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O projeto C4 Cactus AIRFLOW 2L foi conduzido no âmbito do
programa "Veículo 2l/100 km" da Plataforma da Área Automotiva*, cujo
objetivo é fornecer soluções concretas para reduzir o impacto do custo de
utilização nos gastos automobilísticos das famílias, reduzindo o impacto
ambiental deixado durante os percursos realizados com o automóvel.
A CITROËN decidiu desenvolver este projeto a partir de seu
novo modelo C4 Cactus. Com este veículo, a CITROËN fez a escolha ousada de dar
mais do que realmente importa para os clientes de hoje. Mais design, mais
conforto, mais tecnologias úteis..., sempre associados à atratividade
comercial. O C4 Cactus realiza, mais do que qualquer outro veículo, este
exercício particularmente ambicioso: imagine um concept tecnológico de
baixíssimo consumo e que oferece, ao mesmo tempo, prazer ao dirigir e
sedução...
Design puro e fluido, definições tecnológicas a serviço do
controle de peso, motorizações eficientes: o CITROËN C4 Cactus de série já
possui grandes vantagens para reduzir o consumo. Com o concept C4 Cactus
AIRFLOW 2L, a CITROËN vai ainda mais longe.
O design único do CITROËN C4 Cactus reconcilia estética e
funcionalidade, associando volumes fluidos e elementos gráficos fortes a
serviço da utilização (utilização de Airbumps e proteção dos para-lamas;
transporte de objeto com os arcos de teto; iluminação do interior por meio do
grande teto panorâmico de vidro).
No concept C4 Cactus AIRFLOW 2L, a otimização da aerodinâmica
em comparação ao modelo de série levou a modificar ou a acrescentar alguns
elementos de estilo:
Peças de estilo com geometria variável:
o O novo
para-choque dianteiro possui três entradas de ar que entram em funcionamento -
dependendo da utilização do veículo - para manter uma abertura potencializada,
tanto para o arrefecimento do motor quanto para o escoamento do ar;
o Defletores laterais
móveis foram acrescidos atrás dos vidros vigias traseiros para melhor guiar o
fluxo de ar em torno do veículo;
o As rodas dispõem
de aberturas laterais móveis acionadas pela força centrífuga.
Peças de estilo com geometria fixa:
o Os pneus
selecionados para equipar o veículo são os Tall&Narrow 19” de última
geração. Esses pneus, muito estreitos e de grande diâmetro, melhoram o
rendimento energético do veículo graças a sua "ultra ultra” baixa
resistência ao rolamento (WBRR) e melhor aerodinâmica. Eles também participam
do conforto graças ao seu grande diâmetro que permite absorver melhor as
irregularidades da estrada;
o Uma cortina de ar
"Air Curtain" foi integrada às caixas de roda. Graça a pequenas
fendas aerodinâmicas verticais em ambas as extremidades do para-choque
dianteiro, esta passagem canaliza o fluxo e ar ao longo das rodas, melhorando
assim seu fluxo;
o O aerofólio foi
alongado e um extrator de ar foi integrado para melhor guiar o fluxo ao redor
do C4 Cactus AIRFLOW 2L, diminuindo assim as turbulências sobre a aerodinâmica
do veículo;
o Os retrovisores
clássicos foram substituídos com retro câmeras, menores e mais finas, reduzindo
o impacto sobre a circulação dos fluxos de ar;
o A parte inferior
do veículo é totalmente coberta com carenagens. Ela permite uma perfeita
circulação do fluxo de ar, evitando todas as perturbações ligadas aos órgãos implantados
na base do veículo;
o Por fim, um
módulo de faróis dianteiros e traseiros em LED substitui os originais. Seu
baixo consumo elétrico permite realizar economias de energia e,
consequentemente, de combustível.
Essas evoluções são particularmente reconhecíveis pelas suas
cores e materiais: a cor laranja destaca todos os elementos aerodinâmicos e
reforça o caráter tecnológico do concept C4 Cactus AIRFLOW 2L.
Elas definem um design forte, onde os elementos de estilo
estão a serviço da aerodinâmica do carro, permitindo assim diminuir eficazmente
o coeficiente de penetração no ar e o arrasto do veículo para um ganho
aerodinâmico global de 20% em relação ao modelo de série.
Aos 200 kg ganhos no C4 Cactus de série em relação ao peso
de um CITROËN C4, vem se acrescentar no concept C4 Cactus AIRFLOW 2L um ganho
adicional de 100 kg (cadeia de tração incluída).
Em primeiro lugar, houve uma redução de peso das peças de
estrutura: no concept C4 Cactus AIRFLOW 2L, a plataforma se beneficia da
integração de novos materiais:
· o alumínio
notadamente para a plataforma superior, as longarinas internas e o assoalho
traseiro;
· aços de alto
limite elástico para as vigas dianteiras e a placa de base;
· materiais
compostos para o assoalho dianteiro.
Esses novos materiais são estruturais. Eles ajudam na
absorção da energia em caso de choque e, desta forma, respeitam as mais severas
exigências em matéria de resistência mecânica.
Esta estrutura de base multi-materiais levou ao
desenvolvimento de técnicas de montagem especiais e inéditas na cadeia
produtiva automotiva. Fruto de inúmeras pesquisas científicas, as peças de
estrutura em material composto são uma alavanca para a redução do peso dos
veículos de amanhã. A produção em uma grande cadência constitui hoje um dos
desafios tecnológicos e industriais a ser vencido no setor automotivo.
Além do desenvolvimento de peças estruturais, a pesquisa e a
utilização de novos materiais também contribuíram para a redução do peso do
concept C4 Cactus AIRFLOW 2L.
Assim, materiais leves e de grande desempenho foram
selecionados:
· Materiais
compostos à base de carbono são utilizados para as molas de suspensão, na tampa
do porta-malas, no banco traseiro, nas laterais da carroceria, no teto, nas
travessas de teto, nos para-lamas e nas portas. Para o assoalho, nas caixas de
roda ou no lado inferior do para-choque dianteiro. O aspecto “texturizado"
do carbono inclusive reforça sua aparência fosca e os destaca graças ao
contraste com a cor perolizada das partes circundantes.
· O alumínio é
utilizado também na base do motor. O capô mantém a definição do C4 Cactus de
série, já em alumínio.
Com uma densidade volumétrica muito mais baixa (na ordem de
2.700 kg/m3 para o alumínio e cerca de 1.200 kg/m3 para o carbono, contra 7.800
kg/m3 para o aço), a utilização desses materiais contribuiu significativamente
para a redução do peso final do veículo.
E porque cada grama é importante, a CITROËN também optou por
utilizar:
· Novos
processos para reduzir a espessura dos componentes da linha de escapamento e,
assim, reduzir o peso;
·
Policarbonato translúcido para o teto de vidro panorâmico. Um material
ainda mais leve do que o de vidro multi-camadas, dotado das mesmas propriedades
de isolamento térmico e acústico e de filtragem contra os raios ultravioletas;
· Fibras de
carbono nos Airbump® para reduzir o peso do material, porém preservando suas
propriedades técnicas.
Graças a motores de últimas gerações e de baixa cilindrada,
sempre atendendo às futuras regulamentações Euro 6, o CITROËN C4 Cactus de
série já apresenta um consumo entre os melhores do segmento, com emissões de
CO2 a partir de 82g e um consumo de apenas 3,1l/100 km.
O concept C4 Cactus AIRFLOW 2L vai ainda mais longe adotando
a cadeia de tração Hybrid Air. Apresentada pelo Grupo PSA PEUGEOT CITROËN em
janeiro de 2013 – e também no Salão de Genebra de 2013, com o CITROËN C3 -,
esta tecnologia se baseia na associação de vários órgãos ou tecnologias
amplamente comprovadas: uma motorização a gasolina de 3 cilindros PureTech, um
sistema de armazenamento de energia sob forma de ar comprimido, um conjunto
composto por dois motores-bombas hidráulicas, e uma transmissão automática
utilizando um conjunto de engrenagens epiciclóidal. O conjunto é gerenciado por
um supervisor que administra as solicitações do motorista para otimizar o
consumo de energia.
3 modos de funcionamento são disponíveis:
· Um modo Ar
(Zero Emissão), onde o motor a ar comprimido substitui a motorização térmica a
gasolina;
· Um modo
gasolina, onde apenas o motor está em ação;
· Um modo
combinado que acumula a potência do motor térmico e a potência do ar
comprimido.
No concept C4 Cactus AIRFLOW 2L, os dois reservatórios de ar
comprimido são em material composto e posicionados na parte traseira do
veículo.
O motor PureTech 82, já oferecido no veículo de série, foi
otimizado para se adaptar a esta nova cadeia de tração híbrida. As perdas por
atrito, que representam 20% da potência consumida por um motor, foram reduzidas
graças:
· a utilização
de um revestimento Diamond Like Carbon;
· a redução de
peso das peças em movimento;
· e a
utilização de rolamento para guiar as peças em rotação.
Além disso, a adoção de novas bronzinas de polímero e de um
óleo de baixa viscosidade permitiu complementar essas melhorias. Associado à
otimização dos rendimentos de combustão, o rendimento global do motor é
superior em 5%.
A associação do motor PureTech 82 com a tecnologia Hybrid
Air no concept C4 Cactus AIRFLOW 2L permite reduzir o consumo de combustível em
30% e contribui significativamente à obtenção de um veículo que apresentará
2l/100 km enquanto se aproximará as prestações dinâmicas do PureTech 110.
Fonte: Citroën do
Brasil - Relações públicas e imprensa
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