras naturais.
Evandro Kunst, diretor-executivo de adesivos e laminados especiais da Artecola para vários segmentos industriais, entre os quais, o automotivo, salienta que a consciência ambiental tem contribuído para a criação de matérias-primas ecológicas para substituir as que causam prejuízo ao meio ambiente. Kunst salienta que a Artecola concentra-se no desenvolvimento de matérias-primas ambientalmente corretas, como o Ecofibra Automotive, para revestimento interno de veículos com base em polímeros e fibras naturais, completamente recicláveis.
De acordo com Kunst, cada vez mais os veículos receberão componentes produzidos com o Ecofibra Automotive. “Trata-se de matéria-prima com o aproveitamento de fibras naturais diversas. Além de madeira, coco e de outras fibras, chegamos, de forma pioneira, à cana-de-açúcar. O Ecofibra Automotive permite que todas as peças sejam recicladas ao final da vida útil, com risco zero à natureza”, salienta Evandro Kunst.
O executivo reforça que no Brasil essa tendência ainda tem muito que evoluir, pois o percentual de utilização do Ecofibra Automotive ainda é baixo se comparado com o conteúdo existente nos veículos europeus. “Utilizamos quatro vezes menos materiais ecológicos e/ou com fibras naturais em nossos automóveis que as montadoras da Europa”, enfatiza.
Em virtude dessa tendência, a produção da Artecola de materiais de revestimento ecológicos atingiu este ano volume 20% maior que o ano passado. “Além de adesivos (colas) que permitem a fixação de peças pelo processo químico em substituição ao recurso da solda mecânica, hoje a Artecola fornece o Ecofibra Automotive para a produção de porta-pacotes, painéis de portas, medalhões, caixas de rodas, encosto de bancos e revestimento de teto, assoalho e porta-malas”, explica o executivo.
“Esses produtos representam, atualmente, produção superior a 400 toneladas mensais, com previsão de aumento para 2013 em torno de 20%. Esse volume reflete bem a tendência ecológica do carro brasileiro”, finaliza Evandro Kunst.
Além da indústria automobilística, o Grupo Artecola fornece ampla linha de produtos para diversos segmentos, entre os quais, construção civil, calçadista, moveleiro, papéis e embalagens. O grupo tem sede em Campo Bom, RS, e Unidades de Negócios em Novo Hamburgo, RS; Diadema, Tatuí e Franca, SP; Dias D’Ávila e Simões Filho, BA; Argentina, Chile, Colômbia, Peru e México.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.