VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
A Peugeot vem consolidando sua liderança no mercado dos
crossovers desde 2009. Com o conceito Quartz, a Marca revela sua nova visão
para o segmento, associando a expressão de uma nova geração de SUVs com os seus
modelos de alto desempenho.
Tanto o exterior quanto o habitáculo ostentam um aspecto
esportivo original, reforçado por um design marcante e materiais inovadores,
como pedra de basalto, tecidos obtidos por tecelagem digital e couro antigo.
“Com os conceitos Exalt e Quartz, a Marca apresenta sua
visão dos veículos de alta gama. A PEUGEOT está empenhada em desenvolver
conceitos exclusivos para seus clientes por meio da excelência do design, do
uso de materiais inovadores e de sensações ao volante incomparáveis”. Maxime Picat,
Diretor Geral da PEUGEOT
“A força do estilo da PEUGEOT reside em sua capacidade de
desenvolver com a mesma eficiência um sedã, um hatch ou um crossover, criando
aquele tipo de carro elegante que as pessoas realmente gostariam de possuir”. Gilles
Vidal, Diretor de Estilo da PEUGEOT
O estilo forte, poderoso e esportivo do conceito Quartz é
totalmente evidente. Seu design escultural associa o exterior de um SUV e o
espaço interno de um sedã.
A capacidade de aderência à estrada já se evidencia na
dianteira, que se estende por 2,06 metros de largura e se apoia em largos pneus
de 305 mm. O conjunto de luzes é caracterizado por LEDs que o tornam mais
eficiente. Os faróis sem lente são sublinhados por uma guia luminosa que surge
da lateral da carroceria para dividir o fluxo de ar. O emblema do leão fica no
centro da grade, que proporciona um efeito diferenciado de acordo com o ângulo
de visão.
As linhas elegantes do sua lateral transmitem a sensação de
movimento. Os pneus e as rodas de liga de 23 polegadas estão alojados em caixas
de rodas generosamente arredondadas. A distância entre o centro da roda e as
extremidades é extremamente curta, de modo que os 4,5 metros de comprimento da
carroceria sejam, na medida do possível, utilizados em benefício dos ocupantes.
O motor, no entanto, ocupa um lugar privilegiado sob o longo capô realçado
pelas lâminas da grade que otimizam a entrada de ar. A soleira eletronicamente
retrátil contribui para as laterais inspiradas em estilos característicos da
indústria têxtil, com vincos que ajustam o material à estrutura ao mesmo tempo
em que conferem volume às caixas de rodas.
A parte superior do habitáculo sugere um bloco único no qual
foram modeladas as diferentes funções. Os arcos metálicos alojam e fixam as
janelas de policarbonato à carroceria, realçados por formas esculpidas que
captam a luz.
À medida em que flui para a traseira, o teto de vidro toma a
forma de dois spoilers que acentuam ainda mais o estilo aerodinâmico. Eles estão ajustados com
a linha de separação que delimita os dois acabamentos do Quartz: cinza mineral
na frente – inspirado em cristais de rocha – e preto fosco nos para-lamas
traseiros, com pontos vermelhos ocasionais.
O desempenho do Quartz é evidenciado pela precisão de cada
componente. Os raios das rodas de liga de 23 polegadas foram reduzidos ao
mínimo possível em função da resistência dos materiais e são recobertos por
lâminas de material compósito. Além de contribuírem para o estilo, essas
lâminas também otimizam o fluxo aerodinâmico e o resfriamento dos freios através das entradas de ar, para garantir uma
resistência maior ao calor.
“Em sua concepção, o PEUGEOT Quartz alia a parte inferior de
um SUV com a superior de um sedã. O estilo reflete a função de cada parte. A
carroceria esculpida do Quartz e seus materiais inovadores causam impacto e
garantem a sua eficiência”. Matthias Hossann, Gerente de Estilo do PEUGEOT
Quartz
Graças a um novo processo de fabricação, foi possível
eliminar a coluna B e instalar portas em “tesoura” para facilitar o acesso a
bordo. O Quartz utiliza a plataforma EMP2 com estrutura em material compósito e
painéis colados. Além da redução de peso, essa solução apresenta uma excelente
rigidez que possibilita a eliminação do reforço estrutural representado pela
coluna B.
Uma soleira retrátil contribui para o conforto dos quatro
ocupantes do veículo. No interior, diversos materiais inusitados, naturais ou
reciclados, contribuem para a experiência sensorial e criam um impressionante
efeito visual e tátil.
“O Quartz tem interior e exterior contrastantes. O
habitáculo foi concebido para transmitir uma sensação de aconchego por meio de
sua sofisticação e requinte. No entanto, a sensação de esportividade prevalece,
com o i-Cockpit focado em todas as necessidades”. Sébastien Floutier, Designer
de cores & materiais do PEUGEOT Quartz
A força e a leveza do basalto, fortemente presente no
console central, simbolizam o Quartz. O basalto se forma quando o magma esfria
rapidamente e entra em contato com os elementos. Suas propriedades são
idênticas em qualquer lugar do mundo, facilitando muito o abastecimento dos
diversos mercados de destino. No Quartz, o basalto foi deixado em estado bruto
para contrastar com os outros materiais utilizados.
O Quartz é o primeiro veículo a utilizar tecidos produzidos
digitalmente. Esse processo inovador possibilita a produção de peças grandes e
complexas que podem ser utilizadas assim que saem da máquina. Como nenhum
recorte é necessário, não há desperdício. O material é tecido com fibra de
poliéster proveniente da reciclagem do plástico utilizado na confecção de
garrafas de água. Com esse processo é possível produzir peças bastante
espessas, o que as torna mais macias e permite reduzir a utilização de espuma.
O couro está naturalmente presente, em linha com a grande
tradição do setor automotivo. Para aumentar a sensação de esportividade, o
piso, as laterais e o teto são confeccionados em couro preto, enquanto pontos
de maior contato, como os assentos e encostos dos bancos, em couro em tons de
castanho, proveniente de velhos móveis ou peças de vestuário.
Para completar o visual, as molduras das portas são usinadas
a partir de um bloco de material compósito e os sulcos deixados pela máquina
são preenchidos com uma tonalidade avermelhado. O padrão de linhas resultante
deste processo cria um material com efeito cinético, que muda constantemente de
aparência.
A bordo, cada um dos quatro passageiros dispõe de um banco
concha, possibilitando a otimização do espaço interno. A estrutura do banco é
aparente e acolhe um cinto retrátil com quatro pontos de fixação, com assentos
e encostos confeccionados em couro castanho, proporcionando um excelente nível
de conforto.
Todos os comandos no habitáculo i-Cockpit do Quartz estão ao
alcance da mão do motorista. O volante multifuncional compacto é inspirado nos
modelos de competição e proporciona máxima eficiência. O condutor pode
facilmente acionar os comandos, os diferentes modos de condução e, ainda,
trocar de marcha. O head-up display é composto por uma grande tela
parametrizável, com uma lâmina de policarbonato inclinada 45º no centro, que
mostra informações adicionais e cria um efeito de profundidade.
O painel de instrumentos é posicionado em ambos os lados do
pequeno volante e do head-up display, orientado na direção do condutor de modo
a garantir um acesso fácil ao Toggle Switches. Ao acionar um desses comandos, o
condutor vê a informação percorrer a fibra ótica correspondente.
A estética do conceito Quartz requer um motor excepcional.
Com uma potência total de 500 CV, o powertrain (full-hybrid plug-in) é composto
por um motor térmico e dois motores elétricos.
O capô com ondulações sugestivas aloja o motor 1.6L THP 270
desenvolvido pela PEUGEOT Sport. Associado a um câmbio automático de seis marchas,
o propulsor de quatro cilindros tem um torque de 33,6 kgfm, com uma potência
específica de cerca de 170 CV por litro, configurando um dos melhores
desempenhos mundiais. O eixo dianteiro é acionado por um motor elétrico de 115
CV e acionamento direto. Ele recarrega a bateria de 400 V durante as fases de
desaceleração e auxilia o motor a combustão nas trocas de marchas. No eixo
traseiro, um outro motor elétrico de 115 CV auxilia a propulsão e o
carregamento da bateria. Um ESP específico gerencia a distribuição da frenagem
entre as quatro rodas para garantir a estabilidade do veículo e otimizar o
carregamento da bateria.
Existem três modos de condução: em modo ZEV, o veículo pode
percorrer até 50 km utilizando apenas a energia elétrica, graças à bateria
plug-in; no modo Road, o motor de combustão e o motor elétrico dianteiro
funcionam conjuntamente para intensificar o prazer de conduzir e maximizar o
carregamento da bateria durante as fases de desaceleração; o modo Race
aproveita a potência dos três motores para tirar o máximo proveito do chassi e
dos sistemas de suspensões equipados com diferencial de deslizamento limitado.
Desta forma, o torque pode ser repartido entre as rodas, em função da aderência
específica de cada uma delas.
A fim de tirar o máximo proveito do potencial do sistema, o
Quartz é equipado com suspensão McPherson específica na dianteira e com sistema
multibraços na traseira, incluindo o motor elétrico embarcado. A suspensão
pneumática ajusta automaticamente a distância do solo numa faixa entre 300 e
350 mm. Essa função é controlada por um sistema ótico que literalmente lê a
estrada, usando câmeras ligadas a um sistema de navegação que antecipar
qualquer mudança na superfície da pista.
O conceito Quartz proporciona sensações de condução
excepcionais. Desempenho, reatividade e instintividade garantem um prazer
incomparável ao volante. O Quartz apresenta a nova visão da PEUGEOT para
modelos esportivos de topo de gama.
Fonte: Departamento
de Relações Externas Peugeot
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.