quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Mercedes-Benz é campeã mundial em aerodinâmica em quase todas as categorias




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 Por Imprensa Mercedes-Benz

Há quase três décadas, os especialistas em aerodinâmica da Mercedes-Benz vêm quebrando um recorde após outro. No momento, os modelos da marca ocupam a melhor posição em aerodinâmica em praticamente todos os segmentos de veículos. A edição BlueEFFICIENCY do novo Classe CLA chegou até mesmo a estabelecer um novo recorde mundial com um Cd = 0,22 e resistência aerodinâmica (Cd x A) de 0,49. Aperfeiçoamentos altamente sofisticados, tanto no veículo como um todo como em itens específicos contribuem para esta boa performance. Da mesma forma, a nova Classe S estará no topo de seu segmento em eficiência aerodinâmica. Os modelos da Mercedes-Benz também lideram em quase todas as categorias de veículos no tocante à aeroacústica.

O ano de 1984 foi marcado pela estreia da TV a cabo na Alemanha, a pista Oeste do aeroporto de Frankfurt entrou em operação e os Jogos Olímpicos foram realizados em Los Angeles, nos Estados Unidos. No mesmo ano, a Classe E série W124 registrou um triunfo aerodinâmico, com Cd = 0,29. Foi o primeiro sedã produzido em série a alcançar um Cd abaixo de 0,30, estabelecendo um parâmetro a partir do qual todos os carros do segmento são avaliados até hoje - e que de forma nenhuma conseguem igualar.

Desde então, a Mercedes-Benz tem estabelecido um recorde aerodinâmico atrás do outro, em todas as classes e configurações de veículos. O segredo desta liderança contínua está nos seguintes fatores:

·        Boa conceituação dimensional básica e formas externas otimizadas

·        Parte inferior dos veículos otimizada aerodinamicamente, com revestimento abrangente do compartimento do motor e outros componentes inferiores

·        Grande área coberta no eixo traseiro

·        Abafador traseiro aerodinamicamente desenvolvido seguido por um difusor

·        Molduras das rodas com defletores aperfeiçoados e outros componentes, como "pestanas" nas aberturas de ventilação

·        Grande balanço dianteiro, otimizando o fluxo de ar para e sobre as molduras das rodas dianteiras

·        Design aerodinamicamente eficiente das seções dianteira e traseira e da borda traseira do teto

·        Calotas ou rodas de liga leve especialmente desenvolvidas, com baixa resistência ao vento

·        Carenagens dos espelhos externos otimizadas aerodinamicamente

·        Ombros baixos na coluna A, com geometria da coluna adaptada

·        Lábio defletor em todas as lanternas traseiras

·        Melhor vedação da seção do radiador e condução do ar para melhor uso do fluxo na refrigeração

·        Utilização de um sistema de controle do ar de refrigeração do motor (grade ajustável)

·        Vedação do contorno dos faróis

Um dos itens recentes na parte inferior do carro é o defletor patenteado das rodas já mencionado, que foi desenvolvido com a ajuda da análise do fluxo de ar. Este componente, aparentemente sem importância, reduz a turbulência indesejada do ar nas caixas das rodas de três formas: abaixando a turbulência aerodinâmica, desviando o fluxo de ar para longe das rodas e estabilizando as ondas transversais com sua borda serrilhada.  O efeito do defletor da roda ocorre da mesma forma independentemente do nível da suspensão ou das dimensões da roda.

Esse tipo de defletor foi empregado pela primeira vez no Classe B (2011), que atingiu um novo recorde para carros produzidos em série com traseira fechada: Cd = 0,26. A turbulência traseira também é consideravelmente reduzida. Com uma forma básica definida de acordo com aspectos aerodinâmicos, o grande defletor do teto atua como uma barreira ao fluxo de ar, assim como as lanternas traseiras. Um total de 278.000 horas de computação e 1.100 horas no túnel de vento foram usados no aperfeiçoamento aerodinâmico do Classe B.

O defletor da roda patenteado também é usado no Classe CLA (2013), que tem o menor de todos os CDs, tanto entre os modelos da Mercedes-Benz como entre todos os carros de série feitos no mundo – 0,23. O CLA 180 BlueEFFICIENCY Edition, com lançamento programado para junho, irá melhorar ainda mais esta marca, com Cd = 0,22.

Seja em carros compactos como o novo Classe A (2012, Cd = 0,26), cupês como o Classe E Coupé (2010, Cd = 0,24), sedãs como o Classe E (2009, Cd = 0,25), esportivos como o SL (2012, Cd = 0,27) ou SUVs como o Classe M (2011, Cd = 0,32), nunca antes veículos desses segmentos obtiveram valores de Cd tão baixos. O novo Classe S está pronto para continuar esta tendência.

Maior conforto de rodagem graças ao menor ruído do vento: aeroacústica

Os modelos da Mercedes-Benz também lideram em aeroacústica em quase todos os segmentos. O novo CLA terá o menor nível de ruído de vento em sua categoria. Várias medidas contribuem para este posicionamento de topo:

·        Portas sem molduras com vedação de múltiplos estágios

·        Alto efeito isolante das janelas laterais

·        Espelhos externos montados longe da carroceria com formato otimizado, já conhecidos das Classes C, E e S

O ruído externo também é minimizado pela altura reduzida do ombro da coluna A.

Graças à sua capota de tecido acústica de série, quando fechado, o Classe E Cabriolet tem um dos interiores mais silenciosos do segmento de conversíveis premium com quatro lugares e teto de tecido. A qualidade excepcional de isolamento dessa capota de tecido ressalta a notável redução do nível de ruído interno comparado às capotas de pano convencionais. O ruído proveniente de outros veículos, assim como o do vento, é absorvido mais eficientemente.

Contribuição para a segurança ativa: medidas antissujeira

Medidas contra o acúmulo de sujeira são outro ramo da aerodinâmica - outra área onde os especialistas em aerodinâmica da Mercedes-Benz tem liderado por muitos anos. O acúmulo de sujeira pode resultar da chuva, dos veículos transitando à frente e dos respingos provenientes das rodas do próprio carro.  Manter as janelas e as superfícies dos espelhos externos tão limpos quanto possível, garantindo assim a melhor visibilidade em todas as condições, contribui para a segurança ativa do veículo.

No túnel de vento, os especialistas em aerodinâmica aperfeiçoam componentes do carro com a ajuda de um líquido fluorescente que torna a sujeira claramente visível. O objetivo é direcionar a água para fora, de forma que as janelas laterais e as lentes dos espelhos externos se mantenham limpas. Isto é influenciado pela geometria da coluna A com seus componentes e a geometria dos espelhos externos e molduras das janelas, ou frisos de acabamento, no caso de portas sem molduras.

Usando o espelho lateral como exemplo, modificações geométricas mínimas na carenagem do espelho e refinamentos em detalhes, como o uso de vedação e de uma faixa especial de retenção da água, permitem que o acúmulo de sujeira seja consideravelmente reduzido. A norma na Mercedes-Benz é que, na chamada área central de visibilidade, não devem aparecer spray, pingos ou gotas d'água isoladas na superfície do espelho.

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