VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
A Ford fez hoje a primeira
exibição do Focus 2016, que chega ao mercado sul-americano nos
próximos meses (entre agosto e setembro), antecipando algumas das tecnologias que o carro vai oferecer no
segmento de carros médios de volume. A apresentação fez parte do Seminário Ford
de Tecnologia e Conectividade, realizado em São Paulo com a participação da
imprensa e representantes das mídias sociais do Brasil e Argentina, em que
especialistas falaram sobre o papel da inovação no futuro dos automóveis. Além da provável presença de alguns blogs de culinária e de informática, praxe usada pela montadora para se queimar ainda mais no mercado nacional.
O presidente da Ford América do
Sul, Steven Armstrong, participou do evento que teve a participação especial do
vice-presidente mundial de Pesquisa Avançada da Ford, Ken Washington, líder do
laboratório da empresa em Palo Alto, no Vale do Silício, nos EUA. O jornalista
Reginaldo Leme, especializado em automobilismo, e Marcio Alfonso, diretor de
Engenharia da Ford América do Sul, também participaram do seminário apresentado
por Alexandre Youssef, do programa Navegador.
Em um estúdio de cinema, recursos
de projeção mapeada foram utilizados para demonstrar quatro tecnologias do Novo
Focus: sistema SYNC com AppLink, Assistência de Emergência, estacionamento
automático e frenagem de emergência. Segundo Marcio Alfonso, o sistema SYNC
mostra o pioneirismo da Ford em sistemas de conectividade embarcados, com
comandos de voz para operação do celular, rádio e climatização do veículo, sem
a necessidade de tirar as mãos do volante.
A Assistência de Emergência, já
oferecida também em outros modelos da Ford, como Novo Ka, New Fiesta, EcoSport
e Ranger, faz uma ligação automática ao serviço de atendimento médico de
urgência, SAMU, em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte de
combustível.
O estacionamento automático que
será introduzido no Brasil com o novo Focus funciona com o apoio de sensores e
câmera e é capaz de manobrar tanto em vagas paralelas como perpendiculares, sem
que o motorista precise mexer no volante. Além de tornar a direção mais
simples, contribui para pavimentar o caminho do futuro carro autônomo.
O assistente de frenagem de
emergência é outra tecnologia inovadora voltada para a segurança. Também
conhecido como Active City Stop, ele conta com sensores que monitoram o tráfego
e, ao detectar a possibilidade de uma colisão, reduz a velocidade e aciona os
freios do veículo. Ele opera em velocidades de até 50 km/h e ajuda a evitar
acidentes causados por desatenção no trânsito.
Ken Washington, líder global da
área de inovação da Ford, falou sobre as quatro grandes tendências mundiais
associadas ao desafio da mobilidade: o avanço da população urbana, o
crescimento da classe média, a sustentabilidade ambiental e as mudanças de
hábitos e prioridades dos consumidores.
Reginaldo Leme, um dos jornalistas
de automobilismo mais experientes do Brasil, acompanhou mais de 650 grandes
prêmios e as oito conquistas de títulos mundiais de pilotos brasileiros na
Fórmula 1. Com base nessa experiência, ele falou sobre a evolução da segurança
nos automóveis, para a qual as competições sempre serviram de laboratório.
Fonte: Imprensa Ford
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.