VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Conclusão surpreendente sobre emissão de CO²!
Na semana passada,
comentei sobre o Decarbonising Project,
uma iniciativa do ITF – International
Transport Forum, organismo intergovernamental, com 57 países-membros,
ligado à OCDE – Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, que
serve de espaço de pensamento quanto à política de transportes, em todos os
modais.
Pois bem, na
2ªfeira, dia 30/1, o ITF divulgou uma nota internacional preocupante, de certa
forma. Segundo os estudos mais recentes, as medidas de atenuação de dióxido de
carbono (CO²) para os transportes não irão atingir as ambições climáticas. As
políticas atuais e as previsíveis para mitigar essas emissões na atividade de
transporte global não serão suficientes para alcançar as ambições climáticas da
comunidade internacional.
O forte e contínuo
crescimento da procura por mobilidade significa que, mesmo no cenário mais otimista,
as emissões de CO² dos transportes, em 2050, ainda estarão em níveis elevados.
O cenário já pressupõe que novas tecnologias e novo comportamento global levam à
emissão significativamente menor de CO², em relação às distâncias percorridas
pelos veículos. No entanto, projeta-se que a duplicação na demanda de
transportes levará ao aumento da ordem de 60% na emissão de CO², entre 2015 e
2050.
Um fator-chave para
reduzir as emissões de CO², em longo prazo, está no deslocamento dos padrões de
comércio global pois, à medida que ele se desloca para regiões com falta de
infraestrutura ferroviária ou hidroviária, as emissões de gases de efeito
estufa provenientes do frete rodoviário chegam a duplicar. A mobilidade urbana
é outra área de preocupação, já que o uso de carros nas cidades deverá dobrar
até 2050, ainda mais nas economias emergentes. Pelos estudos, para manter a
frota de automóveis ao nível de 2015, as cidades precisam investir agora em
políticas integradas de uso do solo e transporte, utilizar preços para gerir a
mobilidade e investir bastante no transporte público.
O ITF assume ser
necessário acelerar a inovação e fazer escolhas políticas radicais para
descarbonizar os transportes. A tecnologia pode contribuir com cerca de 70% da
redução de emissão de CO², além de outras soluções criativas, algo que depende
de todos nós!
Mario Divo é o Diretor Executivo do ACBr – Automóvel Clube
Brasileiro e também é o Clube Correspondente da FIA – Federação
Internacional do Automóvel
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.