segunda-feira, 14 de julho de 2014
Fim de uma era: produção sueca do XC90 é encerrada após 12 anos
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Por kreab.com
O dia de hoje marca o fim de uma era para a Volvo Cars, com o encerramento da produção na Suécia do icônico XC90 – um carro que revolucionou o segmento global de SUV – após 12 anos de sucesso.
A história começou em 7 de janeiro de 2002, quando a Volvo Car Corporation lançou o aguardado novo modelo no Salão do Automóvel de Detroit. Era um carro pelo qual concessionárias e clientes, principalmente da América, ansiavam – o Volvo XC90.
Um carro que seria premiado com mais de 100 títulos internacionais, incluindo "SUV do Ano" já em 2003, e reconhecimento de produto de exportação da Suécia mais valioso, com valor de exportação anual de mais de SEK 40 bilhões nos anos de pico. Antes de as vendas começarem em 2003, as concessionárias da Volvo já haviam recebido 15 mil pedidos.
636.143 XC90s produzidos
Mas todas as coisas boas chegam ao fim. Após produzir 636.143 XC90, uma lenda no mundo todo, o carro deixará a fábrica de Torslanda hoje para dar espaço à próxima geração do XC90. O último XC90 feito em Gotemburgo irá para o Museu da Volvo, também localizado em Gotemburgo. No entanto, a produção do Volvo XC90 atual continuará a ser feita na fábrica da Volvo em Daqing, no fim do ano, sob o nome de Volvo XC Classic, o qual será vendido apenas na China. O Novo Volvo XC90 também será produzido na fábrica de Torslanda. A produção do carro que será revelado em agosto terá início no fim de janeiro de 2015.
Hans-Olov Olsson, atual vice-presidente do Conselho de Administração da Volvo Car Corporation, era responsável pelas vendas nos EUA no fim da década de 1990. Em 1998, ele conseguiu convencer o CEO da empresa, Tuve Johannesson, de que a empresa deveria investir em um SUV.
Em agosto de 1998, Hans Wikman, diretor do projeto da Volvo Cars, foi contratado para desenvolver a proposta de um SUV moderno, de 7 lugares, não muito grande. O projeto do carro foi chamado de P28, e deveria ser baseado na mesma plataforma do Volvo S80, lançado em 2002. O objetivo era vender 50 mil carros por ano, meta que seria ultrapassada por larga margem – durante o pico nos anos 2004-2007, cerca de 85 mil carros foram vendidos por ano. Os EUA têm sido o maior mercado para o XC90, com números recordes alcançados em 2004 (38.800 carros vendidos) e em 2005 (36.200).
Ao mesmo tempo, como a elaboração de três propostas de projeto, duas na Califórnia e uma em Gotemburgo, um grupo de referência do sexo feminino foi formado na Califórnia, incluindo a atriz sueca Maud Adams, para contribuir opinando com seus desejos e comentários, já que as mulheres americanas faziam parte do público-alvo do carro.
41°C no deserto
O dia 4 de maio de 1999 foi um dia importante para o projeto. Em temperaturas de 41° C, foram apresentadas as três propostas de projeto na pista de testes da Volvo Cars perto de Phoenix, Arizona. A gerência sênior e alguns membros da futura gestão do projeto participaram da reunião, com o objetivo de chegar a um acordo sobre o foco do design. A proposta externa vencedora foi desenhada por Doug Frasher do Concept & Center da Volvo, na Califórnia, que também projetou o exterior do Volvo S80. Hans Wikman lembra da sensação de quando a equipe de gestão inspecionou as três alternativas de projeto sob o ardente sol do deserto:
“Todos na equipe do projeto ficaram um pouco tensos. Afinal, o programa SUV tinha sido colocado no gelo muitas vezes. Nós agora tínhamos os dedos cruzados para que o design eo conteúdo planejado fossem bons o suficiente para que a gestão o aprovasse sem reservas. E é exatamente isso o que aconteceu."
Novo impulso para o segmento SUV
Muitos críticos sentiram que a Volvo Car Corporation estava entrando no segmento de SUV tarde demais, em 2002. No entanto, o XC90 trouxe um novo estímulo para todo o segmento, resolvendo muitos dos problemas vividos em SUVs anteriores.
"Usávamos a hipótese de trabalho "The Next Generation SUV", explica Hans Wikman. "Em outras palavras, no XC90 iríamos mostrar soluções inovadoras para os inconvenientes dos conhecidos SUVs da época."
Essas soluções incluíam:
• Potencial para criar um piso plano de carga atrás dos bancos dianteiros
• Propriedades de direção equivalentes às de um carro normal
• Liderança na economia de combustível no segmento
Cinco inovações globais
O Volvo XC90 também apresentou cinco inovações mundiais quando o carro foi lançado em 2002:
• RSC (Roll Stability Control), um sistema que usava um sensor de giroscópio para detectar e combater o risco de capotamento, e ROPS (Roll Over Protection System) para otimizar a proteção de todos no carro.
• Cortinas laterais infláveis para as três fileiras de assentos.
• Uma almofada integrada, ajustável e elevável para crianças na segunda fileira.
• Cintos de segurança com tensores para todos os lugares.
• Uma viga mais baixa na parte da frente, com a tarefa de ativar os sistemas de segurança do carro em caso de uma colisão.
Mais de uma década depois, o Instituto de Segurança americano Highway Safety (IIHS) ainda classificou o XC90 como um dos carros mais seguros no mercado, nomeando-o como Top Safety Pick 2014 +.
O Volvo XC90 foi lançado com motores de cinco e seis cilindros. Todos foram montados transversalmente, de acordo com o conceito de powertrain da Volvo. Em 2004, a gama foi estendida com um poderoso motor V8 montado transversalmente feito de alumínio, o que foi combinado com uma caixa automática de seis velocidades.
“Aprendemos muito com a primeira geração do XC90”
Agora, a primeira geração do XC90 dará espaço para a próxima, com um carro que tem feito avanços em termos de desenvolvimento e conteúdo, no mínimo, no mesmo nível em que o primeiro.
"Estou convencido de que nossos clientes ficarão satisfeitos", diz Dennis Nobelius, que é o principal responsável pelo Novo Volvo XC90. "Nós aprendemos muito sobre a abordagem holística importante para todos no carro, quando se trata de acompanhar esse sucesso."
"Nosso novíssimo XC90 não é apenas uma evolução natural de um carro incrivelmente bem-sucedido, ele também é um excelente exemplo da transformação em curso da Volvo Cars, tanto da perspectiva da companhia como da marca", diz Lex Kerssemakers, vice-presidente sênior de Product Strategy & Vehicle Line Management da Volvo Cars. "Estamos ansiosos para uma nova era de sucesso.”
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